O futebol inglês se diferenciou dos outros campeonatos europeus por inúmeros motivos. Um deles é pelas partidas disputadas depois do Natal, o conhecido Boxing Day. Mas você sabe o que esse termo significa?
O que é Boxing Day?
Boxing Day é um feriado celebrado em 26 de dezembro, o dia seguinte ao Natal, nos países do Reino Unido, assim como na Austrália, Canadá e Nova Zelândia. É comemorado desde 1871 e hoje é mais uma data comercial.
Acontece que há várias teorias que tentam explicar o motivo para sua criação. Separamos algumas abaixo.
- O nome “Boxing Day” (“box” significa caixa) seria uma referência à caixa que empregados domésticos recebiam com as sobras do jantar de Natal de seus patrões.
- Outra teoria aponta que se deve às caixinhas colocadas nas igrejas para doação de dinheiro para famílias pobres no dia do Natal e que seriam abertas no dia 26 de dezembro.
- Outra corrente acredita que o termo se originou de uma tradição náutica. Quando grandes navegações se preparavam para embarcar, era guardada uma caixa contendo dinheiro para dar boa sorte. Caso a viagem fosse um sucesso, ela era dada a um padre, que abriria e o dinheiro seria doado aos pobres.
O Boxing Day no futebol inglês
Nos campeonatos de futebol dos países do Reino Unido, é comum ter partidas logo depois do Natal. O mesmo vale para as competições de rúgbi.
Originalmente, as partidas do Boxing Day eram disputadas entre times rivais ou de pequena distância geográfica entre ambos para evitar que os torcedores viajassem longas horas no dia seguinte ao Natal.
“É um pouco diferente porque nos países onde joguei, Portugal e França, temos uma pausa para o Natal. Aqui não há, por isso é complicado. Mas é bom jogar de três em três dias. Queixamo-nos um pouco, mas é bom porque amamos futebol e adoramos jogador. Além disso, é uma tradição na Inglaterra e temos de respeitar”, disse bernardo silva ao The Sun,
Leia mais: Conheça todos os artilheiros da era Premier League