A novela de Moisés Caicedo no meio do ano foi uma das histórias com mais evidência da janela de transferências. O Liverpool teve uma oferta superior a 100 milhões de libras aceita pelo Brighton, mas o meia rejeitou a transferência para Anfield para se mudar para o Chelsea, que no primeiro momento resistiu a cobrir a proposta, mas depois topou pagar para levar o jogador de 22 anos.
O Chelsea ainda contratou, na mesma época, Roméo Lavia, do Southampton, outro alvo do Liverpool, por 58 milhões de libras. Recentemente, o técnico dos Reds, Jürgen Klopp, até brincou que os meias defensivos não querem jogar em Anfield. Porém, o clube de Merseyside fez sim grandes contratações para o setor: Wataru Endo, do Stuttgart, e Ryan Gravenberch, do Bayern de Munique. Ambas por valores bem menores e que renderam o desempenho de líder da Premier League até o momento.
Por que Caicedo preferiu o Chelsea em vez do Liverpool?
Num primeiro momento, Caicedo revelou seu amor pelo Chelsea. No anúncio de sua contratação, inclusive, os Blues resgataram uma foto de quando o jogador era criança, junto de sua mãe, vestindo a camisa do clube. Mas, em entrevista ao canal “Telemundo”, ele destacou a facilidade de se comunicar com seu treinador, Mauricio Pochettino, que também fala espanhol como ele.
— Queria vir para cá porque me mostraram que realmente me amavam. Foi algo muito bom para mim, decidi rapidamente e disse que sim. [Mauricio Pochettino] fala a minha língua. O relacionamento com ele é mais fácil, é muito bom. Foi um pouco mais fácil chegar aqui. Ele está cuidando de nós. Acima de tudo, fui o último a chegar. Não tive uma boa pré-temporada, ele me protegeu e eu valorizo isso — contou.
No início da temporada, o agente de Caicedo, Manuel Sierra, admitiu que o Liverpool havia oferecido um projeto mais estável do que o Chelsea.
— O Liverpool sempre esteve interessado em Moi. A verdade é que tivemos reuniões durante os meses de janeiro a maio. Mas depois de maio nunca mais ouvimos nada. A primeira coisa que nos disseram foi: “Amanhã você tem que ir a Liverpool para fazer exames médicos”. Claro, qual será a nossa reação se não negociarmos, não conversarmos, não tivermos visto nada? — disse.
A proposta do Liverpool balançou não só o agente como o jogador, principalmente pelo fato de Klopp ter entrado em contato com ambos, mas Sierra também frisou que o projeto do Chelsea é de longo prazo e que pode render grandes resultados no futuro.
— No final das contas, é muito complicado. Imagine que Klopp está recebendo uma mensagem e ligando para você, que o Liverpool está ligando para você. Estamos falando de algo realmente grande, um dos melhores times do mundo, assim como o Chelsea. Bom, com um projeto mais consolidado e estável do que o que o Chelsea tem hoje, que é um projeto muito ambicioso com previsão de dois anos. Então, quando o Liverpool chega e se aproxima de você dessa forma, obviamente o Moisés fica tonto, eu até fico tonto e ele diz: “Cara, devemos estar fazendo algo certo, você sabe”.
Caicedo fez uma boa escolha?
Caicedo ainda não alcançou a performance que apresentou no Brighton e o Chelsea está na 12ª posição da Premier League, enquanto o Liverpool é o líder da competição, a 18 pontos de distância dos Blues.
— No momento não sou o verdadeiro Moisés, mas tenho certeza que voltarei e continuarei conseguindo. Darei alegria aos torcedores do Chelsea. Tenho me sentido mal comigo mesmo porque quero sempre vencer — concluiu Caicedo.
Falando no evento-teste de “Anfield Road” nesta semana, Klopp brincou com os fãs durante uma sessão de perguntas e respostas: “No verão que tivemos, algumas coisas estranhas aconteceram no mercado de transferências, mas aqui, entre nós, posso dizer meu Deus, tivemos sorte, né?”.