O que esperar do Bournemouth para o restante da PL 2019/2020

A PL Brasil analisou como os Cherries voltam para a sequência da temporada

O que esperar do Bournemouth para o restante da PL 2019/2020
Dan Istitene/Getty Images

O Bournemouth corre o maior risco de queda na temporada 2019/2020 desde a época em que esteve pela primeira vez na Premier League. Eddie Howe terá o desafio de escapar do rebaixamento e pela frente ainda terá de enfrentar três integrantes do Big Six. Será que o time do sul da Inglaterra terá forças para permanecer na elite? 

O Bournemouth antes da parada

Com 27 pontos em 29 jogos (aproveitamento de 33,3%), Eddie Howe não conseguiu fazer com que seu time tivesse o mesmo desempenho de temporadas anteriores. Muito disso se deve ao fato de a equipe ser descompensada tanto no ataque quanto na defesa. Foram 29 tentos marcados e 47 sofridos. Ambos os quesitos estando na 5ª posição dos piores rendimentos. 

Para fins comparativos, o Newcastle United tem um ataque com menos gols (25) e está na 13ª posição. O Magpies se encontram mais confortáveis na tabela e quase sem riscos de queda. Já o Southampton tem uma defesa mais vazada (52) e ainda assim está na 14ª colocação com 34 pontos. Nesses times, quando há um setor desbalanceado o outro compensa. Nos Cherries não há esse equilíbrio. 

Dan Istitene/Getty Images

Mesmo assim, antes da parada o Bournemouth mostrou reação. Nos últimos cinco jogos foi derrotado três vezes, mas empatou com o Chelsea e venceu o Aston Villa – concorrente direto ao rebaixamento. Terá de surpreender como fez com Blues ao enfrentar Manchester United (fora), Tottenham (casa), Leicester City (casa) e Manchester City (fora) – partidas que acontecerão em sequência.

O que esperar do Bournemouth para o restante da temporada 2019/2020

A “Wilson dependência” dos Cherries deve ser explorada ao máximo para salvar o clube do rebaixamento. Isso porque Callum Wilson e Harry Wilson fizeram 51,7% dos gols da equipe na temporada atual. Recentemente o Bournemouth até anunciou que o empréstimo de Harry seria estendido até o fim da temporada (venceria neste mês de junho), algo que provou a importância do jovem galês para o time. 

Howe tem o auxílio da permanência de Harry Wilson, mas há outra preocupação importante. Ryan Fraser não vive a melhor temporada pelos Cherries, mas é o líder de assistências da equipe (4). Seu contrato vence no fim de junho e uma renovação, mesmo que em curto prazo tem se mostrado desafiadora. Veículos como o Daily Mail destacam que Arsenal e Tottenham tem interesse no escocês. 

Sem a certeza da permanência de alguns jogadores e com a ausência de outros por lesão (exemplo maior é Lloyd Kelly), é difícil visualizar um caminho tranquilo. Ainda há confrontos duros pela frente e nenhuma partida contra os concorrentes diretos ao rebaixamento. Howe vai ter de usar da criatividade para continuar na elite do futebol inglês.

Jan Kruger/Getty Images

Leia mais: 10 jogadores que passaram pelo Bournemouth que você talvez nem sabia

Acompanhe a PL Brasil no Youtube!

  • TIMES QUE GANHARAM O CAMPEONATO INGLÊS E VOCÊ NÃO SABIA!