‘Projeto agradou, mas não era 1ª opção dele’: como Marcos Leonardo foi alvo de um 5º clube da Premier League

7 minutos de leitura

Por Bruno Lima e Diogo Magri

Marcos Leonardo, do Santos, foi um dos nomes do futebol brasileiro mais falados na última janela de transferências. Na semana passada, a imprensa europeia repercutiu que mais um clube da Premier League estaria interessado em contratar a promessa.

O site “90min” divulgou que o atacante de 20 anos está na mira do Brentford. A equipe vai buscar um substituto para o artilheiro Ivan Toney, que deve sair em janeiro de 2024 — quando abre a próxima janela e acaba a suspensão do atacante por envolvimento com apostas esportivas.

Os Bees foram só os últimos interessados em Marcos Leonardo. Ao longo da última janela de transferências, surgiram notícias sobre possíveis transferências para West HamNottingham ForestChelsea — fora outros times do futebol europeu, como Lazio e Roma.

Exclusivo: Brighton procurou Marcos Leonardo

Além do quarteto citado, a PL Brasil apurou que um 5º clube da primeira divisão inglesa manifestou interesse no jovem atacante. Trata-se do Brighton, treinado por Roberto De Zerbi e sensação das temporadas recentes (foi 6º colocado em 2022/23 e, na atual temporada, é o 3º).

Pessoas ligadas à carreira de Marcos Leonardo confirmaram à reportagem que o time do sul da Inglaterra agrada como destino pela forma que trata jovens jogadores, pelo hábito de apostar em sul-americanos e pela postura em campo, por ser uma equipe que propõe jogo.

No entanto, a PL Brasil também ouviu que o Brighton não é a primeira opção do centroavante e que a procura não foi recente. Em maio, os Seagulls fecharam com o atacante João Pedro, por 34,2 milhões de euros, a contratação mais cara da história do clube.

João Pedro tem características parecidas com Marcos Leonardo, tanto pela idade, nacionalidade e características em campo. A diferença é que o ex-Fluminense tem a seu favor a experiência de estar há três anos no futebol inglês.

O Brighton de fato chama a atenção pelo estilo de jogo propositivo, apelidado de “De Zerbismo” pela influência que o treinador italiano está tendo sobre os fãs de futebol. E o clube também tem a fama de apostar em jovens sul-americanos.

Atualmente, são cinco no elenco principal, nenhum acima de 25 anos. Na última janela, os Seagulls ainda faturaram mais de 150 milhões de euros com as vendas do argentino Alexis MacAllister e do equatoriano Moises Caicedo para Liverpool e Chelsea, respectivamente.

A PL Brasil também confirmou que o Brentford procurou Marcos Leonardo por mais de uma vez, como repercutido na imprensa inglesa, mas as negociações não avançaram.

O entorno do jogador entende que os Bees são uma opção numa prateleira abaixo do Brighton, que joga a Liga Europa na atual temporada.

Santos não quis vender a promessa

Apesar do grande interesse, o atacante segue na Vila Belmiro pelo menos até o final do ano. O Santos não aceitou as propostas que chegaram pelo jogador por conta da pressão pelo mau desempenho no Brasileirão e do dinheiro levantado pelas vendas de Ângelo Gabriel e Deivid Washington ao Chelsea — por 15 e 16 milhões de euros, respectivamente.

A apuração da “Trivela” mostrou que Marcos Leonardo estava disposto a deixar o Peixe na última janela e se sentiu decepcionado pelas negociações não terem avançado.

A PL Brasil ouviu no mês passado de fontes ligadas a um clube da Premier League que o atacante é observado pelo  Forest e outros times da ligamas ainda desperta algumas ressalvas referentes às demandas técnicas, táticas e físicas do estilo de jogo da elite inglesa.

Marcos Leonardo está na quarta temporada como profissional. Em 2023, até o momento, são 17 gols e quatro assistências em 36 jogos com a camisa do Santos.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]