Caçapa na Premier League: novo treinador do Botafogo foi decisivo para Bruno Guimarães

5 minutos de leitura

O Botafogo anunciou Cláudio Caçapa como seu técnico interino na noite dessa sexta-feira (30), após a saída do técnico Luís Castro. O ex-zagueiro era auxiliar técnico no Lyon e agora será o treinador do Fogão até que a diretoria defina quem será seu novo comandante para o restante da temporada. O líder procura um substituto no mercado da bola e Bruno Lage, ex-Wolverhampton, é o principal nome.

Aos 47 anos, Caçapa construiu uma bela carreira como jogador. Revelado pelo Atlético Mineiro, ele foi bicampeão mineiro e conquistou a Copa Conmebol de 1997 em Minas Gerais. Na França, o então zagueiro fez história como peça importante para a conquista de seis títulos seguidos do Campeonato Francês (de 2002 a 2007), cinco consecutivos da Supercopa da França (de 2002 a 2006) e uma da Copa da Liga Francesa (2002).

Cláudio Caçapa no Newcastle

Com moral na Europa, Caçapa foi contratado pelo Newcastle em 2007, aos 31 anos. O ex-zagueiro não foi exatamente um grande destaque na Premier League, apesar dele também ter sido utilizado para preencher uma lacuna no meio de campo defensivo. O brasileiro fez 25 jogos pouco notáveis no Campeonato Inglês, marcou um gol e deu uma assistência antes de voltar para sua terra natal e jogar pelo Cruzeiro.

Interino no Botafogo, Caçapa teve passagem modesta pelo Newcastle
Interino no Botafogo, Caçapa teve passagem modesta pelo Newcastle | Foto: Icon Sport

O Newcastle acabou rebaixado para a segunda divisão na última temporada de Caçapa pelos Magpies. Com 34 pontos, o time alvinegro terminou a liga na 18ª posição, com um ponto a menos que o Hull City, que conseguiu se salvar.

Depois de ser campeão da segunda divisão do Campeonato Francês com o Évian em 2010-11, Cláudio Caçapa voltou ao Brasil e encerrou sua carreira de jogador no Avaí.

Influência de Caçapa na ida de Bruno Guimarães ao Newcastle

Quase uma década e meia depois de jogar no St. James Park, Caçapa talvez tenha feito seu maior feito pelo Newcastle. Isso porque o brasileiro trabalhava na comissão técnica do Lyon e treinou seu compatriota Bruno Guimarães, que se mudou para a Inglaterra para se tornar um dos jogadores mais importantes da campanha de volta dos Magpies à Champions League. O meia da seleção brasileira contou que consultou o ex-zagueiro da seleção brasileira antes de fechar com o time inglês.

— Gostaria de mencionar Claudio Cacapa. Ele é um treinador no Lyon agora e eu falei muito com ele sobre vir para cá. Ele é alguém que me ajudou na minha decisão, então um grande abraço a Claudio — disse Guimarães em sua primeira entrevista coletiva como jogador do Newcastle.

Carreira de Caçapa como treinador

Hoje no Botafogo, Caçapa era auxiliar técnico no Lyon
Hoje no Botafogo, Caçapa era auxiliar técnico no Lyon | Foto: Icon Sport

Cláudio Caçapa será técnico pela primeira vez. Desde 2015, ele ocupava o cargo de auxiliar no Lyon, clube que John Textor, dono do Botafogo, é sócio majoritário. Porém, alguns jogadores do Fogão não são novidade para o ex-zagueiro multicampeão francês. O interino já trabalhou com Marçal e Rafael na França. Lúcio Flavio, que comanda o time sub-23 do Botafogo, será seu assistente.

— O Caçapa foi um grande jogador, por onde passou ganhou muitos títulos e se tornou um auxiliar de grande qualidade. Tive o prazer de trabalhar com ele por três anos, é um estudioso, tem um perfil agregador e conseguiu trazer muito da mentalidade vencedora que conquistou na carreira como atleta para o trabalho de auxiliar. Sempre valorizo bons profissionais que tive o prazer de trabalhar junto e o Cláudio certamente é um deles. Vai nos ajudar — disse Marçal sobre Caçapa.

O próximo jogo do Botafogo será contra o Vasco na tarde deste domingo (2), contra o Vasco, às 16h, no Engenhão, em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a previsão de ser apresentado ainda neste sábado (1), Caçapa pode já estar à beira do gramado já no clássico carioca deste final de semana.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.