Os 10 brasileiros com mais gols na Premier League

5 minutos de leitura

A Premier League demorou a ser de grande interesse dos principais jogadores brasileiros, mas na última década o cenário mudou completamente. Hoje, o Campeonato Inglês conta com alguns dos principais atletas do mundo. Vários brasileiros fizeram — e ainda fazem — história na liga inglesa, com gols, títulos e idolatria.

Veja lista dos brasileiros com mais gols no Campeonato Inglês (na era Premier League)

9. Fernandinho (Manchester City), Douglas Luiz (Aston Villa) e Lucas Moura (Tottenham) – 20 gols

Fernandinho, Douglas Luiz e Lucas Moura marcaram 20 vezes e entram no top 10 da lista.

8. Oscar (Chelsea) – 21 gols

O meia Oscar contribuiu com 21 gols e 19 assistências com a camisa do Chelsea nas cinco temporadas em que atuou na Premier League.

7. Juninho Paulista (Middlesbrough) – 29 gols

O primeiro brasileiro a fazer grande sucesso no Campeonato Inglês foi Juninho Paulista. O meia, pentacampeão mundial com o Brasil em 2002, liderou o Middlesbrough e desfilou pelos gramados ingleses com seus dribles rápidos.

6. Gabriel Martinelli (Arsenal) – 30 gols

Revelado no Ituano, Gabriel Martinelli teve uma das mais rápidas adaptações de um jogador brasileiro no futebol inglês. Em pouco tempo, ganhou a confiança do elenco e do técnico Mikel Arteta e logo virou titular. Suas grandes atuações o levaram à seleção brasileira.

5. Willian (Chelsea, Arsenal e Fulham) – 47 gols

Willian é o jogador brasileiro com mais partidas da era Premier League (Campeonato Inglês) e, claro, não poderia deixar de figurar nessa lista. Depois do sucesso no Chelsea e de uma passagem apagada no Arsenal, o meia-atacante tem sido peça importante no Fulham.

4. Philippe Coutinho (Liverpool e Aston Villa) – 47 gols

O meia Philippe Coutinho é um dos brasileiros que teve maior destaque atuando no Campeonato Inglês. O jogador revelado no Vasco foi dono de grandes atuações com a camisa do Liverpool. A imagem com a torcida dos Reds ficou manchada com a saída para o Barcelona.

3. Richarlison (Watford, Everton e Tottenham Hotspur) – 58 gols

O “Pombo” já atuou por três clubes do Campeonato Inglês e joga a Premier League desde a temporada 2017/2018. Primeiro, se destacou com a camisa do Watford. Depois, Richarlison subiu de patamar ao desembarcar no Goodison Park para atuar pelo Everton. Com os Toffees precisando vender o jogador por questões financeiras, o atleta se transferiu para o Tottenham.

2. Gabriel Jesus (Manchester City e Arsenal) – 74 gols

O atacante revelado no Palmeiras é o segundo maior goleador brasileiro da Premier League e tem grandes chances de assumir o topo no futuro breve. Gabriel Jesus fez história com a camisa do Manchester City e se transferiu ao Arsenal em busca de mais oportunidades no time titular.

1. Roberto Firmino (Liverpool) – 82 gols

O atacante do Liverpool se consolidou como um dos principais jogadores do futebol inglês nos últimos anos. Ao lado de outros grandes nomes, Roberto Firmino já é ídolo da torcida dos Reds e um dos responsáveis pelo grande momento do clube nas últimas temporadas. Ele deixou Anfield ao fim da  atual temporada.

Curiosidades dos gols brasileiros na PL

  • O primeiro gol brasileiro na era Premier League é de Isaías, que atuava no Coventry City na temporada 1995/1996
  • O goleiro Alisson já fez um gol na Premier League na partida entre Liverpool e Brighton
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.