O Newcastle entrou para a lista dos times que estão adequando gastos para evitar problemas com o fair play financeiro na Premier League. Na manhã desta quinta-feira (11), o CEO Darren Eales conversou com a imprensa inglesa sobre a saúde das finanças do clube e qual será o posicionamento dos Magpies na janela de transferências de janeiro.
O diretor-executivo também comentou sobre a possibilidade de negociar Bruno Guimarães e outras estrelas para fugir de punições por gastos acima do limite.
CEO do Newcastle comenta possibilidade de negociar Bruno Guimarães
Um dos jogadores mais importantes da equipe do técnico Eddie Howe, Bruno Guimarães renovou seu contrato com o Newcastle em 2023, mas já teve seu nome ventilado na janela de janeiro. Na última semana, jornalistas de diversos veículos noticiaram o interesse do PSG no meio-campista.
Questionado sobre a possibilidade de vender o brasileiro e outras peças importantes, como Alexander Isak e Sven Botman, Darren Eales confirmou que “todos os jogadores têm um preço” e revelou que trocar alguns deles pode ser necessário se o clube pretende atingir o objetivo de ser sustentável.
No entanto, o CEO deu a entender que os integrantes desse trio só saem em janeiro se for oferecido um valor muito acima do mercado por eles.
— É difícil formular hipóteses, mas, se nos oferecerem 1 bilhão de libras por um desses jogadores, ninguém poderá argumentar contra isso. Se quisermos chegar onde queremos, às vezes é necessário negociar os jogadores. É contraintuitivo e faz parte do sistema inerente do PSR (Regras de Lucro e Sustentabilidade) que exista um incentivo para negociar os seus jogadores, se quiser reinvestir — afirmou Darren Eales.
— Então, todo jogador tem um preço? — questionou um repórter no local.
— Correto — concluiu o diretor-executivo.
CEO do Newcastle dá detalhes sobre negociações na janela
Além da possibilidade de saídas, Eales bateu na tecla do cuidado que o Public Investment Fund — fundo saudita que comprou o clube — está tendo nas finanças, enxergando como um projeto a longo prazo. Por isso, não há intenção de fazer empréstimos entre os outros clubes do grupo na Arábia Saudita nem em contratar ninguém nesta janela.
— Não há intenção, do jeito que as coisas estão, de fazer quaisquer empréstimos com clubes do PIF na Arábia Saudita. […] Para nós, janeiro não é uma boa janela para fazer negócios. Isso não significa que não faremos negócios, como aconteceu com Anthony Gordon no ano passado, mas é difícil fazer algo de grande porte.
— Temos de ser eficientes e maximizar os nossos recursos. Não podemos pensar semana a semana, mês a mês. Se quisermos chegar onde queremos, que é nos tornarmos um dos seis melhores clubes sustentáveis competindo por troféus, temos que ter uma visão de longo prazo.
Newcastle tem interesse em mais um brasileiro
Ainda que os Magpies adotem uma postura mais conservadora na janela, o clube está interessado na contratação de mais um brasileiro, conforme apurou a PL Brasil. O alvo da vez é Éderson, da Atalanta, que inclusive será avaliado por olheiros in loco na próxima segunda-feira, quando a equipe de Bérgamo recebe o Frosinone, às 16h45 (de Brasília), no Gewiss Stadium.
O interesse no jogador vem desde os tempos do Fortaleza, quando a direção fez uma consulta pela promessa. Porém, os ingleses preferiram ir atrás de Bruno Guimarães já que se sentiram inseguros com a idade e o caráter de aposta que rondaria o ex-jogador do Corinthians.