O Brasil enfrenta a Colômbia nesta quinta-feira (20), às 21h45 (de Brasília), nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O duelo na Arena Mané Garrincha deve ter Daniel Muñoz em campo pelos visitantes.
O lateral-direito chegou à Premier League em janeiro do ano passado para defender o Crystal Palace e se estabeleceu como jogador de confiança do técnico Oliver Glasner.
Quem é o destaque da Premier League que vai enfrentar o Brasil?
O colombiano de 28 anos foi titular nos 27 jogos que participou no Campeonato Inglês nesta temporada e tem três gols e quatro assistências. A trajetória, porém, poderia ter sido diferente — talvez envolvesse até o futebol brasileiro.
Muñoz vestiu a camisa do Atlético Nacional entre 2019 e 2020. No período, despertou o interesse do Palmeiras, e o diretor de futebol do clube, Anderson Barros, chegou a viajar à Colômbia para abrir conversas pelo atleta, de acordo com a “ESPN”.
O “ge” informou que Flamengo e Botafogo também monitoraram o defensor, mas a pedida do Atlético Nacional esfriou possíveis acordos. O lateral ficou na equipe até julho de 2020 e registrou oito gols e quatro assistências. Depois, foi negociado com o Genk.
Os quase quatro anos no futebol belga foram de 19 bolas na rede e 20 assistências em 148 participações. O desempenho chamou a atenção do Palace, que o contratou na janela do meio da temporada passada por 8,1 milhões de euros (R$ 49,9 milhões na cotação atual). O vínculo termina em junho de 2027.
— Daniel tem uma excelente entendimento de treinamento. Em cada treino, ele é o cara que mais corre. Em todos os jogos, ele é o que joga na maior intensidade. É o desejo de todo técnico ter um jogador assim –, disse Glasner em coletiva de imprensa no ano passado.
Daniel Muñoz em Brasil x Colômbia

Se “todo técnico deseja ter um jogador assim”, Néstor Lorenzo não seria diferente. O treinador da seleção colombiana convocou Muñoz para os compromissos da Data Fifa de março, o que inclui o embate contra o Brasil.
No jogo desta quinta, o lateral não deve ter vida fácil. Ele será um dos responsáveis por marcar o lado esquerdo ofensivo da seleção brasileira, que tem, por exemplo, Vini Jr. A estrela do Real Madrid ostenta 36 envolvimentos em tentos neste ciclo com o time espanhol.
Por outro lado, os defensores brasileiros também precisam ligar o sinal de alerta. Um dos pontos fortes de Muñoz é apoiar bem o ataque e, como destacado por Glasner, a intensidade. O colombiano criou cinco grandes chances nesta edição da Premier League e registra 64% de passes corretos no terço final do campo, de acordo com dados da “Sofascore”.
O mapa de calor do jogador na liga não deixa dúvidas sobre a importância dele para o Palace tanto no campo de defesa quanto na zona ofensiva.

Na última vez que Brasil e Colômbia se enfrentaram, em 2 de julho de 2024, na Copa América, Muñoz balançou as redes no empate em 1 a 1. O gol da Canarinho foi de Raphinha.
O confronto agora é direto, e há apenas um ponto de diferença entre as seleções na tabela das Eliminatórias. Os colombianos estão na 4ª colocação com 19, enquanto os brasileiros têm 18 e ocupam o 5º lugar.