Gyokeres na Premier League: por que sensação do Sporting é a solução de pelo menos 12 times ingleses?

7 minutos de leitura

Viktor Gyokeres. Conhece esse jogador? O atacante do Sporting já esteve perto da Premier League, mas hoje em dia encanta no futebol português. Em pouco tempo no país lusitano, o sueco vem impactando a liga nacional e demonstra que merece uma chance no Campeonato Inglês.

Entre os times do Big Seven, Gyokeres seria uma ótima pedida para Chelsea, Manchester United, Arsenal e Liverpool, carentes de uma referência ofensiva mais confiável. De todos os 20 clubes, apenas Bournemouth, Manchester City, Aston Villa, Wolverhampton, Brentford, Newcastle, Brighton e Tottenham não devem se preocupar com o comando de ataque nesse momento.

A PL Brasil te mostra por que o destaque do Sporting pode ser a solução para tantos times da Premier League.

Quem é o Viktor Gyokeres?

Atacante, 25 anos e sueco. Viktor Gyokeres nasceu em Estocolmo, capital de seu país. Ele começou seus primeiros passos no futebol pelo Brommapojkarna, uma equipe média que passeia entre segunda e primeira divisão do futebol nacional. Acabou sendo visto pelo certeiro scout do Brighton, rodou na Inglaterra e desde o início da temporada está no Sporting. Mas o que esse atleta tem de tão especial?

Momento iluminado no Sporting: o que Gyokeres toca, vira ouro

Os Leões pagaram apenas 20 milhões de euros fixos para tirá-lo do Coventry City. O jogador é uma grata surpresa, já que desembarcou no José Alvalade após bela campanha na segunda divisão, ao lado de Gustavo Hamer, que hoje está na Premier League. Os torcedores olharam com certa desconfiança para o atacante, mas agora o aplaudem. Em apenas seis meses, a contratação deu certo.

Gyokeres atravessa uma fase incrível Além de ser o matador do Sporting, consegue atuar como garçom e colaborar com assistências. O atleta vem roubando a cena e é considerado o melhor jogador de Portugal no momento. O que prova isso são seus números indiscutíveis.

  • 23 jogos
  • 20 gols (1º do elenco)
  • 9 assistências (1º elenco)

O sueco acumula 1820 minutos em campo na temporada. Somando gols e assistências, significa que Gyokeres participa de forma decisiva de um gol a cada 63 minutos. Nas estatísticas do Campeonato Português, o camisa 9 se destaca além das bolas nas redes, de acordo com dados do “SofaScore”.

  • 11 gols (segundo da liga)
  • 8 assistências (primeiro da liga)
  • 36 dribles bem sucedidos (segundo da liga)
  • 7 chances criadas (sexto da liga)

Características invejáveis para um centroavante

Só pela contextualização do momento vivido, já deu para notar um pouco da potência de Gyokeres. Seu sucesso pode se justificar por alguns fatores, como seu estilo de jogo e disposição física. O sueco consegue unir valências diferentes que o transformar em um jogador muito interessante.

Fisicamente, é privilegiado. Gyokeres possui um corpo que lhe permite vencer disputas físicas e ganhar muito espaço na área. Ao mesmo tempo, não é um jogador pesado refém das oportunidades criadas pelos companheiros. Tem altura suficiente para jogar por cima.

  • 1,87 cm
  • 86 kg
  • Destro

No estilo de jogo, tem o oportunismo e um ótimo censo de aproveitamento como aspectos positivos. Características como essas estão em falta em alguns elencos da Premier League. Também é dotado de uma boa arrancada, facilidade no desmarque e certa habilidade que o possibilita atuar fora da grande área.

O mapa de calor de Gyokeres no Campeonato Português feito pelo “SofaScore” chama a atenção. É impressionante como o centroavante consegue estar presente em quase todas as partes do campo no setor ofensivo com alta intensidade.

O mapa de calor de Gyokeres na Liga Portuguesa (Foto: Sofascore)

‘Flop' na Premier League e destaque na Championship: experiência na Inglaterra não falta

Outro ponto que o aproxima de um bom desempenho na Premier League é o fato de Gyokeres já estar adaptado à Inglaterra e ao futebol inglês. O jogador passou boa parte dos últimos seis anos na Terra da Rainha. Ele foi contratado em 2018 pelo Brighton, mas era muito jovem e sequer recebeu oportunidades na equipe.

Rodou emprestado para se desenvolver mais. A primeira para foi a Alemanha: Saint Pauli. Depois, retornou à Inglaterra, foi cedido ao Swansea e chegou ao Coventry City, em 2021. O astro do Sporting conseguiu se destacar na equipe, a ponto de ser comprado em definitivo. Pouco tempo depois, virou um dos melhores jogadores da segunda divisão inglesa e rendeu o retorno esperado.

Viktor Gyokeres e Gustavo Hamer levaram o Coventry à final do playoff, em Wembley, mas a equipe acabou derrotada para o Luton e não subiu à Premier League. Foi uma grande campanha do sueco, que partiu para o Sporting logo em seguida.

Gyokeres na Championship 2022/23

  • 21 gols (segundo da liga)
  • 10 assistências (segundo da liga)
  • 96 dribles bem sucedidos (quarto da liga)
Gyokeres
Gyokeres quase levou o Coventry à Premier League (Foto: Icon Sport)

É bom que os times da Premier League abram os olhos e fiquem atentos a Gyokeres. Afinal, se o atacante mantiver esse nível, rapidamente chamará a atenção de outros gigantes europeus. E o Sporting, claro, está preparado para lucrar o máximo possível com seu matador.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.