Canadá x Irlanda: destaque do Arsenal faz golaço histórico na Copa do Mundo Feminina

6 minutos de leitura

A Irlanda perdeu para o Canadá por 2 a 1, nesta quarta-feira (26), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023. As Girls in Green foram superiores no primeiro tempo, abrindo o placar com Katie McCabe logo no início, mas levaram a virada com um gol contra de Megan Connolly e outro de Adriana Leon, no HBF Park, em Perth, na Austrália.

Canadá (F)
26/07/23 - 09:00

Finalizado

2

-

1

Irlanda (F)

Canadá (F) - Irlanda (F)

Women's Copa do Mundo - HBF Park

2° Turno

Destaque do Arsenal marca história da Irlanda

A Irlanda manteve seu tradicional jogo fechado e eficiente, se saindo muito bem na marcação e investindo nos espaços deixados pela defesa canadense. Não demorou muito para as Green in Girls abrirem o placar.

Aos quatro minutos, a lateral Katie McCabe, escolhida como destaque do Arsenal na última temporada da Women’s Super League, fez história. A capitã irlandesa cobrou um escanteio e a bola foi direto para as redes. O gol olímpico foi o primeiro da Irlanda na história da Copa do Mundo Feminina, que faz sua primeira participação nesta edição.

Além de ser um feito histórico no país, o gol olímpico da camisa 15 dos Gunners é apenas o segundo em Copas do Mundo Femininas. Antes dela, apenas a australiana Elise Kellond-Knight havia feito a mesma coisa, na Copa do Mundo de 2019, realizada na França. A informação é da jornalista Carol Freitas, do jornal “Zero Hora”.

O “traiçoeiro” Canadá estraga a festa irlandesa

Uma das seleções mais tradicionais no futebol feminino, o campeão olímpico Canadá não fez um bom primeiro tempo. Ainda assim, foi para o intervalo com o placar empatado, graças ao gol contra marcado por Megan Connolly, do Brighton. A zagueira acabou desviando a bola para as redes ao tentar impedir o gol adversário, já nos acréscimos.

As mudanças feitas pela treinadora Bev Priestman surtiram efeito e outro time parece ter voltado para o segundo tempo. As canadenses viraram o placar com apenas oito minutos, quando Schmidt passou para Adriana Leon chutar a bola no canto da goleira Brosnan.

Irlanda dá adeus à Copa do Mundo Feminina 2023

Sem marcar nenhum ponto nas duas primeiras rodadas, a Irlanda está eliminada da Copa do Mundo Feminina 2023. Essa é apenas a quarta participação do país em qualquer Mundial da Fifa.

Em evolução desde 2017, quando as atletas protestaram contra a federação do país pedindo por melhorias nas condições de trabalho, a Irlanda tem um futuro promissor. Com boa parte de suas jogadoras atuando nas grandes ligas da Europa, principalmente na WSL, as Girls in Green podem sonhar em chegar mais longe nas próximas edições.

Próximos jogos do Grupo B na Copa do Mundo

A Austrália enfrenta a Nigéria nesta quinta (27), às 7h (horário de Brasília) para encerrar a segunda rodada da fase inicial do grupo B da Copa do Mundo.

A última rodada tem os dois jogos simultâneos. Na próxima segunda-feira (31), às 7h, teremos: Canadá x Austrália Irlanda x Nigéria.

Tabela do Grupo B

Veja como está a tabela de classificação do Grupo B:

  1. Canadá – 4 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (1)
  2. Austrália – 3 pontos – 1 partida – Saldo de gol (1)
  3. Nigéria – 1 ponto – 1 partida – Saldo de gol (0)
  4. Irlanda – 0 ponto – 2 partidas – Saldo de gol (-2)

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.