Brighton inicia negociação para contratar Summerville, alvo de Chelsea e Liverpool

4 minutos de leitura

O Brighton está ativo no mercado e já fez contato para iniciar negociações para ter um jogador que é monitorado por Chelsea e Liverpool nos últimos meses. A disputa ainda está aberta.

Trata-se de Crysencio Summerville, do Leeds United. O ponta de 22 anos tem contrato com os Whites até o final de junho de 2026, mas atrai vários clubes europeus.

O que pesa para o Brighton, Chelsea e Liverpool é o fato do Leeds não ter conseguido o acesso à Premier League na última temporada, tendo perdido a final dos playoffs para o Southampton pelo placar mínimo no Estádio Wembley.

Summerville foi o terceiro artilheiro da Championship em 2023/24, com 19 gols. O alvo do Brighton também foi, contando todos da competição, segundo números da plataforma de estatísticas Sofascore:

  • 3º em participações em gols: 28
  • 3º em assistências esperadas (assistidas) – 12,53 (9)
  • 2º em pênaltis sofridos: 3

Carreira do alvo de Brighton, Chelsea e Liverpool

Crysencio Summerville comemora gol pelo Leeds
Crysencio Summerville comemora gol pelo Leeds (Foto: Icon Sport)

Nascido em Rotterdam, Summerville começou sua carreira nas categorias de base do Feyenoord em 2008. Ele chegou ao time principal só 10 anos depois e passou por dois empréstimos: FC Dordrecht (2018/19) e ADO Den Haag (2019/20).

Ele retornou ao Feyenoord no final de seu período de empréstimo antes da temporada 2020-21, mas recusou uma nova oferta extensão de contrato no Feyenoord.

Assim, em setembro de 2020, Summerville foi para o Leeds. Sua estreia pelo time principal do clube inglês foi um ano depois, contra o Newcastle, em um jogo da Premier League. O jovem holandês substituiu Raphinha na metade do segundo tempo.

Números de Summerville pelo Leeds

  • 25 gols
  • 12 assistências
  • 89 jogos

Nascido na Holanda, Summerville é descendente de surinameses. Ele venceu o Campeonato Europeu Sub-17 da Uefa de 2018 com a seleção holandesa de futebol, marcando um gol no jogo da fase de grupos contra a Alemanha e aparecendo como reserva na final contra a Itália.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.