Braga envia proposta ao Santa Clara por Lincoln

0
358
Lincoln
Foto: reprodução CD Santa Clara

O nome da vez é do jogador Lincoln, do CD Santa Clara. O Braga, que briga pelo título da Primeira, quer fechar com o atleta. Para isso, enviou uma proposta, com o valor girando em 2,5 a 3 milhões de euros.

Contudo, o time açoriano ainda espera o jogo de volta dos playoffs da UEFA Conference League, contra o Partinzan, em Belgrado. Dessa forma, após o confronto, deve investir na contratação.

Na primeira partida, jogando nos Açores, venceu por 2 x 1. Depois que o jogo acontecer os clubes discutirão a oferta. Desde já, considera-se uma negociação complicada, visto que o atleta evoluiu bastante o seu futebol.

Lincoln Henrique Oliveira dos Santos é um futebolista brasileiro, nascido em Porto Alegre, em 7 de novembro de 1998. Oriundo da base do Grêmio, começou os trabalhos em 2007. Assim, além do titulo Brasileiro sub-15, soma mais sete nas categorias de base gaúcha – todos de campeonatos estaduais.

Seleção Brasileira de base

O gaúcho tem passagem pela Seleção Brasileira, em 2013. Quando tinha 13 anos, se envolveu em uma polêmica com o então coordenador de futebol Alexandre Gallo. O Coordenador não gostou do seu corte de cabelo, que estava escrito “L10”. Entretanto, depois de ter raspado a cabeça com um visual meio arrojado, voltou a ser convocado.

Desse modo, chamado para o Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-17 de 2015, foi a sua sexta convocação às categorias de base da Seleção. No mundial sub-17 no Chile, foi capitão do time.

Estreia pelo profissional

Em 18 de agosto de 2014, treinou com os reservas do principal de Luiz Felipe Scolari, chamando atenção. Porém não tinha seus 16 anos e tinha que esperar. Somente em 10 de dezembro de 2014, Lincoln assinou contrato com o Grêmio por três anos (até final de 2017), tornando possível seu ingresso no plantel principal do Tricolor Gaúcho.

Assim, sua estreia se deu contra o União Frederiquense, pela 1ª rodada do Campeonato Gaúcho, na vitória por 3 x 0 – isso com 16 anos. Também em 2015, foi eleito pelo jornal Britânico “The Guardian” como uma das 50 promessas do futebol internacional, juntamente com Evander, do Vasco e Matheus Pereira, do Corinthians.

De antemão, em 15 de março de 2016, com 17 anos e 130 dias, marcou o gol de empate contra o San Lorenzo pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, tornando-se o mais jovem jogador gremista a marcar um gol na Libertadores, superando a marca anterior de Ronaldinho Gaúcho, que o tinha feito com 18 anos.

Transferência para o CD Santa Clara

Por fim, pouco utilizado no Imortal, Lincoln acabou sendo emprestado para o Rizespor, da Turquia, em 2017. No clube, o meia-atacante foi campeão da TFF 1. Lig, a segunda divisão turca. A negociação rendeu R$ 2 milhões aos cofres gremistas na época.

Todavia, em 2018, novamente não foi aproveitado por Renato Gaúcho e acabou sendo emprestado para o América-MG. No ano seguinte, então, chegou a treinar com a equipe principal do Grêmio, mas não teve sequência na temporada de 2019 e, assim, foi liberado em definitivo para o Santa Clara, de Portugal, onde se encontra atualmente.