Box-to-box: o que significa a expressão no futebol?

Explicamos a origem dessa expressão tão usada hoje em dia

box to box
ANDREW YATES/AFP via Getty Images

A expressão box-to-box vem cada vez mais sendo nos debates sobre futebol. A expressão em inglês significa “de área à área”. A PL Brasil explica a origem desse termo e sua aplicação no futebol inglês.

Box-to-box: o que significa a expressão no futebol?

O termo box-to-box se refere aos meio-campistas que jogam de uma área (box) à outra. Tratam-se de jogadores que desempenham bem tanto defensiva como ofensivamente, ajudando nas duas fases de jogo.

No futebol inglês, aliás, muitos se destacaram realizando essa função tão importante. Isso também se deve ao fato da cultura tática na Inglaterra ter estimulado esse perfil de jogador ao longo de décadas.

Podemos citar pelo menos três ingleses que foram soberbos nessa função: Steven Gerrard, Frank Lampard e Paul Scholes. Mas esse modelo de meio-campista já existia muito antes do trio, tanto na Inglaterra como em outros países.

Leia mais: Frank Lampard e Steven Gerrard: lealdade e maestria de dois grandes craques

Quando comandava o Manchester United, o então técnico do time, José Mourinho, explicou o que se exige de um atleta desse perfil e o que ele deve entregar dentro de campo.

“Para mim, ser um ‘box to box’ significa ser bom numa área e na outra. Significa defender bem num lado e ter a condição física e a resistência de chegar ao outro, onde deves ser bom marcando ou criando. Quando perdes a bola, tens que chegar à outra área. Então, fico confuso quando alguns dizem que tem que se separar das tarefas defensivas. Isso não é um ‘box to box’”, disse em entrevista ao Daily Mirror.

Neste vídeo (em inglês), o canal Tifo Football explica em detalhes o papel de Frank Lampard como jogador do Chelsea e suas atribuições como um meio-campista desse perfil.

Leia mais: O que é hat trick: veja o significado em português