Burnley anuncia sexta contratação para 2022/23

O Burnley, da Championship, 2ª divisão da Inglaterra, anunciou nesta terça-feira sua sexta contratação para a temporada 2022/23. Portanto, o meio-campista Josh Cullen saiu do Anderlecht, da Bélgica, numa transferência que custou três milhões de euros, segundo site Transfermarkt. Ademais, os Clarets assinaram por três anos com o jogador de 26 anos.

Ou seja, Cullen se transforma na sexta contratação do Burnley nesta janela de transferências. Junta-se a Luke McNally, Samuel Bastien, CJ Egan-Riley, Taylor Harwood-Bellis e Scott Twine. Curiosamente, a contratação do meio-campista é a mais cara até o momento, e, também, o jogador mais velho a chegar nesta janela.

Porém, não é o único que veio da Jupiter Pro League, 1ª divisão da Bélgica. O também meio-campista Samuel Bastien veio do Standard Liege, por menos de um milhão de euros. Sendo assim, a chegada de ambos está diretamente ligada ao treinador dos Clarets, Vincent Kompany. O ex-jogador do Manchester City treinou o Anderlecht e é belga.

Além disso, a chegada da dupla Taylor Harwood-Bellis e CJ Egan-Riley, ambos Citizens, também tem relação. Pois, Kompany conhece os atletas desde quando eram da base, sendo o primeiro, aliás, ex-jogador do Anderlecht.

A nova realidade do Burnley

Após o fim de muitos ciclos na temporada 2021/22, a expectativa de agora é uma reconstrução. Nick Pope e James Tarkowski, duas peças fundamentais do elenco, já deixaram Turf Moor. Além disso, outros cinco veteranos também saíram, mostrando que a renovação já começou. Tanto Kompany quanto Alan Pace, presidente do Burnley, buscam uma nova realidade para os próximos anos, com grande foco em atletas jovens.

Carreira de Josh Cullen

Primeiramente, dentre todos os atletas que o Burnley contratou, Cullen é o que mais possui rodagem. Mas grande parte da sua trajetória tem o seu clube formador como base, o West Ham. Sem sucesso no clube inglês, o jogador teve empréstimos para Bradfort duas vezes, Bolton e Charlton. Entretanto, em 2020, o Anderlecht fez a contratação do jogador por 500 mil euros.