Por que Casemiro (realmente) não deu certo no Manchester United e qual será o seu futuro?

7 minutos de leitura

O Manchester United surpreendeu o mundo do futebol em meados de 2022 quando anunciou a contratação de Casemiro, multicampeão pelo Real Madrid e peça importante da seleção brasileira nas últimas duas Copas do Mundo. Mas a ousada contratação na janela de transferências, cercada de grandes expectativas, até aqui não surtiu o efeito esperado.

O volante custou 60 milhões de euros fixos (cerca de R$ 313 milhões à época), além de 10 milhões em variáveis (R$ 52 milhões) aos ingleses.

O que não deu certo?

  • Dificuldades em uma liga de maior intensidade
  • Lesões e expulsões
  • Time, como um todo, com muitos problemas
  • Jogou improvisado em nova função
  • Clube com muitos problemas fora de campo

Casemiro chegou confiante para a temporada 2022/2023 em agosto querendo ajudar na reconstrução do Manchester United, com sua longa experiência em alto nível. Após o United ter sido goleado pelo Brentford por 4 a 0 pela Premier League, o jogador enviou uma mensagem através de seu empresário.

“Avisem eles que vou dar um jeito nisso”

Em um clube que mais uma vez tentava voltar ao caminho do sucesso, a diretoria apostou em uma figura de liderança que pudesse capitanear a reformulação interna rumo aos melhores dias.

Em pouco tempo, o ex-São Paulo já mostrou o seu futebol. Em setembro, foi eleito o melhor jogador do time por suas boas atuações, prêmio que também recebeu em maio do ano seguinte. Foram 51 partidas na temporada, sete gols, alguns cartões vermelhos “bobos” e o título da Copa da Liga Inglesa.

O que parecia um começo promissor não se sustentou

A temporada seguinte — 2023/2024 — já foi recheada de problemas. Casemiro sofreu com problemas físicos que o deixaram fora dos campos por quase três meses, precisou até jogar de zagueiro, caiu de rendimento e viu o próprio time se embolar com seus — vários — problemas.

Casemiro Manchester United
Casemiro em ação pelo Manchester United (Foto: Imago)

Um ano turbulento marcado por problemas individuais e coletivos. O United, inclusive, terminou a Premier League na oitava posição, sua pior colocação na história da liga.

No final da outra temporada, a equipe vinha bem, numa crescente, todo mundo falava bem. O que aconteceu? Tem que ter uma análise mais ampla. Depois de eu ser uma das melhores contratações da Premier League na última temporada, agora já não valho mais nada?

Na atual temporada, pouco mudou. Casemiro oscilou entre atuações seguras e outras em que mostrou estar longe do nível exigido em um clube grande da Premier League. O técnico Erik ten Hag foi demitido no fim do último ano e foi substituído interinamente pelo ex-atacante e ídolo Ruud van Nistelrooy.

Jogos de Casemiro por temporada na Inglaterra
2022/202351
2023/202432
2024/2025 (em andamento)22
Casemiro e Onana em jogo do Manchester United
Casemiro e Onana em jogo do Manchester United. Foto: IMAGO

Com o holandês, ele foi titular e teve bons momentos, mas a chegada do português Rúben Amorim chacoalhou o clube. Com Amorim, o brasileiro perdeu espaço. Questionado, o treinador explicou suas escolhas.

— Ele tem que ter as características e então eu tenho que escolher o jogador com as características que vejo o jogo. Então é só isso. Tenho que fazer algumas escolhas. Quero jogar um estilo de jogo que às vezes é diferente de outros treinadores e tenho que escolher com base nisso, só isso — disse em entrevista.

Qual o futuro de Casemiro?

Jogadores do Manchester United em jogo da equipe na Premier League (Foto: Imago)

A falta de oportunidades em 2025 é clara. Ele fez apenas 20 minutos neste ano, saindo do banco de reservas na partida contra o FCSB, pela Europa League. Com contrato até junho de 2026, ele tem sido acompanhado de perto na janela por vários clubes, como informou a “Trivela“.

O volante brasileiro é alvo da Roma, mas não se mostrou entusiasmado com a proposta de empréstimo do clube italiano, disse a reportagem.

Além disso, ele recebeu sondagens de outras equipes, mas a liberação pelo Manchester United é um entrave, já que o clube inglês prefere uma transferência definitiva, com valores considerados altos pelos interessados.

Mazraoui e Casemiro em jogo do Manchester United
Mazraoui e Casemiro em jogo do Manchester United (Foto: IMAGO)

Diante disso, o United passou a considerar um empréstimo, mas Casemiro vê essa opção como desfavorável para sua carreira, pois ficaria livre no mercado ao término do contrato temporário.

Paralelamente, há interesse do futebol árabe em sua contratação, embora propostas concretas não tenham se materializado. Atualmente, Casemiro perdeu espaço no Manchester United sob o comando do técnico Rúben Amorim, que opta por escalar Manuel Ugarte como titular na posição.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]