Por que os times ingleses apostam em parcerias com celebridades?

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O intervalo entre uma temporada e outra é a oportunidade para os times da Premier League realizarem parcerias com celebridades. Nessa época, as equipes divulgam lançamentos de coleções de uniformes ou preparam conteúdos especiais nas redes sociais. Mas qual o motivo para as apostas em famosos que não são do meio do futebol?

Tottenham, Manchester City e Manchester United são exemplos recentes da Premier League que estão trabalhando com os olhares para fora do futebol. Essa é a oportunidade perfeita para atrair novos torcedores.

Apostas de times ingleses em celebridades

Recentemente, o “Daily Mail” divulgou a informação que o ator Barry Keoghan irá estampar a campanha de novos uniformes do Manchester United. Dias antes, a sua namorada, a cantora Sabrina Carpenter apareceu em imagens publicadas nas redes sociais com uma suposta nova camisa de goleiro dos Red Devils.

Keoghan se tornou um dos grandes nomes da atual geração de Hollywood. O irlandês participou de filmes de sucesso, como “Saltburn”, “Eternos” e “Os Banshees de Inisherin”. Ele também está no elenco de “Gladiador 2”.

Carpenter está em um dos melhores momentos na carreira. Ela foi a responsável pelos shows de abertura durante a passagem da “The Eras Tour” de Taylor Swift no Brasil, mas também chama a atenção do público pela carreira própria.

Sabrina emplacou duas músicas, “Please Please Please” e “Espresso”, no top-10 da Billboard Hot 100 — tabela da indústria musical dos Estados Unidos baseadas em vendas, reproduções em rádios e streamings.

Especialista em Marketing explica o que está por trás dessa estratégia

Esse é um caminho trilhado pelos times ingleses. Escolher uma celebridade para estampar os projetos são oportunidades perfeitas para expandir a marca. Afinal, um clube é uma grande marca.

Ao trabalhar ao lado de cantores ou atores, o time atinge um público que está fora da “bolha do futebol”. Eles não necessariamente vão ser torcedores da equipe, mas podem potencialmente adquirir a camisa.

A venda de materiais, principalmente os uniformes, é uma das grandes receitas dos clubes para a temporada ou, como cita uma matéria recente do “The Athletic”, conectar-se a uma figura pública faz com que a sua marca — no caso, o clube — seja jovem, emocionante e “fresca”.

Falando ao “The Athletic”, Tim Crow, ex-chefe da agência internacional de marketing esportivo Synergy, explicou que a Adidas junto ao United estão analisando outros públicos na campanha dos novos uniformes.

— Não há dúvida de que é uma estratégia muito ponderada, baseada no que o Manchester United e a Adidas sabem não apenas sobre o seu público existente, mas também sobre as pessoas que gostariam de atingir. O objetivo é transformar fãs em clientes. Essa foi uma frase que Peter Kenyon (ex-presidente-executivo do clube) cunhou notoriamente. Isso não o tornou popular, mas ele foi realmente incrível porque é disso que se trata.

O objetivo é transformar fãs em clientes.

Tim Crow, ex-chefe da “Synergy”, sobre as parceria promovidas por United e Adidas

As parcerias do United com celebridades

O United alega que não tem envolvimento com a imagem de Carpenter. Já Keoghan estampando a nova coleção não está confirmado pelo clube. Porém, o trabalho com celebridades não é novidade nos Red Devils.

No ano passado, o rapper Aitch e o vocalista da banda Manchester Courtneers, Liam Fray, utilizaram as camisas do United da temporada 2023/2024 em cima do palco durante shows.

Em fevereiro, Gary Neville e a banda The Stone Roses participaram da divulgação da nova coleção de roupas lançadas pelo United.

O próprio anúncio da contratação de Paul Pogba lá em 2016 já indicava o uso dessa estratégia pelo clube. Ao contrário da tradicional publicação nas redes sociais, o acordo entre o francês e os Red Devils foi feito em parceria com o rapper Stormzy.

O impacto de Rosalia e Taylor Swift

Saindo do futebol inglês e olhando para a Espanha, um grande exemplo é a parceria do Barcelona com outras celebridades. O Spotify, streaming de música, é o patrocinador master do clube.

O Barça lançou edições especiais das camisas estampando a logo do rapper Drake, a banda Rolling Stones e mais recentemente a cantora Karol G. Porém, o que chamou a atenção é a coleção com Rosalia de 2023. A dupla promoveu o álbum “Motomami” e as 1.889 unidades produzidas foram esgotadas, sendo que as 22 edições limitadas assinadas pelos jogadores e jogadoras do clube esgotaram em duas horas, mesmo custando 2 mil euros (aproximadamente R$ 11 mil na época).

O Brasil também conta com um grande exemplo. Em 2022, o Santos lançou uma coleção em homenagem ao Charlie Brown Jr. e os produtos esgotaram em poucas horas no site oficial da Umbro.

Se sair do futebol, é possível encontrar outros exemplos impactantes. Desde que anunciou que estava namorando com Travis Kelce, jogador de futebol americano, Taylor Swift tem comparecido aos estádios para assistir o Kansas City Chiefs. Segundo o levantamento do Marketing Group, até 22 de janeiro de 2024, a presença da cantora gerou cerca de 331,5 milhões de dólares (aproximadamente R$ R$ 1,64 bilhão) ao valor da marca da NFL e Chiefs. De acordo com o “TMZ”, as vendas das camisas de Kelce aumentaram em 400%.

A presença de Taylor Swift impactou a audiência. As emissoras americanas costumam registrar imagens da cantora no camarote. Mas segundo uma matéria divulgada pelo “The New York Times” em janeiro, a NFL registrou a maior audiência de mulheres desde 2000 e a melhor audiência entre pessoas de 18 a 34 anos desde 2019. A “CBS” acrescenta que mais de 55 milhões de telespectadores acompanharam a partida entre Chiefs e Baltimore Ravens.

Taylor Swift comemora titulo do seu namorado, Travis Kelce
Taylor Swift comemora titulo do seu namorado, Travis Kelce (Foto: Icon Sport)

As ‘apostas’ de outros clubes da Inglaterra

Na Inglaterra, esse trabalho não é uma exclusividade do Manchester United. Outros times ingleses também trabalham em apostas com celebridades que não estão ligadas com o futebol. E o objetivo é o mesmo: expandir a sua marca.

O Tottenham também trabalhou com outras celebridades. Mathew Horne, ator e comediante inglês da série “Bad Education”, participou do vídeo de lançamento do uniforme principal dos Spurs aos lado de jogadores do clube.

Em 2021, o também ator Tom Holland — que é torcedor da equipe — fez uma entrevista com Son durante as divulgações do filme “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”.

Já o Manchester City, também no lançamento dos uniformes para a temporada 2024/2025, decidiu inovar. A fonte utilizada para a numeração e os nomes dos jogadores foi criada por Noel Gallagher, ex-membro da banda Oasis e torcedor emblemático dos Sky Blues.

Quando LeBron James se tornou o maior pontuador da história da NBA, o Liverpool parabenizou o astro nas redes sociais. O mesmo aconteceu quando os Reds foram campeões da Carabao Cup esse ano. Em março de 2024, a dupla se uniu para lançar uma coleção de camisas. LeBron é torcedor do clube e desde 2011 é dono de ações dos Reds.

Outro grande exemplo é a relação de Ed Sheeran com o Ipswich Town. O cantor britânico é torcedor do clube recém promovido para a Premier League. Inclusive o time chegou a estampar “+-=÷x tour” como patrocínio master, em referência a turnê do astro.

Os times estão de olho no mercado internacional

A estratégia não para no uso de celebridades em campanhas dos uniformes. Em 2023, a Premier League anunciou a criação do “Premier League Summer Series”, um pequeno torneio de pré-temporada nos Estados Unidos. E desde 2003 a liga promove um torneio semelhante na Ásia.

Os times ingleses vão realizar viagens durante a pré-temporada. Eles embarcaram para os Estados Unidos, Austrália e alguns países da Ásia. Essa é a oportunidade para se aproximar dos torcedores de outras localidades, apresentando os reforços e os novos uniformes nessas regiões.

Um exemplo que tem dado muito certo é a aquisição do Wrexham por Ryan Reynolds e Rob McElhenney. Com a compra, a FX lançou a série “Bem-Vindos ao Wrexham”, atraindo as atenções de outros torcedores. O resultado: além de ter ganhado popularidade nas redes sociais e fora da Inglaterra, o clube que estava na quinta divisão inglesa foi promovido para a terceira.

Os donos do Wrexham, Rob McElhenney e Ryan Reynolds - Foto: PA Images / Icon Sport
Os donos do Wrexham, Rob McElhenney e Ryan Reynolds – Foto: PA Images / Icon Sport

Adrian Wright, chefe executivo do grupo Sporting Group International, conversou com o “The Athletic” explicou sobre a relação das celebridades e o mercado internacional.

— O fator determinante em tudo isso é o alcance. Se os clubes vão seguir esse caminho (das celebridades), estão fazendo isso puramente pela aquisição de terras. Vimos Hollywood se sinergizar de verdade com o futebol no Reino Unido – basta olhar para Ryan Reynolds e o que ele fez no Wrexham.

A própria Premier League está de olho no mercado internacional e avaliando a possibilidade de realizar jogos do torneio nos Estados Unidos.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.