8 vezes que times foram campeões da Copa da Liga e do Campeonato Inglês na mesma temporada

Qual o time mais memorável para você? Mande nos comentários!

0
293
8 vezes que times foram campeões da Copa da Liga e do Campeonato Inglês na mesma temporada
(Foto: ADRIAN DENNIS/AFP/Getty Images)

A Copa da Liga Inglesa é disputada em um sistema eliminatório simples. Ao contrário da Copa da Inglaterrap, apenas os 72 clubes que são membros da English Football League (organizadora da competição) e os 20 times da Premier League podem disputar o torneio.

O campeonato, que garante vaga para o campeão na UEFA Europa League, é menos prestigiada que a FA Cup pelos clubes, muito por conta da premiação.

Estima-se que o vencedor do torneio recebe em média 100 mil libras, e o vice 50 mil. Em comparação, o prêmio da Copa da Inglaterra ultrapassa 2 milhões de libras. Em decorrência, os grandes clubes escalam times reservas nos jogos.

Em meio a este cenário, poucos times venceram a Copa da Liga e o Campeonato Inglês na mesma temporada. A PL Brasil listou oito times que foram campeões da EFL Cup e do Campeonato Inglês na mesma temporada.

Nottingham Forest (1977-78)

Um dos times mais memoráveis da Inglaterra, o Nottingham Forest foi o primeiro clube que conquistou tal feito. O time comandado por Brian Clough, subiu para a First Division (como era denominado a primeira divisão do Campeonato Inglês entre 1892 até 1992) na temporada de 77-78.

Com poucas expectativas, o time foi campeão nacional com sete pontos a mais que o Liverpool, segundo colocado.

(Foto: Bob Thomas Sports Photography/Bob Thomas via gettyimages)

Poucos clubes foram campeões um ano após conseguir o acesso à primeira divisão. Na ocasião, Clough se tornou o segundo técnico a ser campeão inglês com duas equipes diferentes. Sua primeira conquista foi comandando o maior rival do Forest, o Derby County, na temporada de 1974-75.

Pela Copa da Liga Inglesa, o Forest eliminou Notts County, Aston Villa, Bury, Leeds United e enfrentou o Liverpool na decisão.

(Foto: Allsport/Getty Images)

A final do torneio foi disputada em dois jogos. O primeiro confronto, em Wembley, terminou empatado em 0 a 0. Na ocasião, não havia pênaltis para decidir os confrontos, então os times faziam mais uma partida para definir o vencedor.

O segundo jogo foi disputado no Old Trafford, e o Forest levou a melhor sobre os Reds. O time comandado por Clough venceu por 1 a 0 e ali se iniciou a grande era vitoriosa dos Foresters.

Leia mais

Brian Clough: conheça a polêmica (e vencedora) carreira do treinador

Liverpool (1982-83)

Na última temporada do técnico Bob Paisley à frente da equipe, o Liverpool foi o segundo time a conquistar a Copa da Liga e o Campeonato Inglês na mesma temporada.

Na First Division, o time foi campeão com tranquilidade. O time ficou 19 jogos invicto no campeonato, somando 14 vitórias e 5 empates. Além disso, tiveram o melhor ataque (87 gols) e a melhor defesa (37 gols contra) da competição.

(Foto: Liverpool FC via Getty Images)

Na Copa da Liga, o Liverpool estreou na segunda fase contra o Ipswich Town, e venceu os dois jogos, na ida, por 2 a 1, e, na volta, por 2 a 0.

O time ainda eliminou o Rotherham United, Norwich City e o Burnley, até chegar à decisão contra o Manchester United. Os Reds venceram por 2 a 1, de virada, e conquistou seu segundo título.

(Foto: Steve Hale /Liverpool FC via Getty Images)
Leia mais

Lealdade e sucesso: o reinado de Bob Paisley no Liverpool

Liverpool (1983-84)

Os Reds conquistaram a Copa da Liga e o Campeonato Inglês no mesmo ano logo na temporada seguinte. Após a aposentadoria de Bob Paisley, quem assumiu o comando foi Joe Fagan, que foi assistente técnico do clube de 1974 a 1983.

No seu primeiro ano como treinador do Liverpool, Fagan conquistou a First Division, somando 80 pontos em 42 jogos. O treinador contribuiu para que o clube fosse campeão três vezes seguidas da liga nacional.

Com isso, o Liverpool tornou-se o 15º clube inglês a conquistar o feito de ser tricampeão seguido do Campeonato Inglês.

(Foto: Mike Powell/Allsport/Getty Images)

Na Copa da Liga Inglesa, os Reds precisaram de dois jogos, os replays, para derrotar seus adversários, inclusive na final.

Até chegar à decisão, o Liverpool eliminou Fulham, Birmingham City, Sheffield Wednesday e Walsall.

No primeiro confronto da final, disputado no Wembley, contra o Everton, o jogo terminou em um empate sem gols. O replay foi jogado no Maine Road, e os Reds venceram o Merseyside Derby por 1 a 0 e conquistaram a Copa.

Leia mais

Títulos do Liverpool: confira lista de troféus dos Reds

Chelsea (2004-05)

Os dois campeonatos foram conquistados pelo mesmo time após 21 anos. Na primeira temporada de José Mourinho à frente do Chelsea, o clube conquistou a Premier League quebrando recordes.

Os Blues foram campeões com 95 pontos (recorde que durou até 2017-18, quebrado pelo Manchester City), 12 a mais que o Arsenal, que foi campeão inglês invicto na temporada passada.

Além do mais, o time comandado pelo Special One teve a melhor defesa da competição, levando 15 gols em 38 jogos.

(Foto: Adrian Dennis/AFP/Getty Images)

O time estreou na terceira fase da Copa da Liga Inglesa naquela temporada contra o West Ham United e venceu por 1 a 0.

Os Blues ainda eliminaram Newcastle, Fulham e Manchester United até chegar à final.

Na decisão contra o Liverpool, os Reds eram campeões até os 34 minutos do segundo tempo, quando Gerrard marcou contra.

Na prorrogação, Drogba e Kežman anotaram para o Chelsea, garantindo o título para o time de Londres.

Leia mais

Títulos do Chelsea: confira lista de troféus dos Blues

Manchester United (2008-09)

Com o título do Campeonato Inglês da temporada de 2008-09, o Manchester United alcançou o tricampeonato seguido na era Premier League, sendo o único clube a conquistar tal feito. Os Red Devils também foram tricampeões nas temporadas de 1998-99, 1999-2000 e 2000-01.

(Foto: Divulgaçã0/Premier League)

Na Copa da Liga Inglesa, o United eliminou o Middlesbrough, Queens Park Rangers, Blackburn Rovers, e Derby County.

Na decisão, os Red Devils enfrentaram o Tottenham. O jogo terminou empatado em 0 a 0 e foi decidido nos pênaltis, com o United levando a melhor, fazendo 4 a 1 nas disputas.

Leia mais

Red Devils: a história por trás do apelido do Manchester United

Manchester City (2013-14)

O Manchester City conquistou a Premier League de 2013-14, título que era praticamente do Liverpool. Nos últimos cinco jogos, os Citizens venceram todos, enquanto os Reds perderam para o Chelsea em Anfield e empataram com o Crystal Palace, perdendo a liderança do campeonato.

Ambos os times marcaram mais de 100 gols no campeonato, e foi a primeira vez na história que dois times terminaram com mais de 100 gols na Premier League.

(Foto: Alex Livesey/Getty Images)

Na estreia da Copa da Liga Inglesa, o Manchester City enfrentou o Wigan, time que havia sido campeão da FA Cup na temporada, justamente contra os Citizens, e goleou por 5 a 0.

O City ainda eliminou Newcastle, Leicester City e West Ham. Na final, venceram o Sunderland por 3 a 1 e se consagraram campeões.

(Foto by Jamie McDonald/Getty Images)

Chelsea (2014-15)

Sem ser campeão da Premier League desde a temporada 2009-10, o Chelsea voltou a ser campeão sob o comando de José Mourinho. Na ocasião, o time conquistou seu quinto Campeonato Inglês, sendo o quarto na era da Premier League.

(Foto: Mike Hewitt/Getty Images)

Os Blues foram campeões com 87 pontos, com oito a mais que o Manchester City, campeão da temporada passada.

Na Copa da Liga Inglesa, o Chelsea eliminou Bolton, Shrewsbury Town, Derby County e o Liverpool nas semifinais.

Na decisão, os Blues venceram o Tottenham por 2 a 0, em partida disputada no Wembley.

(Foto: Clive Rose/Getty Images)

Manchester City (2017-18)

Na segunda temporada de Pep Guardiola à frente do Manchester City, o clube foi campeão inglês com cinco jogos de antecedência e quebrou diversos recordes da era Premier League.

Entre eles, foi o time com a maior pontuação (100), maior número de vitórias (32), mais gols feitos (106) e maior sequência de vitórias (18). A equipe ainda teve a melhor defesa da competição, sofrendo 27 gols em 38 jogos.

(Foto: Victoria Haydn/Man City via Getty Images)
Leia mais

Títulos do Manchester City: confira lista de troféus dos Citizens

Na estreia da Copa da Liga Inglesa, enfrentou o West Bromwich e venceu por 2 a 1. Na quarta fase, empatou em 0 a 0 contra o Wolverhampton, mas venceu nos pênaltis por 4 a 1.

O City ainda eliminou o Leicester City, nos pênaltis, e o Bristol City antes de chegar à final. Na decisão, os Citizens golearam o Arsenal pelo placar de 3 a 0 e foi campeões da Copa da Ligap.