Capitão deixa Blackburn após 11 anos no clube e deve assinar com rival

Capitão deixa Blackburn após 11 anos no clube e deve assinar com rival
Capitão deixa Blackburn após 11 anos no clube e deve assinar com rival (Foto destaque: Reprodução/Lancashiretelegraph)

Primeiramente, nesta sexta-feira (17), o Blackburn anunciou que o zagueiro e capitão Darragh Lenihan deixará a equipe ao fim de seu contrato. Para contexto, o atual vínculo do irlandês tem validade até o dia 30 de junho.

Carreira

Em primeiro lugar, o zagueiro chegou aos Rovers em julho de 2011, ainda para integrar a categoria de base da equipe, vindo do Belvedere FC, da Irlanda. Nesse sentido, Lenihan só assinou um vínculo profissional com o clube inglês em julho de 2014, quando foi promovido do sub-21.

Porém, ainda bastante jovem, o zagueiro de 20 anos foi emprestado ao Burton Albion por 6 meses. Assim, no clube que jogava pela League 2, irlandês pôde atuar em 17 oportunidades.

Por outro lado, de volta ao Blackburn, Lenihan não conseguiu se firmar na equipe logo de início, conseguindo apenas alguns minutos. Até que, na temporada 15/16 o irlandês começou a de fato ser um nome recorrente nas escalações da equipe. Inclusive, terminou a campanha com 23 atuações.

Conquistando seu espaço

Porém, foi em 16/17 que o zagueiro pôde assegurar sua vaga como parte dos 11 principais da equipe. Ao lado do também irlandês Derrick Williams, Lenihan foi um dos pilares da defesa dos Rovers, atuando em 40 ocasiões. Para contexto, a equipe terminou a temporada sendo rebaixada, na 22ª colocação.

Contudo, na temporada 17/18, irlandês se lesionou gravemente e perdeu boa parte da temporada. Tendo fraturado o quinto metatarso, Lenihan perdeu 29 partidas, ficando 140 dias afastado pela lesão. Assim, terminou a temporada com apenas 14 atuações, de longe sua temporada mais frustrante.

Posteriormente, em 18/19, o zagueiro conseguiu retomar seu espaço na equipe, se tornando um dos homens de confiança de Tony Mowbray. Dessa forma, terminou a temporada de volta da equipe à Championship com 34 partidas, ajudando os Rovers a ficarem na 15ª colocação. 

Inclusive, a temporada marcou a sua estreia pela seleção irlandesa, atuando por 55 minutos em um amistoso vencido, por 2 x 1, contra os Estados Unidos, onde ainda conseguiu dar uma assistência.

Capitão Darragh Lenihan representando a seleção irlandesa | Reprodução: Lancashiretelegraph

Agora, na temporada, 19/20, já aos 26 anos, Darragh Lenihan era um dos principais nomes da equipe e fez uma de suas melhores temporadas da carreira. Então, terminou a campanha com 37 partidas, 3 gols e 2 assistências. Assim, a torcida de Ewood Park se empolgava com o zagueiro que ajudou a equipe a terminar na 11ª posição.

Do mesmo modo, em 20/21 o zagueiro teve outra boa temporada pelo Blackburn, um dos pilares da equipe. Contudo, a equipe alcançou novamente a 15ª colocação, tendo a ajuda do irlandês em 41 ocasiões.

Última temporada

Por fim, chegamos à última temporada, a 21/22. Antes de mais nada, essa já foi uma temporada marcante para Lenihan, já que foi nomeado no início da campanha como capitão da equipe, confirmando sua posição de líder e peça importante nos Rovers.

Inclusive, essa foi a melhor temporada do Blackburn nos últimos anos, onde a equipe inclusive brigou até o fim por uma vaga nos play-offs. Sobretudo, a ótima campanha da equipe passava pelos pés de algumas figuras, dentre elas estava Darragh Lenihan. O irlandês, além de capitão, foi um dos líderes técnicos da equipe, se destacando tanto que foi colocado ao fim da temporada em diversas seleções dos melhores jogadores.

Para contexto, sua temporada final pelos Rovers terminou com 41 participações, 3 gols e uma assistência.

Dessa forma, o capitão irlandês encerra sua passagem por Ewood Park com 252 partidas, 13 gols, 6 assistências, 77 cartões amarelos e 2 vermelhos.

Situação contratual

De antemão, era esperada uma mudança enorme na equipe com o fim da temporada 21/22. Em primeiro lugar, já não existia satisfação com o trabalho de Tony Mowbray. Além disso, muitos jogadores não rendiam o esperado e o clube vive uma situação estável financeiramente, mas ainda bem modesta se comparada com a realidade de muitos outros adversários.

Assim, inúmeros contratos foram deixados para serem discutidos a partir de algumas dessas mudanças. Pois, seria preciso entender para onde iria o projeto antes de firmar qualquer novo compromisso com qualquer jogador.

Dessa forma, vários nomes deixaram o clube gratuitamente, numa conclusão mútua de que os planejamentos já não eram mais compatíveis.

Nesse contexto também está Darragh Lenihan, homem de confiança de Mowbray, estava incerto de sua participação no projeto do novo treinador. Com o resultado, segundo informações publicadas na mídia inglesa, ambas as partes optaram por não renovar o vínculo. A decisão parte da incerteza da importância do zagueiro no planejamento de Jon Dahl Tomasson, novo treinador da equipe.

Sobre seu futuro

Por último, as redes sociais oficiais do Blackburn confirmaram a saída do jogador, porém o zagueiro ainda não se pronunciou. Enquanto isso, várias especulações já surgem sobre o futuro de Lenihan, que, após ótima temporada, com certeza terá opções para escolher onde trilhará seu futuro. Nas últimas horas, o zagueiro está sendo muito especulado no Middlesbrough, rival do Blackburn na Championship.