A invencibilidade do Aston Villa na Champions League acabou nesta quarta-feira (6) com a derrota para o Brugge por 1 a 0, em jogo válido pela quarta rodada da fase de liga da competição.
O único gol do jogo foi marcado por Hans Vanaken em uma jogada estranha do Aston Villa, semelhante a uma polêmica envolvendo o brasileiro Gabriel Magalhães na temporada passada.
‘Dibu’ Martínez salva Aston Villa…
Grande parte do primeiro tempo foi morna, com poucas chances claras de gol. A partida deu uma esquentada na reta final antes do intervalo com o Brugge sendo empurrado pela torcida.
Os belgas melhoraram em campo e não foram para o intervalo na liderança do placar graças a Emiliano “Dibu” Martínez. O goleiro argentino fez cinco defesas no primeiro tempo e impediu o tento dos donos da casa.
A melhor jogada veio aos 30 minutos, depois da finalização de Jutglá e Dibu fazendo o desvio suficiente para impedir o gol. A bola ainda bateu na trave. No lance seguinte, Tzolis arriscou o chute de longa distância e o goleiro argentino fez outra grande defesa.
Nas redes sociais, os torcedores destacaram o desempenho do goleiro argentino.
…mas defesa comete ‘erro infantil’
O cenário na volta do intervalo se repetia e o Aston Villa seguiu irreconhecível em campo. Até que aos 7 minutos veio o lance que mudou os rumos do jogo.
Martínez fez a reposição do tiro de meta e tocou para Tyron Mings. Mas o zagueiro parou a bola com a mão e fez o passe para o goleiro. O jogo já havia recomeçado e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Vanaken não desperdiçou e abriu o placar para o Brugge.
Mings demonstrou que ficou abalado com o lance decisivo e foi substituído por Pau Torres poucos minutos depois.
O dia estava longe de ser dos melhores para o Aston Villa na Champions League. Durán e Nedeljković entraram no decorrer do segundo tempo sem o patrocínio master estampado na camisa.
Com a bola rolando, o Brugge controlou o jogo. O Villa não conseguiu ameaçar o gol adversário e os belgas apenas administraram o bom resultado diante do torcedor.
Gabriel Magalhães cometeu erro semelhante na Champions League
Na temporada passada, durante o empate em 2 a 2 entre Arsenal e Bayern de Munique, também pela Champions League, Gabriel Magalhães se envolveu em uma polêmica.
O brasileiro também parou a bola com a mão para fazer a cobrança de tiro de meta. Mas Raya já havia feito a reposição de jogo ao fazer o passe para o zagueiro. Porém, na ocasião, o árbitro Glenn Nyberg não marcou o pênalti.
Depois do jogo, Thomas Tuchel, técnico do Bayern na época, reclamou do lance envolvendo o brasileiro durante a entrevista coletiva.
— O que nos deixou realmente irritados foi a explicação em campo. Ele disse para nossos jogadores que foi um ‘erro infantil’ e que ele não daria um pênalti desse em um jogo de quartas de final. É uma explicação horrível. Isso significa que ele está julgando toques de mão como erros de criança ou adultos.
"If you are arguing for this to be a penalty, you hate football!" 😳
Our rules expert @ChristinaUnkel advocates for "common sense" officiating while Nigel Reo-Coker believes Bayern boss Thomas Tuchel has every right to be fuming over this no call 👀 pic.twitter.com/qXVFoXO2UW
— CBS Sports Golazo ⚽️ (@CBSSportsGolazo) April 10, 2024