Bukayo Saka – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
360
Foto de Saka para a temporada 2020/21
Saka, jogador do Arsenal de apenas 19 anos

Atualmente, Bukayo Saka é uma das promessas do futebol inglês. Nascido no dia 5 de setembro de 2001, o jogador de 19 anos é parte do elenco do Arsenal e uma das joias do clube. A princípio, seus pais são imigrantes nigerianos, mas o ponta nasceu e cresceu na cidade de Londres. Dessa forma, ainda na infância, rumores de que chamou atenção de clubes da capital, como Tottenham e Chelsea. Porém, recusou ambos e decidiu usar a camisa vermelha.

Bukayo Saka – Início da carreira

Antes de mais nada, com apenas sete anos de idade, Bukayo Saka já encontrou o seu espaço nos Gunners. Com o passar do tempo, ele foi evoluindo de patamar no futebol. Assim, conseguiu chegar na Seleção Inglesa Sub-16, quando tinha apenas 14 anos. Do mesmo modo, chegaria também na equipe Sub-18 de seu clube em 2017.

Enquanto o mercado da bola não olhava pra ele, Saka continuava evoluindo dentro do Arsenal. Assim, depois de um ano dentro da equipe Sub-18, onde marcou 16 gols em 27 partidas, subiu para o Sub-23. Com isso, assinou seu primeiro contrato profissional na carreira. Portanto, com ótimos desempenhos, o jovem londrino se consolidava como um prodígio.

Posteriormente, no final de 2018, Bukayo Saka fez a sua estreia profissional. A saber, foi numa partida de Liga Europa, vindo do banco, contra Vorskla Poltava, da Ucrânia. Contudo, logo depois, ele foi titular contra Qarabag, jogo que o rendeu diversos elogios de Unai Emery: “ele jogou com uma personalidade muito grande”.

Trajetórias, conquistas e highlights de Bukayo Saka

Após a estreia no time profissional, Saka estreou também na Premier League, no dia 1º de 2019. Em contrapartida, foi apenas no início da temporada 2019/20 que o jogador virou fixo no elenco. Com isso, começou alimentar rumores e chamar a atenção do mercado de transferências, pois obteve o seu primeiro valor: sete milhões de euros no mercado da bola.

Nesse ínterim, o jovem de 18 anos começava a mostrar suas habilidades no elenco principal. Salvo, a partida contra o Eintracht Frankfurt contou com um gol e duas assistências de Saka, no 3 x 0, pela Liga Europa. Assim, o jogador dos Gunners começava a chamar a atenção do mercado da bola pela pouca idade e muito talento.

Em suma, muitos se impressionavam com a capacidade dele em distribuir o jogo. Obviamente, a sua velocidade e dribles impressionavam mais. Todavia, ele terminou a temporada com cinco assistências. Além disso, a chegada do técnico Mikel Arteta foi importante para o jogador ganhar minutos.

Não só o mercado da bola aumentava o interesse por ele, como também os torcedores e o treinador. Afinal, o jovem ganhou muito espaço na equipe titular nesta temporada. Além disso, Bukayo Saka é um jogador bastante versátil. Não à toa, ele atuou em diversas posições, desde ponta direita até ala esquerdo. Porém, o mercado de transferências e torcedores de outras equipes se impressionaram com ele na seleção nacional.

Bukayo Saka na Seleção Inglesa

Definitivamente, a Euro 2020 ficará marcada na memória dos torcedores ingleses. Não só por conseguir alcançar a final, como também pelo que aqueles jogadores podem se tornar. A saber, Bukayo Saka é uma dessas joias atuais. Nesse período de Eurocopa, ele pode ter aquecido o mercado de transferências com boas atuações pelo English Team. Apesar de não ter feito gol, a equipe deslanchou na competição depois dele ter virado titular.

Por outro lado, a Seleção Inglesa não é novidade para ele. Afinal, Saka é figurinha repetida nas seleções de base, atuando desde o Sub-16. A saber, ele ficou dois anos atuando no Sub-19, onde disputou 10 partidas e marcou quatro gols. Depois de um jogo pelo Sub-21, chegou ao time principal em 2020, ficando mais a vista do mercado da bola.

Transferência e mercado da bola de Bukayo Saka

Antes de mais nada, Bukayo Saka é um jogador de 19 anos de idade. Portanto, é normal ter muito interesse no futebol dele. Porém, como é jogador de um time tão grande quanto o Arsenal, isso diminui a possibilidade de rumores sobre sua saída. Bem como, se o mercado da bola quiser tirá-lo de lá, precisará oferecer uma boa quantia. Afinal, com um valor atual de 65 milhões de euros e um grande futuro, o time de Londres cobrará muito dinheiro.