O que esperar dos brasileiros da Premier League nesta temporada?

Muitos desses atletas serão fundamentais no novo ciclo da Seleção

0
120
brasileiros da premier league

Dentre as grandes novidades que a Premier League trouxe nesta edição, a PL Brasil destaca uma: o número recorde de brasileiros. A temporada recordista era a 2008-2009, que contava com 19 atletas brazucas. Hoje, esse número cresceu para 20 e a tendência é aumentar cada vez mais nos próximos anos.

Foram 7 brasileiros contratados na última janela de transferências: O goleiro Alisson, os meio-campistas Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Felipe Anderson (West Ham), além do lateral Bernardo (Brighton) e dos atacantes Léo Bonatini (Wolverhampton) e Bernard (Everton).

Com tantos brasileiros na Premier League e podendo fazer parte do novo ciclo da Seleção, o PL Brasil traz uma análise e faz uma projeção da temporada desses atletas.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

Brasileiros da Premier League: goleiros

alisson
Investimento alto em Alisson mostra ambição do Liverpool
Alisson

Após uma temporada espetacular na Roma, o goleiro titular da Seleção chega para solucionar de vez o problema do Liverpool.

Além de fazer muito bem o papel tradicional do camisa 1, Alisson também é um atleta que tem qualidades em seus lançamentos, inclusive com os pés.

Isso é de extrema importância nas equipes comandadas por Jürgen Klopp, pois seus times jogam com uma linha defensiva alta e é necessário um goleiro com essas habilidades.

Esses fatores e a necessidade dos Reds em contratarem um camisa 1 de alto nível, fizeram Alisson ser o segundo goleiro mais caro da história.

Ederson
Foto: Divulgação/Manchester City

Houve críticas a Pep Guardiola por ter desembolsado 34,7 milhões de libras por Ederson na última temporada, mas o tempo provou que o preço foi irrisório.

A adaptação do goleiro no Manchester City foi acima do esperado e ele foi peça-chave na conquistas irretocáveis da Premier League e da Copa da Liga Inglesa.

Ederson hoje é fundamental no esquadrão do City e é um dos melhores goleiros do mundo. Também é importante destacar que, assim como Alisson, tem facilidade nos lançamentos e ajuda demais a equipe de Guardiola.

Gomes
Exclusive interview with Richarlison
Gomes is Richarlison's best friend (Daily Star)

Titular por várias temporadas, o experiente goleiro do Watford vem perdendo espaço desde janeiro, com a mudança no comando técnico do clube, quando Marco Silva foi demitido e Javi Gracia assumiu.

Com a chegada de Ben Foster, a tendência é que Gomes continue na reserva, tendo em vista que o goleiro inglês chegou com status de titular absoluto.

Mas ainda é possível que o ídolo recente dos Hornets tenha chances nas copas, pois há um rodízio muito grande feito pelos treinadores.

Brasileiros da Premier League: laterais

Danilo

brasileiros na Premier League

Buscando uma regularidade que foi vista há algumas temporadas no Porto, o lateral direito do Manchester City ainda não é um jogador consolidado.

Danilo atualmente é reserva de Kyle Walker, mas, quando acionado, oscila demais em seu desempenho – principalmente quando joga em outras funções – .

O brasileiro está em recuperação após a lesão que sofreu na Copa e isso deve prejudicá-lo, pois vai voltar com a temporada em andamento e abaixo técnica e fisicamente.

Bernardo
O lateral brasileiro Bernardo pode ser peça-fundamental para permanência do Brighton (Reprodução/Brighton)

Após se destacar no RB Leipizig, da Alemanha, o Brighton pagou 9 milhões de libras pelo jovem lateral esquerdo de muito potencial.

A carta na manga de Bernardo para conquistar uma vaga entre os titulares é: versatilidade. Isso porque o jovem brasileiro atua nas duas laterais.

É necessário ressaltar que a adaptação a Premier League demora alguns jogos e é importante paciência com Bernardo, que já demonstrou ter grande potencial.

Brasileiros da Premier League: zagueiros

David Luiz

O zagueiro brasileiro sofreu um baque na última temporada. Motivos: lesões e desentendimentos com o ex-técnico do Chelsea, Antonio Conte.

David Luiz já mostrou ser um dos melhores zagueiros na PL, vide a temporada 2016-2017, na qual os Blues foram campeões e ele foi um dos melhores da competição.

Com a chegada do técnico Maurizio Sarri, o brasileiro já recuperou seu espaço e vem sendo muito elogiado pelo comandante italiano.

Brasileiros da Premier League: meio-campistas

Fernandinho
O meio campista brasileiro é titular absoluto no esquema de Guardiola (Foto: Getty Images)

Definido como responsável pela eliminação do Brasil na Copa, ao marcar um gol contra, o volante segue sendo peça-chave no Manchester City.

O brasileiro, na última temporada, foi o melhor em sua posição na última temporada, sendo crucial na transição entre defesa e meio-campo na equipe de Guardiola.

Fernandinho já é um atleta consolidado e é amado pelos Citizens. De quebra, ainda é o capitão da equipe, se tornado assim a liderança do elenco.

Fabinho

melhores volantes

Chegando com a missão de aumentar a qualidade do meio-campo, Fabinho irá passar por um período de adaptação.

Isso porque ele precisa aprender algo crucial nas equipes de Jürgen Klopp: intensidade. É inegável o seu talento, mas é preciso desenvolver essa habilidade para poder atuar regularmente.

É importante lembrar que na temporada passada Klopp usou o mesmo critério com Oxlade Chamberlain e Andrew Robertson, que não estavam acostumados com esse estilo de jogo.

Resultado: foram dois dos grandes destaque do Liverpool na última temporada.

Fred

fred no united

Elogiado pela imprensa inglesa na pré-temporada, chega com a missão de oferecer algo novo a um setor pragmático do Manchester United.

Fred foi contratado para assumir de vez essa terceira vaga existente no meio-campo, tendo em vista que Nemanja Matic e Paul Pogba são titulares absolutos.

Ele vem de uma liga de nível técnico bem inferior e, assim como Fabinho, é preciso de calma nos primeiros jogos. Mas uma coisa é certa: tem potencial para fazer a meiuca do United funcionar.

Andreas Pereira

Após ser emprestado por algumas temporadas, tem a chance de se firmar no Manchester United.

Isso porque ele teve a oportunidade de fazer toda a pré-temporada com o clube e foi bastante elogiado em suas primeiras partidas.

Assim como Fred, Andreas é um jogador versátil e tem a qualidade para ajudar a equipe.

Felipe Anderson

West Ham

Após boas temporadas na Lazio, chega ao West Ham como o jogador mais caro da história do clube londrino.

Foram cerca de 33,5 milhões de libras pagos e a expectativa em cima dele é enorme. Felipe Anderson tem a missão de ajudar o clube a alcançar voos mais altos e sair da mesmice.

No entanto, o período de adaptação não é fácil e precisa de paciência. Mas não há dúvidas que Felipe Anderson tem talento para ser um dos destaques na Premier League por muitos anos.

Willian
(Adam Davy/PA via AP)

Assim como David Luiz, o meio-campista também teve problemas com o ex-técnico do Chelsea Antonio Conte. E podemos afirmar que ele não ficaria no clube caso o comandante permanecesse.

No entanto, mesmo com todos esses atritos, o brasileiro foi o melhor jogador dos Blues na última temporada. Detalhe: foi reserva em boa parte dos jogos.

Com a chegada de Maurizio Sarri, técnico que prioriza o futebol ofensivo, a expectativa é de que o brasileiro se mantenha como um dos protagonistas do Chelsea.

Bernard

último dia da janela

Após ser muito importante nas últimas três temporadas para o Shakhtar, decidiu não renovar seu contrato e traçou voos maiores.

Houve sondagens de muitos clubes – principalmente o Milan – , mas o Everton venceu a disputa. Bernard agora tem a oportunidade de impulsionar sua carreira.

O técnico dos Toffees, Marco Silva, é fundamental para o desenvolvimento de Bernard na Terra da Rainha.

De início, o jogador chega para ser reserva. No entanto, tem qualidades para conquistar uma vaga no ataque e formar uma boa parceria com seu compatriota Richarlison.

Lucas Moura

Lucas Moura

Contratado em janeiro pelo Tottenham, viveu um período de adaptação e participou de apenas 6 partidas.

Para esta temporada, a tendência é que Lucas consiga jogar por mais tempo, principalmente, pelo fato de Heung-min Son estar representando Coreia do Sul nos jogos asiáticos para tentar se livrar do serviço militar obrigatório.

É importante que o meia aproveite as oportunidades e busque ser um jogador que atue em um bom nível regularmente.

Kenedy
Kenedy
Créditos: Newcastle United

Emprestado pelo Chelsea ao Newcastle, o jovem surpreendeu com seu bom futebol na última temporada.

Atuando como um meia pela esquerda, ele busca muito as jogadas de 1 contra 1 e, em muitas situações, se sobressai diante dos seus marcadores.

A tendência é que seja peça importante nesse Newcastle e evolua cada vez mais.

Brasileiros da Premier League: atacantes

Lucas Piazon

Desde que chegou ao Chelsea, teve pouquíssimas chances e foi emprestado inúmeras vezes. Por isso, até o fim da janela no dia 31 de agosto, ainda há chances de um novo empréstimo.

Nas últimas duas temporadas, estava jogando a Championship pelo Fulham, mas mesmo assim não era titular por lá.

Caso realmente fique no Chelsea, a chance de atuar é praticamente nula. Um novo empréstimo para um clube onde ele fosse de fato jogar seria o ideal.

Léo Bonatini
Guia do Wolverhampton Premier League 3
Léo Bonatini é mais um brasileiro a jogar a Premier League! (Reprodução/Stadium Astro)

Um dos destaques do Wolverhampton, o atacante assinou um contrato em definitivo com o clube inglês.

Mesmo sendo importante para a equipe, o brasileiro não é titular. A concorrência o coloca como terceira opção no atual elenco que disputa a Premier League.

No entanto, ele já mostrou ter potencial e deve ter chances ao longo da temporada, principalmente nas copas nacionais.

Richarlison
Guia do Everton Premier League 2
Richarlison volta a reeditar parceria com o comandante português (Reprodução)

O primeiro semestre do brasileiro em sua estreia na Premier League foi muito bom. No entanto, após a saída do treinador português Marco Silva, o atacante caiu muito de produção.

Para esta temporada, Richarlison irá reencontrar o técnico. Destino dos dois é o Everton, onde o brasileiro foi o jogador mais caro da história – custando 40 milhões de libras – e chega com uma grande expectativa.

Neste início de temporada, ele já marcou 3 gols nos primeiros jogos da competição e sua ascensão é inegável. Tem tudo para ser um dos destaques da competição.

Gabriel Jesus

brasileiros na Premier League

Um dos destaques do Manchester City avassalador, o atacante quer apagar a má Copa que fez e retomar seu bom nível de atuação.

Foram 13 gols na última temporada e mesmo sendo reserva de Sergio Agüero, sua importância para a equipe é inegável. E isso pode aumentar ainda mais com a volta do lateral esquerdo francês Benjamin Mendy.

Isso porquê Guardiola declarou que só há possibilidades de Aguero e Jesus jogarem juntos num esquema com 3 zagueiros. Isso só seria possível com a presença de Mendy na ala esquerda.

Com essa formação, por exemplo, o City massacrou o Liverpool por 5 a 0 em uma partida da Premier League na última temporada, onde Jesus fez 2 gols e Aguero 1.

Roberto Firmino

Foram incríveis 27 gols e 15 assistências em 52 jogos pelo Liverpool na última temporada. Firmino teve participação efetiva em 42 gols nos 52 jogos disputados.

Firmino é, sem dúvidas, um dos jogadores mais inteligentes do mundo. Seja executando o pressing na saída de bola, dando uma assistência, abrindo espaços e muito mais.

É, claramente, um dos jogadores insubstituíveis no atual Liverpool. A expectativa é de que continue sendo peça-chave para os Reds.