Boxing Day na Premier League: por que futebol no Natal é uma tradição inglesa?

5 minutos de leitura

A Inglaterra vai na contramão de outros países europeus e não pausa o calendário de jogos de futebol para as festividades de fim de ano, como o Natal. Ao invés disso, há o chamado Boxing Day na Premier League.

O Boxing Day no futebol inglês corresponde às partidas do dia 26 de dezembro. Nesta temporada, oito jogos estão previstos para serem realizados no período, e reforçam o porquê de o esporte e os ingleses manterem esta tradição.

Relação Natal e Boxing Day na Premier League remonta século XIX

Antes mesmo de o futebol como conhecemos hoje ser criado, britânicos já disputavam variações da modalidade, geralmente nos feriados de Páscoa e Natal, conforme declararam especialistas à “BBC”.

Qualquer feriado no Reino Unido era motivo para reunir amigos e família e jogar ou acompanhar uma partida. O professor e historiador Martin Johnes afirmou que o futebol no Natal ou no Boxing Day na Era Vitoriana (entre 1837 e 1901) consistia tradição porque a classe trabalhadora recebia folga. Para muitos desses, eram as únicas chances de assistir a um jogo.

Não era incomum, portanto, que times entrassem em campo por vários dias no período natalino. O jornal relembra que, em 1913, o Liverpool encarou uma maratona: superou o Manchester City por 4 a 2 em casa em 25 de dezembro, perdeu a volta, já no dia seguinte, por 1 a 0, e ficou no 3 a 3 com o Blackburn Rovers dia 27.

— Para os trabalhadores, que tinham casas geralmente desconfortáveis, cheias e pouco interessantes, um raro dia livre do trabalho era motivo para ir às ruas, não relaxar em casa —, disse o professor Johnes.

Premier League
Torcedores da Premier League no Boxing Day (Foto: Icon Sport)

Outro fator que contribui com a tradição de haver futebol na Inglaterra no Natal é a popularidade, de acordo com o doutor Alexander Jackson, curador do Museu Nacional do Futebol do país.

O especialista indicou que a disseminação “precoce” do esporte em terras britânicas se comparado a outras regiões da Europa pode ajudar a explicar as razões para tamanha afeição desde o século XIX.

Em outros países do velho continente, o futebol se tornou mais difundido a todas as camadas sociais somente depois da Primeira Guerra Mundial (entre 1914 e 1918). Além disso, na Alemanha, por exemplo, esportes de inverno têm a preferência da população no referido período.

Virada de chave

Com o passar do tempo, os padrões de vida dos britânicos mudaram, e coisas relacionadas ao Natal — como decorações, presentes e alimentação — ficaram acessíveis ao público.

Isso fez a popularidade do futebol na semana natalina diminuir e ficar reservada apenas ao Boxing Day, enquanto o feriado do dia 25 conquistou contornos mais dedicados à casa e família. Dessa forma, Blackpool 4 x 2 Blackburn Rovers em Bloomfield Road no ano de 1965 foi o último embate do esporte em pleno dia de Natal na Inglaterra.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.