Brian Clough e a rivalidade entre Nottingham Forest e Derby County

O lendário técnico inglês Brian Clough foi o responsável por intensificar a rivaliadade que já existia entre Derby County e Nottingham Forest

0
290
derby county nottingham forest
Michael Regan/Getty Images

O lendário treinador Brian Clough, ao escrever sua história no futebol mundial, ajudou a intensificar uma rivalidade na região de East Midlands: Derby County x Nottingham Forest

Separadas por apenas 24 quilômetros, as cidades de Derby e Nottingham são sedes de tradicionais equipes, Derby e Forest, clubes que desde o século retrasado protagonizam uma intensa disputa.

No entanto, mesmo com tantos anos de rivalidade, foi durante a década de 1970 que os ânimos entre os clubes se exaltaram e a importância em sair vitorioso do duelo se intensificou ainda mais. Tudo isso por conta do trabalho feito por Clough em ambas as equipes.

Os anos em Derby

derby county nottingham forest
Michael Regan/Getty Images

Os anos de ouro do Derby se deram entre 1969 e 1975, período em que, sob o comando do treinador, conquistou o acesso à elite inglesa, além do título inglês na temporada 1971/1972.

Dessa forma, o trabalho desenvolvido por Clough e seu assistente Pete Taylor recebe homenagens até hoje pelo clube e pelos torcedores do Rams. Prova disso é a estátua de ambos, localizada nos arredores do Pride Park.

No entanto, após conduzir o Derby County das últimas posições da Segunda Divisão até a conquista da elite da Inglaterra, Clough acabou demitido do clube após atritos com a diretoria, protagonizando posteriormente uma turbulenta e curta passagem de 44 dias pelo Leeds United.

Após isso, em 1975, ele chegava para comandar a outra equipe de East Midlands.

Leia mais: Entenda por que o Project Big Picture não foi aprovado

O auge no comando do Forest

Nathan Stirk/Getty Images

Com o técnico à frente de seu comando, o Forest viveu o ápice de sua história, sagrando-se campeão inglês na temporada 1977/1978. No entanto, além das conquistas no âmbito nacional, o Forest também foi vencedor no cenário continental.

O clube fez história ao vencer por dois anos consecutivos a Copa dos Campeões, a atual Champions League. Os títulos alcançados nas temporadas 1978/1979 e 1979/1980 tornam o Forest o último clube inglês a conquistar a competição de forma consecutiva.

O treinador permaneceu no Forest durante 18 anos, tendo encerrado ali sua vitoriosa carreira em 1993, sendo esse um período mais do que suficiente para também escrever a sua história no grande rival do Derby.

O respeito e a admiração da cidade de Nottingham com Clough foi tanto que, a exemplo do que ocorrera em Derby, uma estátua do lendário técnico também foi erguida na cidade.

Em 2004, Brian Clough faleceu, aos 69 anos, em decorrência de um câncer no estômago, trazendo grande comoção ao mundo do futebol.

Leia mais: O último título do Everton: a Copa da Inglaterra 1994/1995

Troféu em Derby x Forest e homenagem a Clough

Em 2007, como forma de homenagear o vitorioso técnico, Rams e Forest criaram um troféu que leva o seu nome. Nascia assim o Brian Clough Trophy.

Com isso, a cada encontro entre as equipes, a taça com o nome do treinador está em jogo. O primeiro jogo entre os clubes valendo o novo troféu ocorreu em 31 de julho de 2007, no Pride Park.

Além da partida em si, o evento também serviu para arrecadar a importância de 100 mil libras para instituições de caridade da região de East Midlands. A iniciativa dos clubes teve aprovação pela viúva de Brian, Barbara Clough:

“É brilhante aproveitar a rivalidade saudável de ambos os grupos de torcedores em uma ocasião que beneficia instituições de caridade locais.”

Em campo, a vitória por 2 a 0 garantiu ao Derby o direito de manter o troféu até o próximo encontro com o Forest. O Nottingham Forest teve a satisfação de ficar com o troféu no encontro entre as equipes ocorrido em 29 de agosto de 2009.

Naquela oportunidade, o Forest saiu de campo com a vitória por 3 a 2, e capitão do time, Paul McKenna, garantiu que o troféu ficasse no City Ground.

Histórico de confrontos

Até o momento, ocorreram 28 partidas valendo o troféu. O Derby County ficou com a taça em 18 oportunidades (11 vitórias), enquanto o Forest levou a melhor em 10 jogos (nove vitórias). Nos jogos em que houve empates (oito), ficou decidido que o último vencedor do confronto permaneceria com o prêmio.

O último encontro entre as equipes ocorreu em 4 de julho de 2020 e terminou empatado em 1 a 1. Porém, graças a vitória no encontro anterior por 1 a 0, o Forest ganhou o direito de permanecer com o Brian Clough Trophy pelo quarto confronto consecutivo.

A nova chance do Derby County reaver a taça será no duelo contra o Nottingham Forest válido pela sétima rodada da Championship, nesta sexta-feira.