Brighton x Newcastle: promessa faz ‘hat-trick’ e João Pedro leva a melhor em duelo contra Joelinton e Bruno Guimarães

5 minutos de leitura

O Brighton saiu com a vitória por 3 a 1 no Amex Stadium na tarde deste sábado (2), contra o Newcastle, pela quarta rodada da Premier League. Os três gols foram marcados pelo atacante Evan Ferguson, de apenas 18 anos, principal responsável pela vitória do time treinado por Roberto De Zerbi. Nos acréscimos da etapa final, Callum Wilson diminuiu o placar.

O 3 a 0 leva os Seagulls à 4ª posição, com nove pontos somados. Os Magpies ficam em 14º, com apenas três pontos em quatro jogos — e duas derrotas seguidas.

João Pedro leva a melhor sobre dupla da seleção brasileira do Newcastle

João Pedro – 6,5

O camisa 9 de 21 anos, revelado pelo Fluminense, formou a jovem dupla de ataque com Ferguson e, apesar de ofuscado pela excelente atuação do irlandês e não se envolver diretamente nos gols, teve uma boa atuação. João Pedro finalizou duas vezes, ambas para fora, e criou outras duas chances. Ele foi substituído por Lamptey aos 33′ do segundo tempo.

Bruno Guimarães – 6,0

O volante brasileiro foi quem mais tentou em todo o time do Newcastle. Tanto que, escalado no meio-campo ao lado de Sandro Tonali e Joelinton, Bruno Guimarães foi o único do trio a não ser substituído. Ele criou uma boa chance, segundo a plataforma de estatísticas Sofascore, mas não conseguiu evitar a segunda derrota seguida dos visitantes.

Joelinton – 5,0

O meio-campista que, assim como Bruno Guimarães, foi convocado por Fernando Diniz para a seleção brasileira fez um jogo bastante discreto. Joelinton conseguiu chutar apenas uma vez ao gol e terminou substituído no início do segundo tempo, quando Eddie Howe optou pela entrada do centroavante Callum Wilson.

Ferguson decide para o Brighton em duelo de ‘sensações'

O duelo também foi marcado por ser o encontro entre as duas maiores sensações da temporada passada da Premier League. Impulsionado pelo investimento saudita, o Newcastle terminou o campeonato em 4º lugar, garantindo a volta à Champions League depois de 20 anos. E o Brighton fez a melhor campanha da sua história com um 6º lugar e uma inédita vaga à Europa League.

Mas, hoje, não teve dúvidas sobre o melhor time. No primeiro tempo, vacilos seguidos na saída de bola de Nick Pope terminaram no gol de Ferguson após rebote do goleiro.

Na etapa final, o mesmo Ferguson recebeu de Billy Gilmour e bateu de fora da área no canto do goleiro, ampliando o placar. Por fim, o atacante contou com um chute desviado na zaga para completar o ‘hat-trick' aos 25 minutos do segundo tempo, com assistência de Mitoma.

Ferguson tem apenas 18 anos, mas já desponta como uma das principais promessas da Premier League. O irlandês chegou ao Brighton ainda nas categorias de base e marcou 10 vezes em 25 jogos na temporada passada. Em 2023/24, já são quatro gols em quatro jogos.

Próximos jogos

Os times só voltam a campo daqui duas semanas por conta da paralisação do campeonato em meio à Data Fifa.

  • Manchester United x Brighton – sábado (16) às 11h (horário de Brasília) – Premier League
  • Newcastle x Brentford – domingo (17) às 12h30 (horário de Brasília) – Premier League
Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]