A temporada 2022/23 do campeonato alemão se encerrou neste sábado (27). A última rodada teve início com o Borussia Dortmund na liderança, com dois pontos de vantagem sobre o Bayern de Munique, e precisando de apenas uma vitória para conquistar o título da Bundesliga pela primeira vez em 11 anos. Não deu.
O Borussia Dortmund enfrentou o Mainz, em casa, e perdeu por 2 a 1. O time de Edin Terzic dependia de si mesmo para conseguir o título e uma vitória selaria o campeonato, independente do resultado do Bayern. A derrota, no entanto, exigia que os bávaros perdessem o seu jogo contra o Colônia, fora de casa, o que também não aconteceu.
Finalizado
2
-2
Borussia Dortmund - Mainz
Germany Bundesliga I - Signal Iduna Park
Com 10 títulos consecutivos, o Bayern venceu o Colônia por 2 a 1 e garantiu mais um troféu. Agora, são 33 conquistas da Bundesliga. Curiosamente, Thomas Tuchel, técnico apontado recentemente e que finalizou a campanha do título bávaro, comandou o Mainz e o Borussia Dortmund anteriormente.
Finalizado
1
-2
Cologne - Bayern Munich
Germany Bundesliga I - RheinEnergieStadion
Borussia Dortmund perde o título
O jogo com maior expectativa neste sábado era entre Borussia Dortmund e Mainz. No Signal Iduna Park, os aurinegros dominaram durante toda a partida, mas perderam por 2 a 1 e aumentaram sua fama de “azarados”.
😫😔😣 pic.twitter.com/I62zzuI9fk
— Borussia Dortmund (@BVB) May 27, 2023
O Dortmund sofreu o primeiro gol aos 15 minutos, após a cabeçada de Hanche-Olsen em cobrança de escanteio. Três minutos depois, Sebastian Haller perdeu um pênalti que poderia empatar a partida e, aos 25, o Borussia sofreu mais um, de Onisiwo.
Marco Reus, um dos maiores ídolos da história do clube, entrou ainda no primeiro tempo para substituir o lesionado Adeyemi. Os outros suplentes incendiaram o jogo na segunda etapa: Muokoko, Reyna e Duranville foram responsáveis pelas principais chances. Guerrero ainda descontou aos 69 minutos, mas não foi o suficiente.
Este poderia ser o 9º título de Bundesliga na história do Borussia Dortmund – com isso, igualaria o Nuremberg como o segundo maior campeão alemão. O Bayern, no entanto, se isolou ainda mais no ranking.
Bayern é campeão pela 11ª vez consecutiva
Thomas Tuchel foi campeão da Copa da Alemanha (DFB-Pokal) em 2016/17 com o Borussia Dortmund e levantou o título da Bundesliga pela primeira vez, agora com o Bayern de Munique. O ex-comandante da Muralha Amarela deu esperanças à antiga equipe quando seu jogo estava empatado, mas a vitória selou o destino.
O Bayern começou dificultando a vida do Dortmund logo de cara: aos oito minutos, Coman fez o primeiro gol da partida. Apenas aos 81 minutos de jogo o Borussia voltou a ter chances, quando Ljubicic empatou. Naquele momento, o Dortmund era campeão.
Mas a alegria durou pouco. Aos 89, Musiala, que havia entrado na partida quatro minutos antes, garantiu a vitória e o título do Bayern. Em Dortmund, os aurinegros ainda marcaram um gol de empate aos 94 minutos, mas Haller estava impedido. O placar foi finalmente igualado por Süle, ex-Bayern, aos 96mas era preciso de uma vitória, que não veio.