Os maiores campeões da Supercopa da Inglaterra (Community Shield)

Competição reúne o campeão inglês e o vencedor da Copa da Inglaterra

Os maiores campeões da Supercopa da Inglaterra (Community Shield)
Dan Mullan/Getty Images

A Supercopa da Inglaterra é o torneio que abre a temporada no futebol inglês. A competição coloca frente a frente o campeão da liga nacional e o campeão da Copa da Inglaterra. Veja os maiores campeões da Supercopa da Inglaterra.

Os maiores campeões da Supercopa da Inglaterra (Community Shield)

21 – Manchester United

16 – Arsenal

15 – Liverpool

9 – Everton

7 – Tottenham

6 – Manchester City

4 – Chelsea e Wolverhampton

2 – Leeds United e West Bromwich Albion e Burnley

1 – Newcastle, Birghton, Blackburn Rovers, Huddersfield Town, Cardiff City, Sheffield Wedsnesday, Sunderland, Bolton, Leicester City, Derby County, Nottingham Forest, Portsmouth, Aston Villa e West Ham

Atualizado em 29 de agosto de 2020, às 14h34

Leia mais: Os uniformes dos times da Premier League 2019/2020

Phil Cole/Getty Images

História da competição

Inicialmente chamada de Sheriff of London Shield, a partida já teve diversos formatos, incluindo embates entre equipes profissionais e amadoras. O modelo atual surgiu em 1908, com o nome de Charity Shield. E, em 2001, passou a ser chamado de Community Shield.

Desde o início da década de 1990, em caso de empate, a partida é decidida nas penalidades. Mas antes disso, quando o confronto empatava, não havia um único vencedor, e o troféu era compartilhado – ficava seis meses com cada uma das equipes participantes.

Curiosidades

  • A Supercopa da Inglaterra passou por algumas mudanças em seu formato, mas o troféu sempre se manteve no mesmo formato até hoje.
  • Quando surgiu em 1908, a Community Shield originalmente era jogada entre um time profissional contra um time de divisão amadora. O formato atual só veio a ser jogado pela primeira vez em 1921, quando Tottenham e Burnley entraram em campo.
  • O Brighton é o único clube inglês que foi campeão da Supercopa da Inglaterra sem ter vencido o Campeonato Inglês ou a Copa da Inglaterra
  • A final com mais gols ocorreu em 1911, na vitória do Manchester United sobre o Swindon Town por 8 a 4