Brasileiros do Newcastle somem, Trippier falha e Everton respira fora do Z3

4 minutos de leitura

O Newcastle perdeu para o Everton por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), em partida válida pela 15ª rodada da Premier League 2023/24. Os gols no Goodison Park foram marcado por Dwight McNeil, Doucouré e Beto. Esta foi apenas a segunda vitória dos Toffees em casa nesta edição do torneio, tirando o time da zona de rebaixamento desde a punição que retirou 10 pontos do clube.

Newcastle com boas chances, mas pressionado

Apesar de o Newcastle ter chegado na partida como franco favorito, os Magpies não tiveram vida fácil no primeiro tempo. Mesmo com maior posse de bola, o Everton conseguiu ter boas sequências de pressão no campo adversário e foi superior em finalizações (13 a 5) e desarmes (12 a 1).

As grandes chances do Newcastle na primeira etapa nasceram pelo lado direito do campo, com a articulação de Kieran Trippier entre a defesa e ataque. A melhor oportunidade aconteceu aos 35 minutos, com um cabeceio de Isak que saiu à direita do gol, com Pickford chegando atrasado.

Já a melhor oportunidade dos Toffees aconteceu aos 38 minutos, após um momento de pressão na área dos Magpies. A bola sobrou para Calvert-Lewin, que estava de cara para o gol, mas o camisa 9 isolou a bola.

Newcastle domina jogo, mas Trippier ‘vacila' e cede derrota

O Newcastle voltou outro time para a segunda etapa. A equipe visitante passou a usar a superioridade na posse de bola ao seu favor e pisar mais na área, criando oportunidades com Isak e Gordon. A dupla deu muito trabalho para a defesa dos Toffees.

Porém, aquele que era o melhor jogador dos Magpies até então, acabou falhando duas vezes — erros que se tornaram fatais. O lateral-direito acabou “bobeando” aos 34 e aos 41 minutos.

O Everton, que já vinha realizando desarmes desde o início do jogo com propriedade, desta vez não perdeu as oportunidades. McNeil marcou um golaço de fora da área para abrir o placar e Doucouré recebeu a bola do camisa 7 para ampliar.

Nos acréscimos, Beto, que saiu do banco no segundo tempo, ainda marcou o terceiro gol do Everton — seu primeiro na Premier League.

Como foram os brasileiros em Everton x Newcastle

Bruno Guimarães – 6,0

Junto com Trippier, os nomes do Newcastle no jogo foram Isak e Gordon, que ajudaram a mudar o jogo no segundo tempo. Bruno Guimarães fez uma partida mediana, sem grandes contribuições no meio campo dos Magpies. De acordo com “Sofascore”, o brasileiro acertou 79% dos passes, venceu quatro de seis duelos, realizou dois cortes e dois desarmes e perdeu a bola 15 vezes.

Joellinton – 6,5

Joellinton teve uma atuação um pouco melhor que a de seu compatriota, ajudando na criação de jogadas de ataque. Segundo “Sofascore”, o camisa 7 acertou 88% dos passes, sendo dois deles decisivos.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.