Um dos principais nomes do mercado de transferência é o de Bruno Guimarães. O brasileiro tem sido ligado para uma possível negociação com outros times da Europa. Enquanto as especulações circulam, o meia concedeu entrevista e comentou sobre o futuro com a camisa do Newcastle.
Nas últimas semanas, o jornalista Ben Jacobs divulgou que o Manchester City está na briga com Arsenal, Barcelona e PSG pelo brasileiro. O Newcastle precisa fazer uma grande venda para levantar fundos e se regularizar dentro das regras do Fair Play Financeiro da Premier League.
Bruno Guimarães não confirma permanência no Newcastle
Guimarães está trabalhando com a seleção brasileira nos preparativos para a Copa América 2024. O jogador concedeu entrevista para a jornalista Monique Danello, da “TNT Sports” e falou sobre as especulações do mercado.
— Olha, meu futuro, para ser sincero, está nas mãos de Deus. Tenho contrato com o Newcastle, estou muito feliz, sei o quanto eles gostam de mim, sei tudo o que venho fazendo pelo clube. Resumindo, tenho contrato, estou feliz. Não sei o que pode acontecer, sabemos tudo sobre Fair Play Financeiro, mas o que posso dizer é que me sinto feliz.
As Regras de Lucro e Sustentabilidade, mais conhecidas como Fair Play Financeiro da Premier League, permitem que os clubes apresentem prejuízo de até 105 milhões de libras (R$ 702,4 milhões) a cada três anos. Caso ultrapassem esse limite, os times podem ser punidos com dedução de pontos.
No caso do Newcastle, a diretoria está trabalhando para cumprir as regras da liga. Por isso, existe a possibilidade de realizar uma grande venda e Bruno Guimarães é apontado como um dos nomes que pode deixar o time. O brasileiro tem uma cláusula de rescisão em seu contrato avaliada em 100 milhões de libras (R$ 669 milhões).
Na entrevista para Monique Danello, Guimarães acrescenta que as especulações em grandes clubes são um reconhecimento de seu trabalho, mas não tem pressa para decidir o futuro.
— É claro que é muito bom ter o seu nome vinculado a grandes clubes, mostra que estou fazendo bem o meu trabalho, mas não estou nem um pouco preocupado com isso, como disse, estou feliz no clube. Estou muito feliz, então vamos ver o que acontece. Não tenho pressa, estou feliz e depende de Deus, vamos ver o que acontece.
Bruno Guimarães fala sobre última temporada
Contratado em 2022, Bruno Guimarães completou sua segunda temporada com a camisa do Newcastle. Mesmo com pouco tempo, ganhou o carinho dos torcedores e se tornou um ídolo do clube.
Na temporada 2023/2024, o brasileiro foi o jogador que mais correu em campo na Premier League. Ele percorreu 423 quilômetros, equivalente a dez maratonas. Mas também contribuiu no setor ofensivo, marcando sete gols e dando dez assistências somando todas as competições, fazendo deste o melhor ano da carreira.
— Foi uma temporada muito boa. Uma temporada que eu bati todos os meus recordes, todos os meus limites, coisas que eu nunca imaginava fazer dois anos atrás e investi na minha preparação fora de campo, fisioterapia, trabalho. Enfim, tudo. Apostei em coisas que não tinha feito no passado — comentou Bruno Guimarães à TNT Sports.

Na entrevista, o meia brasileiro acrescenta que está em ótima fase, tanto na carreira de jogador como em sua vida pessoal.
— Acho que estou no meu melhor momento na vida pessoal, na vida profissional, tudo ajuda muito, está tudo conectado. Penso que o Newcastle é o clube onde, com todo o respeito pelo Lyon, me sinto mais em casa na Europa. Sou ídolo da torcida, recebo muito respeito de todos.