Um dos principais brasileiros na Premier League, o meio-campista Bruno Guimarães, do Newcastle, será alvo de um grande leilão na próxima janela de transferências. É isso que afirma o jornal inglês “Telegraph”.
Segundo o periódico, Arsenal e Manchester City estão planejando se enfrentar mais uma vez no mercado e Bruno é o alvo dos dois gigantes. Algo parecido ocorreu antes da atual temporada envolvendo Declan Rice, que acabou indo para os Gunners.
Bruno Guimarães em alta
O brasileiro está na Premier League desde janeiro de 2022. Ele foi um dos primeiros destaques contratados pelo Newcastle após a venda do clube ao Fundo de Investimento Saudita, em novembro de 2021.
Bruno renovou seu contrato com os Magpies em outubro do ano passado e, agora, tem uma multa rescisória de 100 milhões de libras (R$ 640 milhões), segundo a imprensa inglesa. Seu vínculo vai até 2028.
Apesar da cláusula, os interessados podem fazer um leilão com preços inferiores aos 100 milhões de libras — afinal, quem pagar a multa, teoricamente leva o jogador. O Telegraph afirma que ele está ciente do interesse dos Gunners e dos Citizens. Além disso, há meses o brasileiro tem sido ligado ao Paris Saint-Germain.
A efeito de comparação, no início da temporada, Rice acabou se tornando a contratação mais cara do futebol inglês após a disputa de Arsenal e Manchester City. O time de Mikel Arteta desembolsou 105 milhões de libras (R$ 672 milhões na cotação atual).
Bruno Guimarães pelo Newcastle
- 101 jogos
- 14 gols
- 14 assistências
- Vice-campeão da Copa da Liga Inglesa
Por que Arsenal e Manchester City querem Bruno Guimarães?
O Arsenal deseja fortalecer seu meio-campo em meio à incerteza sobre o futuro de alguns de seus jogadores do setor. Os dois principais são Thomas Partey e Jorginho, que têm sido ligados a saídas.
Partey participou pouco nesta temporada devido a problemas físicos e terá apenas um ano restante em seu contrato no final desta temporada. Ou seja, para que não perca o jogador de graça em janeiro de 2025, os Gunners podem se interessar em vendê-lo.
O acordo de Jorginho, por sua vez, expira no final desta temporada, embora ele ainda possa concordar com uma prorrogação. No entanto, rumores ligam o ítalo-brasileiro a um retorno à Série A.
O próprio Telegraph também já havia noticiado que o Manchester City continua interessado em contratar Lucas Paquetá, do West Ham. O ex-Flamengo seria um reforço para a possível saída de Bernardo Silva no final desta temporada. Paquetá e Bruno foram companheiros de equipe no Lyon e são amigos próximos.
Newcastle vai vender?
O clube do nordeste inglês espera poder manter seus melhores jogadores por pelo menos mais um ano, segundo o jornal. Por outro lado, a direção está sob pressão para vender alguns deles para se livrarem de possíveis punições do Fair Play Financeiro e para financiar novos investimentos.
O Telegraph também afirmou que Bruno deu indícios de sua permanência ao comprar uma casa nova perto da região de Newcastle, em um bairro exclusivo de Northumberland.