Campeonato Espanhol lidera estatística negativa no futebol europeu

2 minutos de leitura

Ao fim da primeira parte da temporada 2022/23, que dará uma pausa para a disputa da Copa do Mundo, o Campeonato Espanhol lidera uma estatística negativa no cenário do futebol europeu. A La Liga Santander é a liga europeia que teve mais cartões vermelhos em suas 14 rodadas até aqui. Isso mostra que a disputa no torneio tem sido bastante acirrada em todas partidas.

Abrindo um comparativo, o Campeonato Espanhol teve 61 cartões vermelhos em 14 partidas, enquanto a Premier League teve apenas 11 em 16 jogos. A média da La Liga é de 4,35 expulsões por rodada. Já o Campeonato Inglês vem com uma média de 0,68 expulsões por jornada.

Os portais espanhóis apontam para possíveis culpados dessa estatística negativa do Campeonato Espanhol. O principal fator seria a queda da qualidade técnica com a progressiva saída dos craques do torneio. Ao mesmo tempo cresceu a agressividade já que os times precisam vencer os duelos de qualquer forma.

Campeonato Espanhol
Foto: Divulgação

A rodada que teve mais cartões vermelhos neste Campeonato Espanhol 2022/23 foi a 13ª, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de novembro. Durante esta rodada os árbitros apresentaram oito cartões vermelhos. Nesta oportunidade o Getafe e o Real Betis saíram com duas expulsões cada. O Alviverde protagonizou um violento clássico de Andaluzia com o Sevilla, que também deve um jogador indo embora mais cedo.

Inclusive o Real Betis lidera a estatística de clube com mais cartões vermelhos nesta temporada do Campeonato Espanhol, com sete expulsões em 14 rodadas. É uma média de uma expulsão rodada sim e rodada não. O jogador que lidera o ranking de mais expulsões é dos Beticos, o zagueiro argentino Germán Pezzella com duas advertências capitais. Mas Isaac Carcelén do Cádiz também vem com as mesmas duas.

A liga que tem mais cartões vermelhos após a La Liga é a Ligue 1 da França. Confira o ranking atualizado:

  • La Liga: 14 rodadas – 61 cartões vermelhos – 4,35 expulsões / rodada
  • Ligue 1: 15 rodadas – 57 cartões vermelhos – 3,8 expulões / rodada
  • Série A: 15 rodadas – 27 cartões vermelhos – 1,8 expulões / rodada
  • Bundesliga: 15 rodadas – 22 cartões vermelhos – 1,46 expulões / rodada
  • Premier League: 16 rodadas – 11 cartões vermelhos – 0,68 expulões / rodada

Situação do Campeonato Espanhol

Campeonato Espanhol agora para em virtude da Copa do Mundo no Catar. O líder nessa pausa é o Barcelona com 37 pontos, contra os 35 do vice Real Madrid. Os bascos Real SociedadAthletic Bilbao completam o G4 com 26 e 24 pontos respectivamente. O Atlético de Madrid está em 5º lugar também com 24 pontos. Os comandados de Diego Simeone estão fora da briga pelo título depois de anos.

Caian Oliveira
Caian Oliveira

Jornalista. Coordenador especialista em palpites, prognósticos e conteúdo para SEO da PL Brasil.