Bologna – História, estatísticas e conquistas

O Bologna Football Club completou cem anos de vida em 2009, tendo sido fundado na cidade italiana homônima, em 3 de outubro de 1909. Com uniforme listrado nas cores vermelho e azul, o clube recebeu o apelido de Rossoblù.

Enfim, o austríaco Emilio Arnstein foi o responsável pela criação do Bologna. Ele apaixonou-se pelo futebol na Universidade de Praga, e levou a ideia de criação de clube quando soube que na Piazza d'armi 10 estudantes praticavam o esporte. Veja história e mercado da bola da equipe.

Trajetória do Bologna: fundação, conquistas e ascensão

Bologna é um clube holandês. Ao todo, o time é o 6º maior campeão da Serie A TIM, além de conquistar duas Coppa Itália.

Informações importantes sobre o Bologna

  • Estádio: Renato Dall'Ara
  • Capacidade: 39.444
  • Mascote: Leão
  • Principais rivais: Fiorentina

Os anos de sucesso

Na temporada de 1924/25, o Bologna teve seu grande sucesso. Enfim, a equipe venceu seu primeiro campeonato nacional. Assim, os Galgos foram pela primeira vez campeão da Serie A TIM.

Porém, na década de 1930, o Bologna conquistou quatro campeonatos nacionais, um torneio em Paris e duas Copas Mitropa.

O momento sombrio da Bologna

Depois de passar por uma crise por conta do fascismo, na época do nazismo, os judeus passaram a ser perseguidos no país. Assim, o governo de Mussolini exigia que todos saíssem da Itália. Por conta disso, o técnico do Bologna na época foi obrigado a deixar o time e se esconder.

Além disso, muitos jogadores e torcedores perderam suas vidas. Essa história deixou a cidade em profunda tristeza. Assim, Weisz, que trabalhou como técnico da equipe, recebeu uma homenagem do estádio com uma placa icônica.

O regresso

Porém, depois do término da guerra, a equipe conseguiu se reerguer na competição. Agora, com Felsner no comando, técnico bicampeão pelo clube, o Bologna garantiu boas colocações na Série A TIM. Ao todo, em 30 partidas, o time venceu 16, empatou dez e perdeu apenas quatro.

Por fim, vale ressaltar que, em 1938, a Itália foi bicampeã do mundo e no elenco tinha três jogadores do Bologna: o goleiro Carlo Ceresoli, o meia Michele Andreolo e o atacante Amedeo Bivati, estes dois últimos como titulares da Azzurra.

Mercado de transferências da Bologna

Em suma, sendo um clube com uma história antiga e de muita superação, certamente o Galgos teve grandes jogadores no mercado da bola e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a bela história do clube.

Então, separamos cinco nomes, atuais e do passado do mercado da bola do time italiano. Assim, no mercado de transferências, a Bologna trouxe alguns nomes que ajudaram a equipe.

Angelo Schiavio – goleador italiano

A saber, o atacante Angelo Schiavio jogou toda sua carreira pelo clube italiano e é o maior ídolo da história do clube. Ao todo, o jogador fez 244 gols vestindo a camisa Rossiblú, em 16 temporadas.

Enfim, o atacante também se destacou na seleção italiano, onde se consagrou campeão do mundo em 1934 e ainda conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Amsterdã.

Roberto Baggio – maestro do Bologna

Roberto Baggio é um dos símbolos do futebol italiano, mas não conseguiu mostrar muito no Bologna após rumores de que faria sucesso. Vice-campeão do mundo, se transferiu ao Bologna após um momento ruim em sua carreira.

Porém, com a camisa do Rossoblú, o atacante alcançou sua melhor marca em uma temporada. Em 33 aparições, o atleta marcou 23 gols, deixando a torcida apaixonada.

Gianluca Pagliuca – o melhor goleiro que já vestiu a camisa do Rossublú

Gianluca Pagliuca é o goleiro que se tornou ídolo no Bologna. O guarda-redes iniciou sua carreira na equipe vermelho e azul em 1984 e retornou a equipe em 1999. No total, Pagliuca disputou 248 partidas pelo Rossublú.

Theodoros Zagorakis – meio-campo grego campeão

A saber, mesmo com muitos italianos se destacando, rumores de que um zagueiro grego ganhou o carinho da torcida. Assim, Theodoros Zagorakis, que chegou ao Bologna após ser comprado por 1,5 milhões de euros (cerca de 6 milhões de reais na época) no mercado da bola, atuou na equipe que foi campeã da temporada 2004/05.

Michel Aebischer – a aposta para temporada

Por fim, neste mercado da bola, o Bologna se movimentou. Logo, o clube italiano confirmou os rumores e trouxe o meio-campista Michel Aebischer. A saber, o jogador veio após o Rossublú efetuar a comprar de 4,5 milhões de euros (cerca de 23 milhões de reais) no mercado de transferências junto ao Young Boys. Enfim, o jogador é uma das apostas do time para temporada 2022/23.