Analisamos todos os brasileiros que jogaram no Arsenal

O primeiro brasileiro campeão da Premier League jogou pelo Arsenal

brasileiros que jogaram no arsenal

Os principais times da Premier League hoje possuem brasileiros em seu elenco, com exceção do Arsenal. Ao longo de sua história, o clube teve nove jogadores brasileiros, sendo Gilberto Silva e Edu os que fizeram mais sucesso.

Vamos relembrar todos os jogadores brasileiros que passaram pelo Arsenal

André Santos

O lateral esquerdo com passagens pela seleção brasileira reforçou o Arsenal em agosto de 2011. O jogador, que estava na Turquia, estreou com derrota por 4 a 3 para o Blackburn.

Sua passagem ficou marcada pelas lesões e disputou apenas 35 jogos pelo time londrino, anotando 4 gols e não conquistou nenhum título.

entrevista André Santos
Troca de camisas não foi bem vista no Arsenal (Credit: Ian Holloway)

O jogador também ficou marcado negativamente pela torcida ao trocar de camisas com o amigo e ex-companheiro Robin Van Persie no clássico diante do Manchester United.

Durante o período, foi emprestado ao Grêmio em 2013. Não deixou saudades na torcida. Atualmente atua no Figueirense, na série B do Campeonato Brasileiro.

Confira nossa entrevista exclusiva com André Santos: ‘Wenger me surpreendeu positivamente no Arsenal’

Goal.com
Denilson Arsenal

Denilson

Revelado na base do São Paulo, o volante foi contratado em agosto de 2006 por 3,5 milhões de libras.

Ficou duas temporadas como opção no banco de reservas até virar substituto do também brasileiro Gilberto Silva e do francês Mathieu Flamini, que deixaram o clube.

Porém foi mais um dos jogadores que sofreu com as lesões nos Gunners e, de 2006 a 2011, participou de 153 partidas anotando 11 gols. Em 2011, foi emprestado ao São Paulo e por lá acabou ficando até o final de seu contrato. Atualmente defende o Botafogo de Ribeirão Preto.

Edu 

interview with edu

O volante foi o jogador brasileiro que mais conquistou títulos pelo clube londrino (sete). Revelado pelo Corinthians e com passagens pela Seleção, o meio-campista reforçou os Gunners em janeiro de 2001 por 6 milhões de libras.

Edu foi o primeiro brasileiro a ser campeão da Premier League, na temporada 2001/2002. Ganhou a liga novamente na temporada 2003/2004, Copa da Inglaterra em 2002, 2003 e 2005, Supercopa da Inglaterra em 2002 e 2004.

Na temporada 2003/2004, era reserva do melhor time da história do Arsenal. Nessa época foi companheiro de Gilberto Silva, que era titular no meio-campo.

Ao todo, foram 127 jogos e 15 gols pelo clube londrino. Após o término do contrato em 2009, optou por mudar de clube e acertou com o Valencia, da Espanha. Atualmente é coordenador técnico da seleção brasileira.

Leia nossa entrevista com Edu Gaspar: como o meia superou dramas para vencer no Arsenal

Gabriel Paulista

O zagueiro iniciou a carreira no Taboão da Serra, clube da região metropolitana de São Paulo, e logo foi para o Vitória, clube no qual virou profissional. Em agosto de 2013, se mudou para o Villarreal.

Suas atuações pelo clube espanhol chamaram a atenção de Arsène Wenger que, em 2015, fechou sua contratação, em uma negociação que envolveu a ida do atacante Joel Campbell ao clube espanhol.

O zagueiro nunca conseguiu muito destaque no clube londrino, e era mais utilizado nas copas ou em jogos em que um dos titulares estavam lesionados. Em 2015, antes de deixar a equipe, foi convocado pelo então técnico Dunga para a seleção brasileira.

O brasileiro disputou 64 jogos e anotou 1 gol. Conquistou ainda 4 títulos: duas Copas da Inglaterra 20014/20015 e 2016/2017 e duas Supercopas da Inglaterra em 2015 e 2017.

Gilberto Silva

Gilberto Silva Wenger

O volante brasileiro iniciou sua carreira no América Mineiro em 1997. Em 2000, se transferiu para o Atlético Mineiro, e ganhou visibilidade, sendo convocado para a Copa do Mundo de 2002.

Em agosto de 2002, o Arsenal pagou cerca de 4,5 milhões de libras pelo jogador. Logo no início, já virou titular na equipe de Wenger. Posteriormente, o volante chegou inclusive a ser o cobrador de pênaltis da equipe.

Ao fim do ano, o Arsenal conquistou a PL de maneira invicta (Foto: Reprodução/Arsenal FC)

Fez parte do melhor time da história do Arsenal.

Com 245 jogos, foi o brasileiro que mais jogou pelos Gunners. Anotou 24 gols e conquistou 5 títulos: Premier League 2003/2004; Copa da Inglaterra em 2003 e 2005; Supercopa da Inglaterra em 2002 e 2004.

Após ir para o banco de reservas na temporada 2007/2008 o jogador se transferiu para o Panathinaikos. Se aposentou do futebol em 2015.

(Foto: Reprodução/Site oficial/Arsenal)

Juan

O lateral esquerdo revelado no São Paulo se destacou no clube paulista e foi contratado pelos Gunners em 2001.

Após duas temporadas e poucas chances na equipe, e apenas duas partidas, foi emprestado em 2003/2004 para o Millwall, onde também não teve sucesso.

Apesar do pouco tempo no clube, Juan fez parte do elenco campeão da Copa da Inglaterra em 2002. Em 2003, retornou ao Brasil para atuar no Fluminense.

Júlio Baptista

Formado nas categorias de base do São Paulo, começou atuando como volante no time paulista e depois virou meia-atacante. Se destacou e foi cedo para a Europa, para o Sevilla, da Espanha, marcou muitos gols e ficou conhecido como “La Bestia”.

De lá foi para o Real Madrid, que o emprestou para o Arsenal na temporada 2006/2007. Seu destaque? A sua atuação na semifinal da Copa da Liga Inglesa, anotando 4 gols na vitória por 6 a 3 contra o Liverpool em Anfield.

Arsenal's Julio Baptista celebrates his goal as Liverpool's Stephen Warnock and Gabriel Paletta stand dejected

Ao todo, foram 35 partidas e 10 gols anotados. Terminou como artilheiro da Copa da Liga Inglesa com 6 gols anotados. Atualmente defende o CFR Cluj, da Romênia.

Sporting-heroes.net
SYLVINHO

Sylvinho

O lateral iniciou na base do Corinthians e, logo após ser campeão paulista em 1999, foi vendido ao Arsenal por 4 milhões de libras. Atuou em 86 jogos, com 8 gols.

O jogador fez parte da equipe vice-campeã da Copa da Uefa na temporada 1999/2000. Pelos Gunners, ganhou a taça da Supercopa da Inglaterra de 1999.

Saiu do Arsenal na temporada 2001/2002 rumo ao Celta de Vigo. Atuou ainda pelo Manchester City. Atualmente é técnico de futebol, mas está sem clube.

David Luiz

O zagueiro trocou o Chelsea pelo Arsenal em 2019 e é um dos jogadores brasileiros com mais partidas na era Premier League. Já ganhou duas taças pelo Arsenal.

Martinelli

A joia se destacou no Ituano, de São Paulo. Ele surpreendeu na sua primeira temporada pelo Arsenal.

Willian

Um dos principais brasileiros da era Premier League, o brasileiro Willian deixou o Chelsea e se transferiu para o Arsenal, sem custos. O jogador assinou por três temporadas com os Gunners.

Gabriel Magalhães

Revelado pelo Avaí, Gabriel Magalhães é um dos vários jogadores brasileiros que assinaram pelo Arsenal. Destaque no Lille, o defensor de 22 anos assinou por cinco temporadas.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube