Estevão é o tiro mais certeiro do Chelsea?

6 minutos de leitura

Vamos combinar que o Chelsea não é o melhor lugar para um jovem apostar a sua carreira hoje em dia. A não ser, é claro, que você seja o Estevão.

No sábado, o Chelsea confirmou oficialmente a transferência, marcada para acontecer na janela de verão de 2025. É quando Estevão terá 18 anos — ele nasceu em 24 de abril de 2007!

Mas quem já viu jogar sabe muito bem por que ele é o tiro mais certeiro do clube em muito tempo. E posso até colocar Cole Palmer nessa conta. Se tudo correr bem, Estevão será o que os ingleses chamam de “world class”. Palmer não tem esse teto.

Ainda assim, a régua vem da comparação com outros diversos nomes que, até aqui, não performaram e produziram muito pouco com a camisa azul. Falo de Romeo Lavia, Lesley Ugochukwu, Carney Chukwuemeka, Andrey Santos, Deivid Washington, Angelo Gabriel, Cesare Casadei e por aí vai…

Estevão Willian Chelsea Palmeiras imprensa inglesa
Estevão Willian assinou com o Chelsea (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A exceção talvez seja Malo Gusto, que terminou a temporada muito bem na lateral direita. E o equatoriano Kendry Paez, meia canhoto que chegará na mesma janela e também já dá passos de estrela.

Estevão é o 13º atleta de até 19 anos a assinar com os Blues desde que Todd Boehly comprou o clube em 2022. Fora os que estouraram esse limite por pouco, casos de Moisés Caicedo, Nicolas Jackson, Djordje Petrovic, Badiashile, Madueke, Mudryk, Datro Fofana, Wesley Fofana e o próprio Palmer.

Jovens contratados pelo Chelsea com Todd Boehly 

  • Romeo Lavia, Southampton
  • Willian Estevao, from Palmeiras
  • Malo Gusto, Lyon
  • Lesley Ugochukwu, Rennes
  • Carney Chukwuemeka, Aston Villa
  • Andrey Santos, Vasco da Gama
  • Kendry Paez, Independiente de Valle
  • Deivid Washington, Santos
  • Angelo Gabriel, Santos
  • Cesare Casadei, Inter Milan
  • Gabriel Slonina, Chicago Fire
  • Ishe Samuels-Smith, Everton
  • Diego Moreira, Benfica

Há claramente uma estratégia em mapear os jovens ao redor do mundo e deixar poucos passarem para a concorrência. No momento, tanto faz se eles serão emprestados, se alguns podem ter sido mal avaliados ou se o treinador não os aproveita da melhor maneira…

Estevão Willian Chelsea Palmeiras
Estevão Willian vai trocar o Palmeiras pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

Os acertos costumam compensar.

E aí eu não tenho dúvidas de que Estevão chegará com um status relevante no ano que vem. Claro que a mudança de liga exige adaptação, à essa altura todos já sabem que o jogo é infinitamente mais rápido, mas o moleque é especial.

Já ouço falar dele faz tempo. Todos os meus colegas que acompanham a base cravam ser o maior talento brasileiro desde Neymar. Os mais empolgados falam em qualidade para ganhar uma Bola de Ouro.

Nesse aspecto, ter subido ao profissional do Palmeiras com os holofotes voltados para Endrick ajudou bastante. Não há aquela pressão ou um grande debate sobre o menino. Haverá agora, especialmente com a partida do atacante para o Real Madrid. Mas Estevão já chegou lá.

Em campo, ele joga solto. É um dos líderes do Brasileirão em dribles que terminam em finalização. Sempre partindo da direita, mas fazendo algo que o marcador geralmente não espera: uma caneta, um corte seco, uma arrancada…

A tendência é que os gols passem a vir com maior frequência e ele já seja um dos principais nomes do futebol brasileiro em 2024.

Este texto deixa claro o quão empolgado eu estou com esse menino. Inclusive deixo mais uma previsão: ele vai jogar a Copa do Mundo de 2026.

Que o Chelsea não nos atrapalhe até lá.

Victor Canedo
Victor Canedo

Victor Canedo trabalhou por 12 anos como repórter de futebol internacional no Grupo Globo. E até hoje mantém o hábito de passar as manhãs e tardes dos fins de semana ouvindo a voz de Paulo Andrade. Para equilibrar a balança dos colunistas deste site, é torcedor do Arsenal desde Titi Henry.