Champions League: final entre City e Inter é ‘tira-teima’ entre ingleses e italianos

5 minutos de leitura

A final da Champions League entre Manchester City e Inter de Milão na tarde deste sábado (10) será o tira-teima entre ingleses e italianos. Isso porque quatro decisões da Liga dos Campeões foram decididas por times da Inglaterra e da Alemanha e foram duas vitórias para cada lado.

A primeira final entre ingleses e italianos aconteceu em 1984-85, entre Liverpool e Roma, no Estádio Olímpico de Roma, na Itália. Era a quarta decisão de Champions League dos Reds, enquanto a Loba estreava em finais de Liga dos Campeões. Como a final foi disputada na casa do time romano, a equipe de Toninho Cerezo e Falcão era tratada como favorita no duelo. Porém, Neal abriu o placar aos 13 minutos de jogo e Roberto Pruzzo empatou ainda no primeiro tempo. Nas penalidades, o time inglês foram campeões.

Depois, em 1984-85, Liverpool e Roma fizeram a final da Champions League. A partida foi em Estádio de Heysel, em Bruxelas, na Bélgica. Os Reds defendiam o título europeu, já que haviam sido campeões na edição anterior. O duelo é amplamente lembrada pela tragédia ocorrida antes da bola rolar. O muro de contenção da arena desabou e matou 39 pessoas e ferindo outras centenas. Apesar dos apelos para o cancelamento do jogo, o confronto continuou. O episódio levou a Uefa a banir os clubes ingleses do futebol europeu por cinco anos. A Velha Senhora venceu pelo placar mínimo, com gol Michel Platini, de pênalti.

A decisão mais marcante entre ingleses e italiano foi em 2004-05, entre Liverpool e Milan, curiosamente no Estádio Olímpico Atatürk, palco da final deste sábado. A final ficou conhecida como “Milagre de Istambul“. Maldini abriu o placar no primeiro minuto da partida e, ainda no primeiro tempo, Crespo marcou outros dois gols. Na segunda etapa, Steven Gerrard, Vladimír Šmicer e Xabi Alonso empataram o duelo. Nos pênaltis, os Reds se sagraram campeões.

Em 2006-07, Milan e Liverpool voltaram a se encontrar na final da Champions League, na Grécia, no Estádio Olímpico de Atenas. Dessa vez, o time rossoneri levou a melhor. Filippo Inzaghi fez dois gols e Dirk Kuyt descontou para os Reds.

O Manchester City jogará a segunda final de Champions League em sua história. A primeira foi em 2021, em Porto, e o time comandado por Pep Guardiola foi derrotado pelo Chelsea. Pelo outro lado, a Inter de Milão volta a uma decisão da Liga dos Campeões depois de 13 anos e busca o tetracampeonato na competição. A bola rola às 16h (horário de Brasília).

Man City
10/06/23 - 16:00

Finalizado

1

-

0

Inter Milan

Man City - Inter Milan

UEFA Liga dos Campeões - Atatürk Olympic Stadium

1° Turno

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.