Depois de surpreender na última edição da Premier League e terminar à frente de times como Tottenham e Chelsea, o Brighton busca também subir de patamar na janela de transferências.
Para isso, a equipe de Roberto De Zerbi definiu como alvo prioritário um atacante que já esteve nos radares de Liverpool e Manchester United.
O escolhido como alvo principal, de acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, é o atacante ganês Mohamed Kudus, de 22 anos, que pertence ao Ajax. Romano garante, no entanto, que o negócio não é fácil e a proposta ainda não foi feita, mas o “interesse é concreto“.
Kudus foi sensação na Copa do Mundo
Kudus chamou a atenção do patamar mais alto do futebol europeu ao ser um dos destaques da primeira fase da Copa do Mundo de 2022, que disputou com a seleção de Gana.
O atacante marcou duas vezes e deu uma assistências nas três partidas que o país africano fez na competição — derrota para Portugal (3 a 2), vitória sobre a Coreia do Sul (3 a 2) e derrota para Uruguai (2 a 0).
Na temporada com o Ajax, que terminou em 3º lugar na Eredivisie, foram 18 gols e sete assistências em 41 jogos.
Kudus na Eredivisie 2022/23
- 11 gols e 4 assistências em 29 jogos
- 4,6 dribles por jogo – 1º da liga
- 3,5 finalizações por jogo – 9º da liga
Kudus chamou a atenção já no mercado da bola europeu de janeiro na Premier League, quando foi especulado no Liverpool e no Manchester United. Ele começou como profissional no Nordsjaelland, da Dinamarca, em 2018, e se transferiu para o Ajax em 2020. O ganês tem contrato com os holandeses até o meio de 2025.
Elegance from Mohammed Kudus 💫 pic.twitter.com/rhTFe2SKqn
— AFC Ajax (@AFCAjax) May 22, 2023
Mercado do Brighton
A chegada de Kudus poderia mudar o patamar do ataque do Brighton. O ganês seria um ótimo reforço para o setor que já tinha Mitoma, Enciso, Solly March, Ferguson, Welbeck e Undav.
Até o momento, De Zerbi perdeu seu principal jogador, Alexis Mac Allister, para o Liverpool, e ainda vê Moises Caicedo — outro pilar do meio-campo — sondado por clubes que disputarão a Champions League.
Por outro lado, a classificação do Brighton para a próxima Europa League pela primeira vez na história já fez o clube se reforçar na janela. Foram anunciados os nomes do atacante brasileiro João Pedro, ex-Watford, o meia James Milner, que estava no Liverpool, e Mahmoud Dahoud, que deixou o Borussia Dortmund.