Dando continuidade na preparação para a temporada 22/23, Celtic x Blackburn se enfrentaram neste sábado, 16, em partida amistosa no Celtic Park. O confronto terminou empatado em 2×2, com gols de Sam Gallagher logo aos 20 segundos de partida, Jota aos 16′ e David Turnbull aos 27′ viraram a partida para os anfitriões e Ben Brereton Díaz selou o placar aos 75′.
Assim, as equipes saem de um confronto competitivo cheios de observações e melhorias já feitas. Em especial se observarmos as partidas recentes das equipes, que deixam clara a evolução de ambos os elencos nesse período de preparação.
⏱️ Full-time: #CelticFC 2-2 #Rovers
A well-earned draw against the Scottish champions thanks to Gallagher's first minute opener and Brereton Diaz's second-half free-kick.#CELvROV 🔵⚪️ pic.twitter.com/QfPEYdJOiO
— Blackburn Rovers (@Rovers) July 16, 2022
1º tempo: Partida caótica e aberta
Logo nos primeiros segundos de partida, já foi possível perceber que o confronto seria movimentado. Já na saída de bola, os jogadores de Jon Dahl Tomasson foram agressivos contra o time da casa, pressionando ativamente assim que perderam a posse da bola.
Nesse sentido, forçando passes rápidos e desorganização defensiva, causaram um erro já na intermediária adversária. Assim, Jack Vale justifica a confiança do treinador e, mantendo a ótima forma apresentada recentemente, dribla pela defesa adversária e encontra Sam Gallagher, que com frieza bate rasteiro para bater Joe Hart. Tudo isso em apenas 20 segundos de partida.
A virada dos escoceses
Contudo, os visitantes não conseguiram manter esse ritmo por muito tempo. Então, aos 16′, em cobrança de escanteio os escoceses igualaram o placar. Em bola alçada na segunda trave, Kyogo Furuhashi cabeceia para trás e encontra Jota sozinho na entrada da área. Assim, o português bate com extrema precisão no canto esquerdo de Thomas Kaminski, que nada pode fazer.
Apesar do gol, o time da casa pouco conseguiu comemorar, pois o português caiu ao chão logo que chutou, aparentando fortes dores no rosto, após encontrão com Ben Brereton Díaz. A preocupação com o jogador recém-contratado em definitivo pela equipe felizmente durou pouco, aparentando ser apenas uma pancada.
O atual campeão escocês continuou atacando e aos 27′ converteu mais uma tentativa. Em cobrança de falta praticamente no mesmo lugar de onde Jota anotou o primeiro gol, David Turnbull conta com sua astúcia e sorte para virar a partida. Batendo firme e rasteiro, a bola desvia na barreira e desloca Thomas Kaminski.
Por fim, a primeira etapa termina de forma positiva para o Celtic, que consegue reverter o placar com ligeira tranquilidade. Por sua vez, o Blackburn não estava totalmente insatisfeito, pois a equipe enfrentava de forma parelha um adversário certamente melhor capacitado e entrosado.
2º tempo: Treinadores de Celtic x Blackburn testam vários atletas
Como é de se imaginar nestas partidas, as equipes resolverem alterar bastante os jogadores na 2ª etapa. Seja para testar outros nomes, dar minutos a jovens atletas e até mesmo descansar os principais jogadores, ambas as equipes resolveram mudar o time.
Contudo, tendo um elenco mais recheado e estando à frente do placar, o Celtic mudou primeiro, colocando 5 novos atletas em campo logo no início do 2º tempo. Além disso, minutos depois, aos 58′, colocou outros 2 nomes. Enquanto o Blackburn só mexeu aos 66′, quando colocou Ryan Hedges em campo, Ange Postecoglou optou por mudar o time por completo, fazendo mais 4 alterações aos 73′.
Assim, minutos após todos os 11 iniciais do time da casa ter sido alterado, Ben Brereton Díaz usou do mesmo veneno de Turnbull para deixar seu nome na partida. Novamente, próxima à região de ambos os gols anotados pela equipe da casa no 1º tempo, o chileno bateu uma falta astuta no canto esquerdo de Benjamin Siegrist, que nada pode fazer além de observar a bola entrar. Assim, aos 75′ o placar é fechado,2×2 entre Celtic x Blackburn.
Nos minutos finais, as equipes ainda fizeram novas substituições. Os Rovers colocaram outros 5 atletas em campo. Já o Celtic, ainda alterou mais uma vez, substituindo Anthony Ralston que havia entrado no início da 2ª etapa.
Celtic x Blackburn – O que acontece agora
Agora, ambas as equipes seguem seus calendários de preparação para a temporada. Enquanto o Celtic visitará o Legia no dia 20 de julho às 13h, o Blackburn visitará o Hartlepool também no dia 20, porém às 15:30.