Adversário de peso! CBF negocia com campeãs da Europa para próximos amistosos da seleção brasileira

4 minutos de leitura

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está se esforçando para que a seleção brasileira enfrente equipes mais fortes e tradicionais no ciclo que tem como objetivo a disputa da Copa do Mundo de 2026.

Os esforços estão concentrados para as Datas Fifa que não estão ocupadas pelas Eliminatórias sul-americanas. A próxima acontece entre os dias 18 e 26 de março de 2024.

De acordo com o “ge”, é nesse período que a CBF tenta fechar um amistoso contra Inglaterra ou Portugal. O outro amistoso da data já está marcado contra a Espanha, no Santiago Bernabéu.

Ainda segundo o “ge”, caso as negociações com a Inglaterra avancem, a partida será disputada em Wembley. Se a escolha for por Portugal, o palco ainda será escolhido. 

O calendário de 2024 em ainda data para amistosos entre 3 a 11 de junho, mas que já serão realizados nos Estados Unidos como preparação para a Copa América, que vai de 20 de junho a 14 de julho. Já as três datas Fifa restantes, de setembro, outubro e novembro, estão ocupadas pelas Eliminatórias.

Nível dos adversários da seleção já foi apontado como problema

O enfrentamento contra seleções europeias de alto nível foi apontada como um dos motivos para os fracassos recentes do Brasil. Com diferentes treinadores e gerações, a equipe foi eliminada por países do continente em cinco vezes seguidas: França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014), Bélgica (2018) e Croácia (2022).

No ciclo para o último Mundial, que terminou em derrota para os croatas nas quartas de final, o Brasil enfrentou apenas um time europeu: a República Tcheca (3 a 1), em março de 2019.

Vale lembrar que os amistosos contra equipes do Velho Continente foram dificultados a partir do momento que a Uefa criou competições oficiais para ocuparem os calendários destas, como a Nations League.

A seleção treinada por Fernando Diniz já está reunida em Belém para começar sua trajetória nas Eliminatórias. O primeiro jogo é contra a Bolívia, na sexta-feira (8), às 21h45 (horário de Brasília). Depois, na terça-feira (12), a equipe enfrenta o Peru, às 23h.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]