Bruno Guimarães – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Bruno Guimarães Rodrigues Moura, ou simplesmente Bruno Guimarães, é um jogador de futebol brasileiro que joga como volante. A saber, o jogador nasceu no dia 18 de novembro de 1997, no Rio de Janeiro e atualmente defende as cores do Newcastle, da Inglaterra.

Bruno Guimarães – Início de carreira

A princípio, o atleta começou a dar seus primeiros passos no Audax, do Rio de Janeiro, sendo antes reprovado por Flamengo e Fluminense. Após três anos, foi convidado para defender o Audax Osasco.

Trajetória, conquistas e highlights de Bruno Guimarães

Lançado pelo técnico Fernando Diniz no ano de 2015, Bruno Guimarães fez a sua estreia no profissional aos 17 anos, diante do Bragantino pelo placar de 2 x 1. Assim, após ser promovido para a equipe principal, despertou interesse de alguns clubes brasileiros, entre eles o Athletico Paranaense. Enfim, após o seu nome ser envolvido em rumores, o seu destino se tornaria realmente a Arena da Baixada.

Transferências e mercado da bola de Bruno Guimarães

Naturalmente, cada ano que passa, Bruno Guimarães vai se tornando um jogador completo. Assim, após conseguir fazer grandes atuações pelo Athletico-PR, o volante evoluiu tanto no sistema defensivo, quanto ofensivo. Confira os detalhes de cada transação no mercado da bola.

Athletico Paranaense

No mercado de transferências de 2017, apenas dois anos depois da sua estreia no profissional, Bruno Guimarães assinou um contrato de empréstimo até 2018. A princípio, jogaria pela equipe sub-23 do Furacão.

Entretanto, muitos já falavam que o volante estava pronto para jogar pelo time principal. Em junho de 2017, em um jogo do brasileirão contra o Atlético-GO, fez a sua estreia entrando no segundo tempo da partida.

Portanto, no mercado da bola de 2018, assinou um contrato em definitivo com o Athletico-PR. O seu primeiro gol foi contra o Rio Branco, do Paraná, pelo placar de 7 x 1 e logo em seguida seria campeão paranaense.

Sob comando do técnico Paulo Nunes, se tornou uma peça chave e insubstituível. Posteriormente, o atleta levantou a taça da Sul-Americana 2018, diante do Junior de Barranquilla, da Colômbia, ajudando o clube conquistar o seu primeiro título internacional.

Em seguida, no ano de 2019, se tornou o grande destaque do time, sendo coroado com o título da Copa do Brasil contra o Internacional, de Porto Alegre. No jogo de ida na Arena da Baixada, marcou o único gol da partida.

Em suma, no jogo da volta, a partida terminou 2 x 1 para o Athletico, que conquistou pela primeira vez a taça da Copa do Brasil, ganhando o prêmio de melhor volante do Brasileirão e chamando atenção dos grandes da Europa, como Lyon, Benfica, Arsenal e Atlético de Madrid. Por fim, com a camisa do Furacão, além dos títulos, Bruno Guimarães realizou 106 jogos, com 10 gols marcados e 8 assistências.

Lyon

Com o excelente desempenho mostrado no clube brasileiro, o Lyon comprou o atleta por 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 95 milhões), no mercado da bola de 2020, após alguns rumores.

Com o clube francês, Bruno disputou quatro jogos da Liga dos Campeões, cinco na Liga Europa e 56 no Campeonato Francês, marcando oito gols e dando 10 assistências, sem nenhum título conquistado. Enfim, o seu ciclo no Lyon durou pouco mais de um ano, quando se transferiu para o Newcastle, da Inglaterra.

Newcastle

No mercado da bola de 2022, após rumores, o clube inglês anunciou a contratação de Bruno Guimarães, pagando cerca de 55 milhões de euros (R$ 320 milhões), se tornando o atleta mais caro da história do Newcastle.

Assim, a sua estreia aconteceu em fevereiro, contra o Everton pelo placar de 3 x 1. Alguns dias depois, o seu primeiro gol aconteceu diante do Southampton. Na sua primeira temporada pelo Newcastle, marcou cinco gols em 17 jogos. Porém, o atleta poderá se transferir para o Real Madrid no próximo mercado de transferências, pelo menos é o que garante os jornais espanhóis.

Seleção Brasileira

Antes de mais nada, as suas boas atuações resultaram em convocações para a Seleção Olímpica. Assim sendo, fez a sua estreia em 2019, em uma vitória sobre a Venezuela. Três meses depois, se tornou capitão da seleção no pré olímpico, contribuindo para a classificação nas Olimpíadas de 2020 e, consequentemente, campeão contra a Espanha.

Em síntese, veio a tão sonhada convocação para a seleção principal diante de Peru e Bolívia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Certamente, Bruno Guimarães é um dos favoritos para estar na lista de Tite na Copa do Catar.