Julen Lopetegui foi contratado pelo West Ham em maio a fim de ter um estilo de jogo condizente com o elenco que tem: um futebol propositivo, criativo e muitas vezes dominante. Porém, o que se viu dos Hammers nesta temporada passa longe do esperado.
Com um futebol pobre, o West Ham venceu apenas três jogos de 10 na Premier League e ocupa a decepcionante 14ª posição da liga. O aproveitamento do pressionado Lopetegui à frente do clube londrino é de apenas 38,8% e, com apenas seis meses de trabalho, o treinador espanhol já está balançado no cargo.
Em entrevista à PL Brasil, o ex-jogador Evandro, hoje treinador do sub-13 do Athletico-PR, contou como foi sua experiência com Lopetegui no Porto.
O ex-meia foi treinador pelo espanhol de 2014 a 2016. Esse período ficou marcado por afastamento do Porto da Champions League e da Europa League, além de uma enorme contestação por parte da torcida sobre o trabalho de Lopetegui, que acabou deixando o clube faltando cumprir metade do seu contrato.
— A maneira que ele propôs do nosso time jogar e o dia a dia não me agradaram. É óbvio que ele tem um alto nível e tem qualidades, mas do meu ponto de vista, eu não me entusiasmei, não me marcou. Ele apostou muito em mim, era a primeira opção do banco a entrar sempre, meu relacionamento com ele sempre foi muito bom — conta Evandro.
O brasileiro compara o Porto de 2014 a 2016 com o Santos de 2019. Diz que a equipe de Jorge Sampaoli jogava para frente, era agressivo e se posicionava muito bem, apesar de não ter sido campeã. Já no clube português, com jogadores de nível de Barcelona, Real Madrid e seleção brasileira, não se ganhava os jogos e não empolgava a torcida.
— Era muito passe para trás, para o lado e não era agressivo. Pode ser que isso em algum outro clube possa encaixar, mas naquelas duas temporadas não encaixou. Nos treinos e nos jogos, nós não nos empolgávamos.
Lopetegui antes do Wolverhampton
Lopetegui possui um currículo invejável. Treinou seleção espanhola, Real Madrid, Sevilla e Wolverhampton. Seu auge na carreira como técnico foi em 2019/20, quando ganhou a Europa League com os Rojiblancos e terminou o Campeonato Espanhol na quarta posição.
Entretanto, o currículo não condiz com seu desempenho. Lopetegui foi demitido da seleção espanhola a dois dias da Copa do Mundo de 2018 por ter fechado com o Real Madrid pouco antes. No gigante clube espanhol, não venceu nenhum título e foi demitido após ser goleado pelo Barcelona por 5 a 1.
Na Inglaterra, foi treinador do Wolverhampton em 2022/23. Ficou no clube por apenas 10 meses e saiu por divergências com a diretoria sobre contratações.