Quem é Bruno Lage? Títulos e estilo de jogo do ex-Wolverhampton e novo técnico do Botafogo

6 minutos de leitura

O técnico Bruno Lage está sem clube desde que deixou o Wolverhampton e, depois de ser cogitado no Atlético-MG, é o novo treinador do Botafogo. Ele chega para substituir o conterrâneo Luis Castro, que foi para o Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Lage trabalhou apenas uma vez na Premier League, sob comando dos Wolves. Antes, havia trabalhado no futebol inglês como auxiliar de Carlos Carvalhal no Sheffield Wednesday e Swansea City.

Títulos de Bruno Lage

  • Primeira Liga (Campeonato Português): 2018–19
  • International Champions Cup: 2019
  • Supertaça de Portugal: 2019

Times dirigidos na carreira

  • Benfica
  • Wolverhampton

Quem é Bruno Lage, possível substituto de Luís Castro no Botafogo?

Bruno Lage, de 46 anos, é considerado muito promissor, apesar de ter feito apenas dois trabalhos na sua carreira até aqui. Com passagens pelas categorias de base do Benfica, foi o principal responsável por lançar nomes como João Félix (hoje no Atlético de Madrid) e Rúben Dias (hoje no Manchester City).

Em 2019, Bruno Lage assumiu a equipe principal do Benfica e terminou a temporada com o título do Campeonato Português. Deixou o clube em junho de 2020, após uma sequência de maus resultados, com 76 jogos, 51 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, resultando em um aproveitamento de 72,36%.

Depois do Benfica, Bruno Lage assumiu o Wolverhampton, mas ficou pouco tempo no time inglês. O técnico português foi demitido em outubro também por conta de uma sequência de maus resultados, deixando os Wolves na 10ª posição na Premier League. Por lá, foram 51 jogos, 19 vitórias, 10 empates e 22 derrotas, dando em um aproveitamento de 37,25%.

Depois de um bom início de temporada de estreia, que viu os Wolves em sexto lugar no final de novembro, o time de Lage venceu apenas cinco de suas 17 partidas após a virada do ano. Após ser demitido, ele deu uma cutucada na diretoria dos Wolves. “O time, que nunca perdeu uma partida com um atacante na escalação inicial, com certeza vai melhorar com a chegada de atacantes”, disse ao site “The Athletic”.

Bruno Lage na Inglaterra

Antes de assumir as categorias de base do Benfica, Bruno Lage foi preparador físico e também auxiliar técnico do compatriota Carlos Carvalhal no Sheffield Wednesday e Swansea, ambos do futebol inglês. Além disso, ele também foi treinador do sub-19 e do time B do Al-Ahli, dos Emirados Árabes.

Estilo de jogo de Bruno Lage

Os times de Bruno Lage costumam jogar no clássico 4-4-2, com muita pressão e com seus atacantes marcando a saída de bola adversária. O técnico português gosta de propor jogo, é considerado estudioso e teve uma boa relação com os vestiários que comandou até aqui.

Lage gosta de jogar com meias abertos pelos lados do campo e dois atacantes de muita movimentação no ataque. O ex-comandante do Wolverhampton prefere montar uma forma de jogar com o plantel disponível na equipe e não moldar os jogadores para atuarem conforme seu estilo de jogo.

O treinador não pode jogar de forma contra natural daquilo que os jogadores podem dar. É a partir deles que podemos criar a nossa forma de jogar. Depois é perceber que cada um dos jogadores nos dá coisas diferentes e a partir disso construir a nossa equipe — destacou o treinador em 2019, quando era técnico do Benfica.

Bruno Lage altera o time titular de acordo com cada partida. Dificilmente, o técnico português repete a escalação por jogos seguidos. Ele prefere escalar sua equipe levando em consideração as características dos adversários.

— São estas coisas que temos de preparar para cada jogo em função do adversário e utilizar os jogadores que nos podem dar mais em cada uma das situações — disse Bruno Lage em 2019.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.