Os 10 brasileiros mais jovens a estrear na Premier League

Rafael, ex-Manchester United, foi o mais novo a entrar em campo

Os 10 brasileiros mais jovens a estrear na Premier League
JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images

Quatro brasileiros fizeram suas estreias na Premier League nesta temporada, dentre eles Gabriel Martinelli, no Arsenal, Joelinton, no Newcastle, além de Douglas Luiz e Wesley, no Aston Villa. Vestindo a camisa dos Gunners, Martinelli se tornou o segundo brasileiro mais jovem a estrear na Premier League. A PL Brasil listou abaixo os brasileiros mais jovens a fazer sua estreia na nova era do Campeonato Inglês.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • TENTAMOS DESENHAR 5 ESCUDOS DA PL NO PAINT

Os 10 brasileiros mais jovens a estrear na Premier League

Rafael da Silva (Manchester United, estreia aos 18 anos, 1 mês, 8 dias);

Manchester United Rafael Alex Livesey Collection Getty Images Sport
Alex Livesey Collection Getty Images Sport

Destaques da base do Fluminense, os gêmeos Rafael e Fábio criaram rebuliço no futebol brasileiro quando um acordo pela contratação da dupla entre o clube carioca e o Manchester United foi anunciado.

Rafael é o brasileiro mais jovem a estrear na Premier League, quando substituiu Fraizer Campbell no empate por 1 a 1 com o Newcastle.

Entre 2008 e 2015, Rafael atuou em 170 partidas pelo Manchester United e conquistou oito títulos: Campeonato Inglês (3), Copa da Inglaterra, Supercopa da Inglaterra e Mundial de Clubes.

Leia mais: Peaky Blinders: as ligações entre a série e o futebol britânico

Gabriel Martinelli (Arsenal, estreia aos 18 anos, 1 mês, 24 dias);

Gabriel Martinelli Arsenal Dan Istitene Collection Getty Images Sport
Dan Istitene Collection Getty Images Sport

Cria do Ituano, a sensação Gabriel Martinelli mal chegou na Inglaterra e já está deixando sua marca. Com rápida adaptação, ganhou vaga no elenco e tem ganhado oportunidades em especiais nas copas domésticas e na Europa League.

No dia 11 de agosto, fez sua estreia na Premier League ao entrar no fim do jogo da vitória do Arsenal sobre o Newcastle por 1 a 0.

Denílson (Arsenal, estreia aos 18 anos, 10 meses, 14 dias);

Denilson Bendtner Fabregas Arsenal Glyn Kirk Collection AFP
Glyn Kirk Collection AFP

De um clube grande para outro. O volante Denilson deixou a base do São Paulo em 2005 para assinar contrato com o Arsenal. Entre 2006 e 2011, atuou em 152 jogos pelos Gunners, mas não conquistou títulos.

Lucas Piazon (Chelsea, estreia aos 18 anos, 11 meses, 3 dias);

Lucas Piazon Chelsea Julian Finney Collection Getty Images Sport-min
Julian Finney Collection Getty Images Sport

Outra joia do São Paulo que saiu cedo para a Europa, Lucas Piazon nunca conseguiu muitas chances nos profissionais do Chelsea. Em sete anos, sete empréstimos.

Seu primeiro jogo na Premier League acabou sendo o único de sua carreira. No massacre do Chelsea por 8 a 0 sobre o Aston Villa em 2012, ele entrou na partida, mas perdeu um pênalti.

Fábio da Silva (Manchester United, estreia aos 19 anos, 1 mês, 7 dias);

Rafael e Fábio Manchester United brasileiros mais jovens Paul Ellis Collection AFP-min
Paul Ellis Collection AFP

Fábio fez sua estreia na Premier League um ano depois que seu irmão Rafael. Com a briga difícil pela titularidade na lateral esquerda devido à presença de Patrice Evra, teve pouco espaço no Manchester United e acabou deixando o clube cedo.

Em 80 jogos pela Premier League, também atuou por Queens Park Rangers, Middlesbrough e Cardiff City.

Andreas Pereira (Manchester United, estreia as 19 anos, 2 meses, 11 dias);

Andreas Pereira Manchester United jovens e baratos Fifa 20 Paul Kane Collection Getty Images Sport
(Credit Paul Kane Collection Getty Images Sport)

Filho de pais brasileiros, Andreas Pereira nasceu em Duffel, na Bélgica, quando o pai, o ex-jogador Marcos Pereira, atuava pelo KV Mechelen.

Fez parte da base do PSV e também do Manchester United. Em 15 de março de 2015, o meia estreou na Premier League na vitória dos Red Devils por 3 a 0 sobre o Tottenham.

Anderson (Manchester United, estreia aos 19 anos, 4 meses, 19 dias);

Anderson Manchester United Clive Mason Collection Getty Images Sport-min
Clive Mason Collection Getty Images Sport

Revelado no Grêmio, Anderson acertou com o Manchester United em 2007 e era esperança de renovação do meio-campo da equipe.

O meia precisou esperar receber o visto de trabalho e fez sua estreia em setembro na vitória por 1 a 0 sobre o Sunderland, sendo substituído no intervalo. É um dos brasileiros mais vitoriosos do futebol inglês.

São quatro títulos da Premier League, um da Copa da Liga Inglesa, dois da Supercopa da Inglaterra, um da Champions League, e um do Mundial de clubes.

Rodrigo Possebon (Manchester United, estreia aos 19 anos, 6 meses, 4 dias);

ANDREW YATES Collection AFP
ANDREW YATES Collection AFP

Rodrigo Possebon é, provavelmente, o nome menos conhecido da lista. Cria do Internacional, deixou o Colorado para reforçar o Manchester United.

No dia 17 de agosto de 2008, fez sua estreia na Premier League, substituindo o ídolo Ryan Giggs no empate com o Newcastle em 1 a 1. O brasileiro faria mais duas partidas com a camisa dos Red Devils e deixaria o clube em 2010 sem muito prestígio.

Kenedy (Chelsea, estreia aos 19 anos, 6 meses, 21 dias);

Kenedy Chelsea Christopher Lee Collection Getty Images Sport
Christopher Lee Collection Getty Images Sport

O mineiro de Santa Rita do Sapucaí foi vendido pelo Fluminense ao Chelsea em 2015. Ele fez sua estreia na Premier League na derrota dos Blues para o Crystal Palace por 2 a 1 e é um dos brasileiros mais jovens a entrar em campo no futebol inglês.

Kenedy foi duas vezes emprestado ao Newcastle e, nesta temporada, está cedido ao Getafe.

Gabriel Jesus (Manchester City, estreia aos 19 anos, 9 meses, 18 dias)

JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images

Destaque da base do Palmeiras, Gabriel Jesus foi contratado pelo Manchester City em 2016 e fez sua estreia na Premier League em 21 de janeiro de 2017 no empate com o Tottenham em 2 a 2.

O jovem atacante já tem oito títulos conquistados nos Citizens: Premier League (2), Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa (3) e Supercopa da Inglaterra (2).