A Premier League é considerada uma das principais competições nacionais e reúne grandes estrelas do futebol mundial. Os clubes buscam o protagonismo nos torneios e investem na contratação ou na formação de muitos atletas.
O Observatório do Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos do Esporte) analisou diferentes estatísticas para calcular quanto vale cada atleta, levando em conta aqueles que possuem pelo menos mais três anos de contrato com o clube.
A organização listou os mais valiosos e o destaque vai para a Premier League, com cinco jogadores entre os dez primeiros, além de três brasileiros.
Vinicius Junior e Erling Haaland dividem a liderança entre os jogadores mais valiosos. Segundo o CIES, o atacante do Real Madrid e o jogador do Manchester City são avaliados em 218 milhões de libras.
Os 10 jogadores mais valiosos do mundo
- Vinicius Junior – 218 milhões de libras
- Erling Haaland – 218 milhões de libras
- Jude Bellingham – 175 milhões de libras
- Rodrygo – 175 milhões de libras
- Bukayo Saka – 175 milhões de libras
- Kylian Mbappé – 175 milhões de libras
- Gavi – 130 milhões de libras
- Phil Foden – 130 milhões de libras
- Jamall Musiala – 130 milhões de libras
- Julian Alvarez – 130 milhões de libras
- Gabriel Martinelli – 130 milhões de libras
Os números dos dois jogadores são espetaculares, justificando a liderança na lista. Vinicius é um dos protagonistas do clube espanhol e encerrou a temporada 2022/23 com 23 gols marcados, além de 21 assistências. Enquanto Haaland tem uma marca impressionante de 69 gols em 71 jogos pelos Citizens.
Depois dos atacantes, quatro jogadores dividem o terceiro lugar e avaliados em 175 milhões de libras. Rodrygo, que marcou cinco gols e deu sete assistências na atual temporada, aparece ao lado do companheiro de equipe Jude Bellingham, que balançou as redes em 13 oportunidades nos primeiros 14 jogos pelo clube espanhol. Kylian Mbappé e Bukayo Saka, que renovou o vínculo com o Arsenal e tem um dos maiores salários dos Gunners, completam o pódio.
A lista de atletas mais valiosos fecha com cinco jogadores dividindo o sétimo lugar e avaliados em 130 milhões de libras, sendo três da Premier League. Phil Foden e Julian Álvarez são duas peças essenciais para Pep Guardiola no Manchester City.
Outro brasileiro da lista é Gabriel Martinelli, que foi contrato por seis milhões de libras do Ituano e é um dos atacantes que mais valorizaram no futebol depois das ótimas atuações com o Arsenal. Gavi, do Barcelona, e Jamal Musiala, do Bayern de Munique, fecham o ranking.