A situação do Chelsea na Champions League não é fácil. O time de Lampard perdeu a primeira partida das quartas de final para o Real Madrid, por 2 a 0, e viu a classificação às semifinais ficar ainda mais distante. Os Blues, porém, têm um motivo especial para acreditar em uma virada histórica: Stamford Bridge.
Os campeões das edições de 2012 e 2021 precisam vencer por três gols de diferença para se classificar diretamente. O desafio de conseguir uma remontada na Champions League dentro de seus domínios não é uma experiência nova para o time, que já conseguiu feito na atual temporada. A equipe azul terá de se inspirar em cinco episódios heroicos do clube para fazer história no jogo desta terça-feira (18), às 16h.
Chelsea 4 x 2 Barcelona – 2004/05
Os Blues viviam os primeiros passos da era Roman Abramovich e não tinham nem parte do tamanho de hoje. No entanto, para início de projeto, o clube conseguiu um feito incrível: bater o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho após perder o primeiro por 3 a 2, na Espanha.
Dentro de casa, a história foi outra. O Chelsea contou com um gol de Lampard, hoje treinador, além de tentos de John Terry, Duff e Gudjohnsen para despachar o rival culé. Nem mesmo uma atuação histórica de Ronaldinho, que marcou duas vezes, foi capaz de evitar a remontada dos ingleses. O time de José Mourinho foi semifinalista dessa edição de Liga dos Campeões.
On this day in 2005, we beat Barcelona 4-2 at the Bridge to reach the last eight of the Champions League! 🔥 pic.twitter.com/m0UiTnfFnN
— Chelsea FC (@ChelseaFC) March 8, 2017
Leia mais: Chelsea x Real Madrid – onde assistir ao vivo, horário e escalações
Chelsea 2 x 0 Fenerbahçe – 2007/08
A legião brasileira do Fenerbahçe, de Zico, Alex, Lugano e Edu Dracena, queria chegar de forma histórica às semifinais da Champions League de 2008, mas o Chelsea não deixou. Depois de perder por 2 a 1, o clube teve no Stamford Bridge uma força extra para garantir o resultado e se tornar um dos quatro melhores times daquela edição.
O meia alemão Ballack abriu o placar. Coube a Lampard, mais uma vez, garantir a classificação azul. O Chelsea foi vice-campeão dessa Champions, após perder a final para o Manchester United.
Chelsea 4 x 1 Napoli – 2011/12
Não seria possível o time londrino chegar a seu primeiro título de Champions League sem passar por nenhuma emoção em Stamford Bridge. O grande feito veio nas oitavas de final, contra o Napoli. A equipe italiana venceu a ida em casa por 3 a 1, mas o time não abandonou sua missão.
Com gol salvador de Ivanovic na prorrogação, os Blues venceram por 4 a 1 e caminharam rumo à histórica final contra o Bayern de Munique. Os outros tentos foram de Terry, Lampard e Drogba.
On this day in 2012…
The Blues beat Napoli 4-1 (5-4 agg) to progress to the Champions League quarter-finals!
What a night! 💪 pic.twitter.com/8VnLHvDWL7
— Chelsea FC (@ChelseaFC) March 14, 2017
Chelsea 2 x 0 PSG – 2013/14
Essa foi mais uma página histórica de José Mourinho à frente do clube. A equipe perdeu o primeiro jogo por 3 a 1, mas devolveu a derrota por 2 a 0 e avançou por conta do gol marcado fora de casa. André Schürrle e Demba Ba foram os responsáveis por vencer a eliminatória para o time em Stamford Bridge.
Chelsea 2 x 0 Borussia Dortmund – 2022/23
A atual temporada é um verdadeiro problema para o torcedor do Chelsea. Poucos episódios se salvam, e um deles é a vitória diante do Borussia Dortmund, nas oitavas de final. Após perder na Alemanha por 1 a 0, os azuis chegaram à Inglaterra com a missão de vencer por dois gols de diferença e deixarem vivo o sonho do tricampeonato. Os gols foram Kai Havertz e Raheem Sterling.
Uma fase depois, os Blues voltam a necessitar de uma vitória para virarem um confronto complicado na Champions League. Porém, com 40 mil pessoas ao lado no Stamford Bridge, nada é impossível para Frank Lampard e seus comandados.