Bundesliga: Borussia Dortmund decepciona e Bayern é campeão pela 11ª vez seguida

A temporada 2022/23 do campeonato alemão se encerrou neste sábado (27). A última rodada teve início com o Borussia Dortmund na liderança, com dois pontos de vantagem sobre o Bayern de Munique, e precisando de apenas uma vitória para conquistar o título da Bundesliga pela primeira vez em 11 anos. Não deu.

O Borussia Dortmund enfrentou o Mainz, em casa, e perdeu por 2 a 1. O time de Edin Terzic dependia de si mesmo para conseguir o título e uma vitória selaria o campeonato, independente do resultado do Bayern. A derrota, no entanto, exigia que os bávaros perdessem o seu jogo contra o Colônia, fora de casa, o que também não aconteceu.

Bundesliga: Borussia Dortmund decepciona e Bayern é campeão pela 11ª vez seguida
27/05/23 - 10:30

Finalizado

2

-

2

Bundesliga: Borussia Dortmund decepciona e Bayern é campeão pela 11ª vez seguida

Borussia Dortmund - Mainz

Germany Bundesliga I - Signal Iduna Park

Com 10 títulos consecutivos, o Bayern venceu o Colônia por 2 a 1 e garantiu mais um troféu. Agora, são 33 conquistas da Bundesliga. Curiosamente, Thomas Tuchel, técnico apontado recentemente e que finalizou a campanha do título bávaro, comandou o Mainz e o Borussia Dortmund anteriormente.

bayern de munique borussia dortmund bundesliga
Bayern de Munique venceu Colônia fora de casa (Foto: Iconsport)
Bundesliga: Borussia Dortmund decepciona e Bayern é campeão pela 11ª vez seguida
27/05/23 - 10:30

Finalizado

1

-

2

Bundesliga: Borussia Dortmund decepciona e Bayern é campeão pela 11ª vez seguida

Cologne - Bayern Munich

Germany Bundesliga I - RheinEnergieStadion

Borussia Dortmund perde o título

O jogo com maior expectativa neste sábado era entre Borussia Dortmund e Mainz. No Signal Iduna Park, os aurinegros dominaram durante toda a partida, mas perderam por 2 a 1 e aumentaram sua fama de “azarados”.

O Dortmund sofreu o primeiro gol aos 15 minutos, após a cabeçada de Hanche-Olsen em cobrança de escanteio. Três minutos depois, Sebastian Haller perdeu um pênalti que poderia empatar a partida e, aos 25, o Borussia sofreu mais um, de Onisiwo.

Marco Reus, um dos maiores ídolos da história do clube, entrou ainda no primeiro tempo para substituir o lesionado Adeyemi. Os outros suplentes incendiaram o jogo na segunda etapa: Muokoko, Reyna e Duranville foram responsáveis pelas principais chances. Guerrero ainda descontou aos 69 minutos, mas não foi o suficiente.

Torcida do Dortmund se reuniu no entorno do estádio para comemorar o título, que não veio - Foto: Twitter/Borussia Dortmund

Bundesliga Bayern
Torcida do Dortmund se reuniu no entorno do estádio para comemorar o título, que não veio – Foto: Twitter/Borussia Dortmund

Este poderia ser o 9º título de Bundesliga na história do Borussia Dortmund – com isso, igualaria o Nuremberg como o segundo maior campeão alemão. O Bayern, no entanto, se isolou ainda mais no ranking.

Bayern é campeão pela 11ª vez consecutiva

Thomas Tuchel foi campeão da Copa da Alemanha (DFB-Pokal) em 2016/17 com o Borussia Dortmund e levantou o título da Bundesliga pela primeira vez, agora com o Bayern de Munique. O ex-comandante da Muralha Amarela deu esperanças à antiga equipe quando seu jogo estava empatado, mas a vitória selou o destino.

Musiala marcou o gol que garantiu o título do Bayern - Foto: Twitter/Bayern de Munique
Musiala marcou o gol que garantiu o título do Bayern – Foto: Twitter/Bayern de Munique

O Bayern começou dificultando a vida do Dortmund logo de cara: aos oito minutos, Coman fez o primeiro gol da partida. Apenas aos 81 minutos de jogo o Borussia voltou a ter chances, quando Ljubicic empatou. Naquele momento, o Dortmund era campeão.

Mas a alegria durou pouco. Aos 89, Musiala, que havia entrado na partida quatro minutos antes, garantiu a vitória e o título do Bayern. Em Dortmund, os aurinegros ainda marcaram um gol de empate aos 94 minutos, mas Haller estava impedido. O placar foi finalmente igualado por Süle, ex-Bayern, aos 96mas era preciso de uma vitória, que não veio.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]