Bruno Guimarães e Joelinton formam uma dupla de peso no meio-campo do Newcastle. Os brasileiros foram essenciais na campanha da última temporada, que levou o clube à final da Copa da Liga Inglesa de 2023 e à sonhada classificação para a Champions League depois de 20 anos.
Mas quem acompanha a carreira de Joelinton sabe que seu atual posicionamento em campo é relativamente recente. Em sua participação no “Charla Podcast”, na última segunda-feira (10), Bruno revelou como aconteceu transformação do companheiro de equipe de centroavante para meio-campista.
Como aconteceu a transformação de Joelinton no Newcastle
Joelinton estreou no futebol profissional já aos 18 anos, quando ainda jogava pelo Sport, de Recife. Desde então, o atleta era escalado como camisa 9 e assim seguiu na Alemanha, onde defendeu o Hoffenheim e o Rapid Viena, e no próprio Newcastle, quando ainda jogava sob o comando de Steve Bruce, entre 2019 e 2021.
A mudança no posicionamento do brasileiro só foi acontecer a partir do fim de 2021, quando Eddie Howie foi contratado sob a nova direção do magnata árabe Mohammed bin Salman.
Hoje, Joelinton joga como meia-esquerdo no trio com Bruno Guimarães, centralizado, e Longstaff ou Willock, à direita. Porém, também é usado como ponta esquerda.
Bruno Guimarães chegou aos Magpies dois meses depois do novo técnico. Na entrevista, ele contou que o amigo brasileiro já havia mudado de posição quando chegou ao clube, mas que sabia da história. O treinador foi o grande responsável.
— Se não me engano, foi um dia que o Newcastle perdeu um zagueiro. Aí, para não tirar o Joelinton de centroavante, (Eddie) colocou ele pro meio e ele jogou bem. Aí ele falou “pô, gostei de você aqui, estou pensando em utilizar mais vezes”. Aí no próximo jogo, já começou a colocar ele. Foi jogando bem, gostou.
“Foi a melhor coisa que aconteceu na vida dele”
Bruno Guimarães não economizou elogios ao companheiro de time por acreditar ser difícil um jogador escolher ouvir o técnico e mudar o posicionamento após sair das categorias de base.
— É difícil um cara com 26 anos querer mudar de posição. Na base, tudo bem. Mas ele falou “se isso vai elevar meu patamar, então eu vou”. Se jogou e foi a melhor coisa que aconteceu na vida dele. Ele está bem, foi para a seleção.
Bruno explica que ex-jogador do Sport acabou se tornando um coringa, sendo escalado em diferentes posições dependendo do jogo, seja como meia, seja como ponta. E isso não o impediu de continuar marcando.
Mesmo não atuando mais como camisa 9, esta foi a temporada que Joelinton fez mais gols na equipe de Eddie Howie. Foram oito em 2022/23, quatro em 2021/22, seis em 2020/21 e quatro em 2019/20.
— Ficou meio que uma espécie de coringa porque ele jogou muitos jogos de ponta nessa temporada, já jogou de primeiro volante. Para ele foi muito bom, ele está muito feliz lá também. Eu falo para ele “mano, você tem que agradecer ao Eddie todos os dias da sua vida”.
Bruno contou, em tom de brincadeira, que entende a necessidade do colega de equipe de seguir fazendo gols, ainda que não atue mais como centroavante.
— Eu entendo ele também. Quando eu cheguei no Newcastle nos primeiro jogos, a bola só passava por cima de mim. Eu saía com dor no pescoço, os caras não tocavam, era só ligação direta. Aí, como o cara vai ficar brigando com um zagueiro da Premier League, os caras “tudo” de dois metros? Eu chegava para ele (Eddie Howie) “professor, ‘I wanna play’ (eu quero jogar, em português). E ele dizia ‘calma, estamos tentando, está melhorando, você vai ajudar a gente'” – relatou.