O Brighton anunciou a saída de Roberto De Zerbi no fim da temporada 2023/24 na manhã deste sábado (18). E, de acordo com o site “TalkSPORT”, a direção dos Seagulls já tem um nome favorito para se tornar o substituto do italiano.
Quem é o favorito do Brighton para substituir De Zerbi
Na véspera da última rodada da Premier League 2023/24, o Brighton comunicou em seu site oficial que De Zerbi e o clube concordaram mutuamente em rescindir seu contrato, que estava previsto para ser finalizado em 2026.
O destino do italiano ainda não está definido, mas sua saída acontece em meio a especulações sobre o interesse de Bayern de Munique e Barcelona no técnico.
O Brighton, por sua vez, já tem um nome em mente para colocar no lugar do futuro ex-técnico. Segundo o “Talk Sport”, o número 1 na lista do clube é Kieran McKenna, do Ipswich Town.
O técnico de 38 anos ganhou destaque no mercado por ter levado o Ipswich a duas promoções consecutivas. McKenna assumiu os Tractor Boys em dezembro de 2021 e, já na temporada seguinte, levou à equipe da League One para o Championship.
Agora, em 2024, o treinador comandou a promoção da equipe à Premier League depois de 22 anos fora da primeira divisão.
Em 131 jogos no comando da equipe, McKenna alcançou a marca de 76 vitórias, 35 empates e 20 derrotas.
CEO do Brighton já “planejava” substituir De Zerbi
Apesar de a saída de De Zerbi ter pegado as pessoas de surpresa, já que foi anunciada um dia antes do fim da temporada, o CEO do clube Paul Barber já havia comentado em uma entrevista ao “TalkSPORT” em novembro de 2023 que o clube estava “preparado” para uma possível saída do Italiano.
Questionado se o Brighton já tinha um substituto em mente caso um grande clube contratasse De Zerbi, Barber respondeu: “Com certeza”.
— Pode ser uma nomeação interna ou externa, mas o mais importante é que tenhamos uma ideia de quem seja (o substituto). Não há nada pior do que enfrentar repentinamente uma mudança e depois sofrer com uma brecha porque você não fez a lição de casa para considerar quem substituiria aquela pessoa. Preparação é algo crítico — comentou o CEO do Brighton em entrevista ao “TalkSPORT”.