O Botafogo anunciou Cláudio Caçapa como seu técnico interino na noite dessa sexta-feira (30), após a saída do técnico Luís Castro. O ex-zagueiro era auxiliar técnico no Lyon e agora será o treinador do Fogão até que a diretoria defina quem será seu novo comandante para o restante da temporada. O líder procura um substituto no mercado da bola e Bruno Lage, ex-Wolverhampton, é o principal nome.
Aos 47 anos, Caçapa construiu uma bela carreira como jogador. Revelado pelo Atlético Mineiro, ele foi bicampeão mineiro e conquistou a Copa Conmebol de 1997 em Minas Gerais. Na França, o então zagueiro fez história como peça importante para a conquista de seis títulos seguidos do Campeonato Francês (de 2002 a 2007), cinco consecutivos da Supercopa da França (de 2002 a 2006) e uma da Copa da Liga Francesa (2002).
Cláudio Caçapa no Newcastle
Com moral na Europa, Caçapa foi contratado pelo Newcastle em 2007, aos 31 anos. O ex-zagueiro não foi exatamente um grande destaque na Premier League, apesar dele também ter sido utilizado para preencher uma lacuna no meio de campo defensivo. O brasileiro fez 25 jogos pouco notáveis no Campeonato Inglês, marcou um gol e deu uma assistência antes de voltar para sua terra natal e jogar pelo Cruzeiro.
O Newcastle acabou rebaixado para a segunda divisão na última temporada de Caçapa pelos Magpies. Com 34 pontos, o time alvinegro terminou a liga na 18ª posição, com um ponto a menos que o Hull City, que conseguiu se salvar.
Depois de ser campeão da segunda divisão do Campeonato Francês com o Évian em 2010-11, Cláudio Caçapa voltou ao Brasil e encerrou sua carreira de jogador no Avaí.
Influência de Caçapa na ida de Bruno Guimarães ao Newcastle
Quase uma década e meia depois de jogar no St. James Park, Caçapa talvez tenha feito seu maior feito pelo Newcastle. Isso porque o brasileiro trabalhava na comissão técnica do Lyon e treinou seu compatriota Bruno Guimarães, que se mudou para a Inglaterra para se tornar um dos jogadores mais importantes da campanha de volta dos Magpies à Champions League. O meia da seleção brasileira contou que consultou o ex-zagueiro da seleção brasileira antes de fechar com o time inglês.
— Gostaria de mencionar Claudio Cacapa. Ele é um treinador no Lyon agora e eu falei muito com ele sobre vir para cá. Ele é alguém que me ajudou na minha decisão, então um grande abraço a Claudio — disse Guimarães em sua primeira entrevista coletiva como jogador do Newcastle.
Carreira de Caçapa como treinador
Cláudio Caçapa será técnico pela primeira vez. Desde 2015, ele ocupava o cargo de auxiliar no Lyon, clube que John Textor, dono do Botafogo, é sócio majoritário. Porém, alguns jogadores do Fogão não são novidade para o ex-zagueiro multicampeão francês. O interino já trabalhou com Marçal e Rafael na França. Lúcio Flavio, que comanda o time sub-23 do Botafogo, será seu assistente.
— O Caçapa foi um grande jogador, por onde passou ganhou muitos títulos e se tornou um auxiliar de grande qualidade. Tive o prazer de trabalhar com ele por três anos, é um estudioso, tem um perfil agregador e conseguiu trazer muito da mentalidade vencedora que conquistou na carreira como atleta para o trabalho de auxiliar. Sempre valorizo bons profissionais que tive o prazer de trabalhar junto e o Cláudio certamente é um deles. Vai nos ajudar — disse Marçal sobre Caçapa.
O próximo jogo do Botafogo será contra o Vasco na tarde deste domingo (2), contra o Vasco, às 16h, no Engenhão, em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a previsão de ser apresentado ainda neste sábado (1), Caçapa pode já estar à beira do gramado já no clássico carioca deste final de semana.