6 campeões ingleses que você talvez não saiba

Eles levantaram o caneco do Campeonato Inglês, mas você nem deve saber

6 campeões ingleses que você talvez não saiba

O Campeonato Inglês é disputado desde 1888, totalizando 120 edições. Com tantas competições, não é difícil imaginar que surpresas aconteceram, como o Leicester, em 2015/16. Mas será que tivemos outras campeões inesperados? Listamos 10 times que você conhece, mas talvez não saiba que já foram campeões ingleses.

Os campeões ingleses pouco conhecidos

Preston North End – 1888/89 e 1889/1890

Não podemos dizer que os títulos do Preston North End tenham sido uma surpresa, já que era a primeira disputa e, no ano anterior, o clube havia sido vice-campeão da FA Cup.

O time do noroeste da Inglaterra tinha entre seus jogadores quatro selecionáveis da seleção, como o artilheiro do certame, John Goodall, sendo considerado um dos favoritos ao caneco.

O time, confirmando o favoritismo, levou também a Copa da Inglaterra, perdida no ano anterior para o Blackburn.

No ano seguinte, o Preston repetiu o feito, levantando a taça pela segunda e última vez, e ainda foi vice-campeão nos três campeonatos seguintes.

Sheffield United – 1897

Quando o Aston Villa parecia se impor como o principal time inglês, tendo vencido três dos últimos quarto campeonatos, além da FA Cup dois anos atrás, o Sheffield United surpreendeu ao levar o título da First Division.

Com uma campanha sólida de 17 em 30 jogos, vencendo, inclusive, as duas partidas contra os Villans, que terminariam em sexto, naquele ano.

Foi o primeiro e único título de liga do Sheffield United. Eles ainda venceriam a FA Cup em 4 oportunidades.

Sheffield Wednesday – 1902/03, 1903/04, 1928/29 e 1929/30

Antes do Sheffield United ser campeão da Liga, o outro clube da cidade, o mais antigo, já havia faturado uma Copa da Inglaterra.

Porém, Sheffield Wednesday só viria a conquistar a Primeira Divisão anos depois do seu rival, vencendo duas seguidas e já se pondo como o time de maior sucesso da cidade.

Quase três décadas depois, o The Wednesday, que tem esse nome por ter sido fundado numa quarta-feira, viria a conquistar mais dois troféus.

Vale lembrar que o Wednesday é o dono do estádio Hillsborough, onde ocorreu o fato que ficou conhecido como a Tragédia de Hillsborough, quando, numa partida entre Liverpool e Nottingham Forest, 96 torcedores dos Reds morrerão em decorrência da superlotação do local.

Blackburn Rovers – 1911/12, 1913/14 e 1994/95

O Blackburn era um dos times de maior sucesso até então na FA Cup, mas lhe faltava uma campanha na Liga mais convincente que o terceiro lugar conquistado ainda na segunda temporada.

O título veio na temporada 1911/12 e em 1913/14, veio o segundo. Mas o mais surpreendente deles veio já na era da Premier League.

Com os grandes times já solidificados no cenário nacional e internacional, com Liverpool, Manchester United e Arsenal como os maiores expoentes, o Blackburn já havia surpreendido duas temporadas atrás, com o vice-campeonato na temporada seguinte a que ascendeu à Premier League.

Liderados pelo lendário Alan Shearer, os Rovers faturaram a taça, deixando, numa corrida épica, o Manchester United um ponto atrás.

Burnley – 1920/21 e 1959/60

Vendo hoje o Burnley passar mais tempo na Championship, ora lá, ora na Premier League, sempre frequentando a parte de baixo da tabela, não imagina que os Clarets já levaram dois canecos do Campeonato Inglês.

Logo após a Primeira Guerra Mundial, o Burnley encarou a Primeira Divisão como uma verdadeira guerra.

Foi vice-campeão em 1919/20 e, na temporada seguinte, veio o primeiro título. Mas foi o de 1959/60 que ficaria na memória dos torcedores.

Decidido na última rodada, o Burnley terminou no topo, um ponto à frente do Wolverhampton e apenas dois a mais que o Tottenham.

Huddersfield Town – 1923/24, 1924/25 e 1925/26

Confesse, você conhecia o Huddersfield Town antes chegarem à Premier League em 2017/18?

Acontece que há quase cem anos, os Terriers surpreenderam a Inglaterra com um tricampeonato, de 1923/24 a 1925/26.

O Huddersfield ainda se manteve forte nas duas temporadas seguintes, sendo vice-campeão em ambas, depois foi perdendo o fôlego e passou a frequentar as divisões inferiores, até que retornar à Premier League na temporada passada.

Já conhecia algum desses campeões ingleses?

por Caio Lopes

Acompanhe a PL Brasil no YouTube

Ranking #07 – Os maiores laterais direitos da história da Premier League