A Premier League vem crescendo a cada temporada, consolidando como a principal competição de futebol do mundo, com grandes times disputando o título, grandes investimentos na contratação de jogadores e consequentemente, atraindo a atenção dos torcedores.
O crescimento da Premier League também chama a atenção de outras empresas, que estudam algumas formas para investir na competição, como os direitos de transmissão da liga, que ganhou novo candidato na disputa pela exclusividade do torneio.
Briga pelos direitos de transmissão da Premier League ganha novo candidato
O futebol é o principal esporte do planeta, atraindo a atenção de milhões de pessoas em diferentes países. Com o avanço da tecnologia, os torcedores ganharam a oportunidade de assistir os campeonatos de diferentes locais, acompanhando os melhores jogadores da atualidade e os melhores times.
Nas competições nacionais, a Premier League é considerada a principal. A competição da Inglaterra conta com crescimento no investimento na contratação de diversos jogadores, chamando a atenção de mais torcedores e aumentando o nível de competitividade, com muitos clubes disputando o título ou uma vaga nos campeonatos continentais.
Desde 1992, a Sky Sports possuí os direitos de transmissão Premier League ao lado da BT Sport e Prime Video, da Amazon. O contrato entre a competição e as três empresas expira em 2025, mas devem ganhar a concorrência da Apple.
Segundo o portal de notícias britânico Daily Mail, o processo de licitação para adquirir os direitos de transmissão, começará ainda em 2023 e a empresa de tecnologia americana está preparando uma oferta para levar a Premier League para o serviço da Apple TV.
A Apple vem demonstrando interesse na área esportiva e busca ampliar a cobertura das transmissões de jogo ao vivo. Recentemente, fechou o contrato de dez anos para a transmissão da Major League Soccer, a MLS, principal competição de futebol dos Estados Unidos e Canadá.
Inicialmente, a ideia da Apple é adquirir os direitos de transmissão da Premier League apenas no Reino Unido. No entanto, não descarta negociar valores e fazer uma proposta pelas transmissões globais da competição.
No entanto, a empresa precisará investir nos serviços da Apple TV, atraindo os torcedores para atingir o número mínimo para garantir o retorno financeiro. Além disso, os direitos de transmissão da Premier League impedem que apenas uma empresa adquira os direitos de transmissão das partidas.
A briga pelos direitos de transmissão agrada os proprietários dos clubes da Premier League, com o valor que os times recebem pelas taxas dos direitos de transmissão aumentando. Atualmente, o valor é de 5,1 bilhões de libras, mas poderá aumentar com a Apple demonstrando interesse na competição.
Gigante no segmento de tecnologia, a Apple parece estar interessada em expandir os negócios. A empresa demonstrou interesse em adquirir os direitos de transmissão da Premier League para concorrer com serviços de streaming como Prime Video e Sky Sports. pic.twitter.com/dQEXbqdD98
— País do Futebol ( de 🏡) (@futebol_pais) January 17, 2023