Ceballos no Arsenal dá esperança ao meio-campo dos Gunners

Chegada de reforço espanhol é acerto do clube londrino para a temporada

0
187
dani ceballos arsenal 2

Novo reforço do Arsenal, Dani Ceballos chega a Londres para ser uma peça fundamental para o elenco dos Gunners, principalmente após a saída de Aaron Ramsey para a Juventus. No time de Londres, o atleta pode viver os seus bons momentos de Real Bétis e também de seleção espanhola.

O meio-campista de 22 anos terá contrato de empréstimo de um ano com o time inglês, válido até o dia 30 de junho de 2020.

Carreira

O meio-campista espanhol se destacou no futebol europeu em 2016/2017. Na ocasião, Dani Ceballos atuava pelo Real Bétis e teve grande desempenho com a equipe de Sevilla. E ao final da temporada, o jogador foi convocado para disputar o Europeu Sub-21 com a seleção espanhola.

Na competição europeia de seleções, ao lado de Saúl Ñiguez, Ceballos foi um dos principais destaques do time espanhol que terminou na segunda colocação do torneio, sendo derrotado apenas na final para a seleção da Alemanha.

Depois de se destacar no Europeu, o Real Madrid contratou o jogador para a temporada 2017/2018. No entanto, mesmo vindo de uma excelente fase, o jogador teve pouquíssimos espaços com o técnico Zinedine Zidane. Ao todo, foram apenas 22 jogos e dois gols marcados.

dani ceballos arsenal

Leia mais: O primeiro título de Copa da Inglaterra do Arsenal

Com a saída de Zidane em 18/19 e a chegada de Lopetegui, Ceballos esperava ter mais minutos em campo. Porém, a história da última temporada acabou se repetindo. Poucas atuações e pouquíssimos minutos em campo.

Não só a sua situação era difícil, mas também, o Real Madrid passou por momentos complicadíssimos na temporada. Solari substituiu Lopetegui no comando técnico e depois também foi trocado pelo antigo técnico Zinedine Zidane.

E nesses dois anos de Real Madrid, o jovem espanhol atuou em apenas 56 partidas, balançando as redes em cinco oportunidades e distribuindo dois passes para gols.

Boas atuações e conquista do Europeu Sub-21 em 2019

Apesar do seu momento ruim no Real Madrid, Ceballos voltou a fazer parte da seleção espanhola no Europeu Sub-21. Com a camisa “roja”, o jogador conseguiu recuperar o seu bom momento e foi um dos principais nomes do time na conquista do título continental de seleções. Ao todo foram cinco partidas, dois gols e duas assistências com a Espanha.

Como Ceballos poderá ser importante para o elenco do Arsenal

Agora nos Gunners, Dani Ceballos chega então para ocupar uma das principais lacunas do elenco, ainda mais com a saída de Ramsey para a equipe de Turim. Taticamente, o jovem espanhol pode atuar em diversos setores do meio de campo e ser fundamental para construção do setor.

Na maior parte de sua carreira, Ceballos atuou como um meio-campista central. Não atuando como um “5”, mas como um jogador mais interior, auxiliando na saída de bola com passes curtos ou até mesmo com passes mais longos e verticais.

dani ceballos arsenal 2

Além disso, outra grande característica de Dani é a saída de pressão com a bola dominada. Visto que muitos times da Premier League utilizam essa marcação mais alta, principalmente os gigantes, Manchester City e Liverpool, o jogador poderá ajudar muito com essa sua função.

Com excelente controle de bola dentro do segundo terço do campo, Ceballos também tem grande facilidade em fazer a ruptura da primeira e/ou segunda linha de marcação com dribles e gerar vantagem numérica para o setor ofensivo do seu time. Essa característica foi muito vista tanto na Espanha Sub-21, quanto no Real Bétis.

Leia mais: Conheça Joelinton, a contratação mais cara da história do Newcastle

E por conta dessa dinamicidade no meio de campo, o espanhol chegou a atuar aberto pelo lado esquerdo, como um atleta mais ofensivo, fazendo o movimento de dentro para fora. Em outras ocasiões, se posicionou como um “ponta de lança”, do famoso 4-2-3-1, sendo o principal articulador e responsável pelo último passe entre a linha final de marcação.

O espanhol também tem como ponto forte a finalização. Além disso, é um jogador que consegue oferecer perigo através dos lances de bola parada, principalmente com cobranças frontais próximas à meta adversária.

Dani Ceballos pode dar muitas opções ao treinador Unai Emery. É um dos jogadores do elenco atual que possui um dos maiores poderes de criação e capacidade de organizar o setor de meio de campo.

E ao longo da sua história recente, o Arsenal sempre teve em seu elenco jogadores de alta qualidade no meio-campo. Fábregas, Ramsey, Wilshere, Özil e agora Ceballos. Vejamos como o espanhol se adaptará ao futebol inglês e ao sistema de jogo de Unai Emery.