Bruno Guimarães ‘dono do meio-campo’ e Mbappé ‘espectador’: a reação da imprensa à ‘vitória memorável’ do Newcastle

5 minutos de leitura

O Newcastle amassou o PSG na goleada por 4 a 1 nesta quarta-feira (4), no St. James Park, pela segunda rodada da Champions League. A enorme vitória inglesa sobre os campeões franceses, conduzida por Bruno Guimarães e com gols de Almirón, Burn, Longstaff e Schar, dominou as principais manchetes dos jornais ingleses.

A “vitória memorável“, como descreveu mais de um veículo da imprensa do país, marcou a volta dos Toons ao seu estádio em um jogo de Champions mais de 20 anos depois. O placar também foi a maior goleada do clube na história do torneio e colocou o Newcastle na liderança do grupo da morte, que também tem Milan e Borussia Dortmund.

Bruno Guimarães, o dono do meio-campo

Um dos mais aclamados pela crítica foi Bruno Guimarães, que atuou centralizado no meio-campo com Longstaff e Sandro Tonali. “O trio foi capaz de pressionar alto e marcar individualmente Ugarte (volante do PSG)“, elogiou o “The Athletic”. Foi num lance assim que Guimarães interceptou o passe errado de Marquinhos e o lance resultou no primeiro gol, de Almirón.

O mesmo jornal ainda chamou Burn e Longstaff de “heróis locais“, enquanto o “Daily Mail” destacou que Guimarães estava incendiando a torcida com seus desarmes e postura em campo desde o início do primeiro tempo.

O meio-campo pertenceu a Bruno Guimarães“, cravou ainda o “The Times”.

O brasileiro foi o terceiro com a maior nota, dada pelo público, no site da “BBC”. Ele recebeu uma média de 8,47, atrás apenas de Almirón (8,58) e Dan Burn (8,59).

Anthony Gordon, “constantemente causando problemas a Achraf Hakimi”, e Kieran Trippier, “que venceu o duelo contra Kylian Mbappé”, foram outros exaltados pelo “The Times”.

No PSG, Mbappé virou espectador e Luis Enrique pareceu ‘perdido e desamparado’

Manchete do "The Athletic" após Newcastle 4 x 1 PSG: Heróis locais Burn e Longstaff brilham, Mbappé desaparece (Foto: Reprodução theathletic.com)
Manchete do “The Athletic” após Newcastle 4 x 1 PSG: Heróis locais Burn e Longstaff brilham, Mbappé desaparece (Foto: Reprodução theathletic.com)

Do lado do rival, sobraram críticas para o craque Mbappé e o treinador Luis Enrique. “A desintegração rápida e furiosa do PSG pareceu absolutamente fantástica, mágica e maravilhosa“, se derreteu o “Daily Mail”.

Kylian Mbappé nunca esteve no jogo e foi praticamente um espectador. Na beira do campo, Luis Enrique parecia tão perdido e desamparado quanto cada um de seus espectadores — completou o jornal.

Mbappé desaparece“, manchetou o “The Athletic”. A expressão desolada do francês também foi a mais flagrada pela transmissão da partida ao fim da goleada.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]