Bournemouth na PL 2019/2020: o fim de um sonho mágico

Cheries fizeram campanha terrível no Campeonato Inglês e acabaram rebaixados

bournemouth 2019 2020
MICHAEL STEELE/POOL/AFP via Getty Images

Desde que subiu, o Bournemouth de Eddie Howe foi sensação da Premier League não só pelos resultados, mas principalmente pelo bom futebol jogado independente do adversário. No entanto, as coisas mudaram nos Cherries. Na temporada 2019/2020, do Bournemouth foi bem abaixo tanto dentro de campo, como fora dele, e acabou rebaixado.

Quais eram as expectativas para o Bournemouth na temporada 2019/2020?

bournemouth 2019 2020
MIKE HEWITT/POOL/AFP via Getty Images

Desde de sua primeira participação na temporada 2015/2016, o Bournemouth sempre fez campanhas seguras de permanência. Quase sempre com um futebol bem jogado e que pouco variava o estilo, independente se pegava o lanterna ou o Manchester City. Tal postura chamou a atenção de gigantes do futebol inglês, como o Manchester United, que teve o nome do time vinculado com uma possível contratação do treinador Eddie Howe.

Antes da bola rolar para a atual temporada, não se esperava menos do Bournemouth do que ele havia apresentado até aqui na Premier League, ou seja, no mínimo, mais uma temporada com campanha de meio de tabela sem grandes sustos e, se a classificação permitisse, sonhar com algo mais.

A janela de transferências dos Cherries foi bem duvidosa. As vendas de Mings e Mousset para Aston Villa e Sheffield United, respectivamente, e o empréstimo de Begovic para o Milan já deixaram o torcedor do Bournemouth receoso para o que viria.

Além do mais, nenhuma grande contratação foi feita. De destaque, a chega de Lloyd Kelly, do Bristol City, e Danjuma, do Club Brugge. Além deles, Eddie Howe apostou no jovem Harry Wilson, do Liverpool, que chegou por empréstimo.

Com tudo isso posto na balança, era difícil acreditar que o time fosse dar um passo além. A equipe manteve a espinha dorsal das últimas temporadas, manteve o treinador e não trouxe nenhum grande jogador. A temporada 2019/2020 apontava para mais uma temporada de tranquilidade do Bournemouth no meio de tabela.

Destaque

O dono do time? Talvez. Mas Callum Wilson, mais uma vez, foi o homem que desequilibrou positivamente para o Bournemouth. Artilheiro do time nas últimas duas temporadas, mais uma vez coube ao atacante de 28 anos o papel de ser a referência dos Cherries.

Foi o jogador de linha que mais vezes foi titular do Bournemouth nessa temporada da Premier League. Dos 35 jogos que fez no Campeonato Inglês, em 32 foi titular. Anotou oito gols na liga, seis a menos que na temporada passada, mas, ainda assim, é o artilheiro da equipe na Premier League.

O rebaixamento dos Cherries pode significar o fim de uma parceria que trouxe alegria para o torcedor do Bournemouth: Eddie Howe e Callum Wilson podem ser separados. Alguns rumores apontam que o Newcastle estaria interessado na contratação do atacante e que o rebaixamento poderia facilitar a negociação.

Leia mais: Os brasileiros com mais títulos no futebol inglês

Surpresa

Nas últimas temporadas, Callum Wilson era o centro das atenções no Vitality Stadium, no entanto, na temporada 2019/2020 foi outro Wilson que roubou a cena. Trata-se do jovem Harry Wilson, de 23 anos, que veio do Liverpool por empréstimo.

Harry já havia se destacado na temporada 2018/2019 pelo Derby County, na Championship, quando entrou em campo 43 vezes e marcou 16 tentos, mas, mais do que os gols, o jovem jogador galês chamou a atenção por suas arrancadas, bom passe, visão de jogo e uma batida precisa na bola.

Desde 2014, o jogador tem sido emprestado pelos Reds, mas apenas nessa temporada teve a oportunidade de disputar a Premier League. Se no Derby County suas atuações eram incontestáveis, no Bournemouth, no entanto, enfrentou oscilações. É válido ressaltar que a exigência da Premier League é bem acima da Championship. E talvez isso tenha afetado o jogo de Harry Wilson.

Ainda assim, não dá para negar que o jogador teve bons lapsos durante a temporada. Aos 23 anos de idade, Harry fez uma razoável temporada de estreia na Premier League. Talvez não se torne tudo aquilo que muitos esperavam, mas dá pra enxergar potencial nele. Liverpool e Bournemouth estudam a prorrogação do empréstimo de Harry Wilson, que agora terá que enfrentar, novamente, a Championship, onde já foi destaque uma vez.

Será que o peso e a expectativa em torno dele vão pesar? É algo que saberemos apenas na próxima temporada.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • TIMES QUE GANHARAM O CAMPEONATO INGLÊS E VOCÊ NÃO SABIA!